Revista LOJAS Papelaria - Edição 278

12 OUTUBRO 2018 - LOJAS PAPELARIA LÁPIS PRETO O mercado de lápis preto é marcado pela alta competitividade e as empre- sas fabricantes e fornecedoras estabelecem suas estratégias para oferecer produtos diferenciados ao mercado. Oferecer produtos de qualidade com um bom custo benefício para o consu- midor é a principal preocupação da BIC para lápis preto, assim como para muitos dos produtos de papelaria, observa Bernardo Abrantes, gerente de Marketing – Papelaria. “Além disso, nosso portfólio de lápis possui grande variedade e busca atender as principais necessidades e desejos do consu- midor, com opções ergonômicas para a escrita, cores diferentes de leiaute, tipos diferentes de traços, entre outras opções. A qualidade de nossos lápis é baseada em três fatores decisivos e muito importantes para assegurar a qualidade BIC. São eles: suavidade e conforto na escrita, durabilidade e resistência (não lasca) e fácilidade de apontar e apagar.” Atenção especial A Tilibra também é uma empresa que prez pela excelência em todas as categorias em que atua, de acordo com Douglas Takahashi, supervisor de produtos. “Assim, a Tilibra sempre foi reconhecida como uma empresa que busca a satisfação de seus clientes e consumidores, atuando com respon- sabilidade socioambiental e com respeito a padrões e normas. Atingimos o patamar de liderança de mercado e trabalhamos forte na manutenção deste modelo, sempre pautados na qualidade, no trabalho em equipe e na busca constante por inovação. Dessa forma, oferecemos ao mercado um mix completo em lápis, no qual os modelos de lápis preto receberam aten- ção especial nas últimas temporadas, com grandes novidades no portfólio. Nossa principal estratégia é termos a maior oferta em modelos, com lápis para todos os gostos e usos”, afirma, justificando que, assim como todos os produtos da Tilibra, a qualidade está presente desde o design perso- nalizado até a matéria-prima utilizada, buscando durabilidade, estética e praticidade. “Isso garante que a nossa coleção de lápis preto proporcione firmeza e qualidade no traço, conforto durante o uso e facilidade para apon- tar, características que geram fidelidade com o consumidor.” Takahashi analisa que o mercado de lápis cresce a cada ano em relação a diversidade em modelos para diferentes públicos, do infantil ao adulto. “Qua- lidade e durabilidade, suavidade na escrita e conforto durante o uso por meio de atributos ergonômicos são os principais diferenciais dos nossos produtos.” Tecnologia A Faber-Castell faz pesquisas para conhecer o consumidor, seus desejos e necessidades para atendê-lo sempre da melhor forma, explica Eduardo Ruschel, diretor de Marketing e Inovação. A empresa está constantemente investindo em seus processos tecnológicos. O aprimoramento das linhas de produção, a qualificação dos recursos humanos, além do desenvolvi- mento de matérias-primas de qualidade são prioridades para a empresa. Qualidade com custo benefício Em um mercado competitivo, qualidade e inovação, aliadas a bom preço e variedade em produtos garantem boa participação “Vale dizer que a companhia tem todo o cuidado na produção dos Eco- Lápis da Faber-Castell. Nossas duas fábricas no Brasil (São Carlos-SP/, Prata-MG) e 9.500 hectares de floresta cultivada são as responsáveis pela produção de 1,9 bilhão de EcoLápis por ano. O projeto de plantio e os Eco- Lápis são certificados pelo FSC - Forest Stewardship Council - que é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo”, destaca Ruschel. Em 2004, o processo produtivo da Faber-Castell também recebeu o certificado ISO 14001, conquistando a recertificação em 2010. Em termos de qualidade, Ruschel o gerente da Faber-Castell afirma que a mina grafite precisa ser resistente e ser macia para garantir uma escrita forte ao consumidor. “Os EcoLápis Faber-Castell têm qualidade totalmente supe- rior e alto desempenho para escrever, apagar e apontar, deslizam sobre o papel sem cansar a mão e são totalmente sustentáveis, já que são produzi- dos a partir de matéria-prima renovável. A madeira durante a sua produção e decomposição não polui o ambiente. Além disso, ao realizar o plantio das árvores, a Faber-Castell retém uma grande quantidade de CO2.” Um estudo científico, realizado pela Associação de Inspeção Técnica alemã TÜV Rheinland, confirmou, em 2015, que as florestas da Faber-Castell no Brasil absorvem mais de 900 mil toneladas de carbono. “Isso significa que elas retêm consideravelmente mais CO2 do que a empresa emite em todo o mundo. Ao contrário de outras empresas que apenas compensam suas emissões de carbono por meio da compra de créditos de carbono. Esse estudo garantiu à Faber-Castell o certificado de empresa verdadeiramente carbono neutra”, ressalta Ruschel. Campanha Para esta temporada, a Summit também foi a fundo na busca de tendên- cias. “Descobrimos que há um interesse muito forte dos nossos consumi- dores por signos, por elementos tropicais, por brilhos e estrelas. Tudo isso já vem de um cenário macro, e buscamos adaptar para os nossos lápis pretos. Isso nos permitiu criar uma coleção completa, e podemos afirmar que é mais moderna do mercado nesse sentido”, garante Vanessa Moreno, especialista de Marketing. A empresa prepararou ainda uma campanha de volta às aulas que busca jogar luz sobre um assunto muito importante, mas Vanessa ainda não revela detalhes. “O mais legal da campanha é que ela se estenderá para o ponto de venda, com peças lúdicas e atraentes, reforçando atributos importantes da TRIS e valorizando seus produtos. Temos maspeadas diversas ações nas lojas de todo o Brasil, que já começam a acontecer desde agora.” Novos produtos A criação de novos produtos, com valores e significados diferentes é uma direção para as estratégias da Sertic neste segmento. O desenvolvimento

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