Revista LOJAS Papelaria - Edição 278

ARTIGO 46 AGOSTO 2018 - LOJAS PAPELARIA TIG A aceitação do Bitcoin é cada vez maior no mundo. E no Brasil, já é uma realidade? Para o mercado de Varejo, por exemplo, seria importan- te acompanhar as tendências tecnológicas e adotar essas evoluções, uma vez que os consumidores de hoje são pautados pela experiência UX (user experience) e estão antenados com a transformação digital - e sempre em busca de novidades, seja em uma modalidade de negócio, seja um novo modelo de pagamento. O ganho de competitividade está diretamente relacionado à inovação e para crescer é preciso buscar diferenciais. O setor do Varejo que voltou a crescer (apontou crescimento de cerca de 6% em 2017, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), depois de três anos seguidos de queda, precisa investir em infraestrutura tecnológica para prover uma melhor experiência de com- pra aos consumidores. Quando falamos em experiência ao consumir, nos deparamos com consu- midor 4.0, aquele que está conectado o tempo inteiro. Para este público, marcado pela sua presença e capacidade de voz no universo online, a bus- ca por produtos ou serviços qualificados não é o suficiente. Eles querem atendimento especializado, facilidade de acesso, comodidade para entrega e utilizar a forma de pagamento que bem entenderem. “Quando falamos em experiência ao consu- mir, nos deparamos com consumidor 4.0, aquele que está conectado o tempo inteiro. Para este público, marcado pela sua presen- ça e capacidade de voz no universo online, a busca por produtos ou serviços qualificados não é o suficiente. Eles querem atendimento especializado, facilidade de acesso, como- didade para entrega e utilizar a forma de pa- gamento que bem entenderem.” *Por Cleiton Korok O Varejo está pronto para os consumidores millennials? Com relação às novidades em meios de pagamento eletrônico, o Brasil é o 7º país com mais corretoras de criptomoedas do mundo, mas tem um vo- lume de negociação menor que o da Mongólia, de acordo com um estudo feito pela Morgan Stanley, empresa de serviços financeiros. Em contrapar- tida, no setor Financeiro as instituições já estão se movimentado: dados da Federação Brasileira de Bancos apontam que 75% dos bancos consulta- dos afirmam investir em blockchain. Não é uma tarefa simples, mas são os desafios que fazem parte de um tempo de transformação digital. É necessário investir para entregar uma experiência única de consumo ao cliente e, neste viés, a tecnologia é aliada. Você imagina uma loja que não aceite cartões hoje em dia? Eu não! E essa é a mesma direção que servirá para as criptomoedas, cuja tecnologia já está disponível, é simples, barata e qualquer lojista já pode comercializar seus produtos por meio desta nova modalidade. Já existem empresas genuinamente brasileiras dispostas a auxiliar o co- merciante com este desafio que é, na verdade, uma excelente oportunidade para quem está antenado no consumidor 4.0 – você vai ficar parado? Talvez seu concorrente não! *Analista de Negócios da Rede Cigam

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=