Revista LOJAS Papelaria - Edição 278

PAPO DE BALCÃO 10 OUTUBRO 2018 - LOJAS PAPELARIA Os artistas Pedro Varela Pedro Varela (Niterói, 1981) é artista plástico e desde 2005 desenvolve trabalhos em diferentes meios. Explora mundos imaginários, como de- senhos, colagens e maquetes de cidades futuristas que parecem flu- tuar, ou então florestas emaranhadas de um mundo tropical idealizado, que em momentos se apresenta em tons de azul ou negro e, em outros momentos, assume uma forma psicodélica com cores estridentes. Carolina Ponte Carolina Ponte (Salvador, 1981) é artista plástica e participa ativamen- te de exposições no Brasil e no exterior desde 2011. Trabalha com diferentes materiais e meios, passando pelo desenho em sua forma mais tradicional até instalações feitas com crochê e tapeçaria, sem- pre partindo da ideia de ornamentação como assunto principal de seu pensamento artístico. Instituto Rodrigo Mendes O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) é uma organização sem fins lucra- tivos e que tem como missão colaborar, para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum. O objetivo principal é fazer parte da construção de uma sociedade in- clusiva, que garanta a igualdade de direitos e valorize as diferenças humanas. Desde 1994 desenvolve programas de educação inclusiva, como o projeto Portas abertas para a inclusão, o curso Ensino médio inclusivo e o portal DIVERSA. Suas iniciativas já impactaram 1.4 mi- lhões de estudantes atendidos e 2.240 professores. e produção de cadernos e agendas com a marca Rodrigo Mendes. Parte da arrecadação de vendas desses produtos é destinada à manutenção dos projetos assistidos pela ONG. Quais projetos sociais do Instituto já foram beneficiados com essa par- ceria? Rodrigo Mendes - Ao longo dos 21 anos da parceria entre o Instituto Ro- drigo Mendes e a Tilibra, as receitas geradas com os produtos licenciados financiaram centenas de bolsas de estudo em nossos programas de arte. Mais recentemente, esses recursos têm sido destinados à remuneração de nossa equipe técnica responsável pela realização de formações sobre edu- cação inclusiva em diversas regiões do Brasil. Atualmente, nosso foco é apoiar os educadores das escolas públicas no atendimento de estudantes com deficiência na sala de aula comum, em convívio com os demais alunos. Podemos dizer que a Tilibra é parte de nossa história. Qual foi o critério de escolha que definiu a escolha dessa instituição? Sidnei Bergamaschi - Temos uma parceria de 21 anos com o Instituto Ro- drigo Mendes. Sabemos da sua seriedade e concordamos com seu com- promisso em ajudar na construção de uma sociedade inclusiva por meio da educação e da arte. Quem está assinando a nova coleção e quais são as principais novi- dades? Sidnei Bergamaschi - A nova coleção é assinada pelos artistas plásticos Carolina Ponte e Pedro Varela. Como apresentado no currículo da Carolina, ela tem como principal referência em seu trabalho a integração de práti- cas populares ornamentais à produção contemporânea, com forte apelo do crochê e do desenho. Já o Pedro traz em suas obras uma mistura de referências literárias e do período barroco. Ambos artistas brasileiros já ti- veram seus trabalhos expostos em galerias nacionais e internacionais, com grande prestígio. Estão previstas ações para a divulgação da nova coleção? Sidnei Bergamaschi - No início de outubro realizamos um coquetel em comemoração aos 21 anos de parceria entre a Tilibra e o Instituto Rodrigo Mendes e aproveitamos a ocasião para apresentar a nova coleção 2019. Neste evento, estavam presentes os artistas plásticos Carolina Ponte e Pe- dro Varela, que assinam as artes da nova linha de agendas e cadernos. Agora, continuaremos com a divulgação da coleção por meio dos nossos canais de comunicação com representantes, clientes e consumidor final. Quando os produtos chegam ao mercado e quais as expectativas para as suas vendas? Sidnei Bergamaschi - A coleção foi oficialmente lançada na convenção de vendas da Tilibra, em abril, e desde então está sendo comercializada em todo o país em papelarias, atacadistas e demais distribuidores e revende- dores de nossos produtos, além do site Tilibra Express: www.tilibraexpress. com.br/rodrigo A empresa está preparando mais novidades para a volta às aulas? Sidnei Bergamaschi - A coleção completa de Volta às Aulas da Tilibra foi lançada recentemente, durante a Feira Escolar de 2018. Acompanhamos e estudamos tendências nacionais e internacionais para trazer as principais novidades para os nossos consumidores. Para 2019, há criações de marcas próprias da Tilibra, com estampas desenvolvidas com os animais mais popu- lares do momento: os flamingos e as lhamas. Também temos novas marcas que remetem ao mundo do esoterismo e aos mistérios das sereias, além de uma linha masculina com grafismos do estilo hip hop e outra com o universo da camuflagem. A nossa queridinha Jolie também está de volta, assim como marcas já consagradas, como Capricho, Menininhas e muito mais. Fizemos uma parceria com a Netflix para dois de seus grandes sucessos em séries: Stranger Things e La Casa de Papel. Ampliamos a oferta em games com nomes como Mortal Kombat e Street Fighter. Sucessos do ci- nema, da TV e personagens clássicos também compõem a nova coleção, além da mais recente investida da cantora Anitta, o Clube da Anittinha, com conteúdo lúdico e educativo voltado ao público infantil. Ainda nos produtos licenciados, temos Ursinho Pooh; Mickey& Minnie; Avengers: Infinity War; Bubu e as Corujinhas; Mônica e Hello Kitty; Chuck e muitas outras opções. Todas elas podem ser conhecidas no nosso site www.tilibra.com.br.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=