Revista LOJAS Papelaria - Edição 278

LOJAS PAPELARIA - OUTUBRO 2018 53 Danilo Angi, gerente de produtos da Multilaser Perspectivas Seguindo as previsões, perspectiva de melhora nos negócios de distribuição de equipamentos e suprimentos de informática para este segundo semestre são reais, de acordo com Danilo Angi, gerente de produtos da Multilaser. “Teremos a abertura de licitações do setor público e, ain- da, a demanda reprimida do setor privado, que deve investir em abertura de novos negócios, com aquisições e trocas de equipamentos, o que aumenta a demanda por produtos e equipa- mentos de informática. Mas é um setor no qual a venda regular de equipamentos e suprimentos de informática depende diretamente da situação econômica do país”, alerta.  Angi explica que o mercado vem passando por um período de transição. “Há cinco anos o no- tebook representava um equipamento essencial para o trabalho e entretenimento. Hoje, um note- book compete com tablets e smarphones. Com essa competição, o mercado de notebooks caiu 50% nos últimos 3 anos, mesmo assim, conse- guimos manter uma média de crescimento de dois digitos ao ano em acessórios, pois apesar de não trocar de notebook, o usuário renova os acessórios. O lado positivo é que novas tec- nologias trazem novos mercados a explorar, então acabamos explorando o mercado de ga- mes para PC, o mercado de acessórios mobile (smartphones e tablets) e o mercado de áudio mobile (fones de ouvido e caixas de som Blue- tooth).” Para o gerente de produtos da Multilaser, o au- mento do dólar impacta todo o mercado em geral, aumenta valor dos insumos, da importa- ção, impacta todos os elos da cadeia do varejo. “Produtos de baixo valor agregado, como um mouse de primeiro preço, tem pouco ou ne- nhum impacto na venda, agora quando falamos de produto de alto valor agregado, como um te- clado mecânico premium de 500 reais, a alta do dólar é muito difícil de repassar ao preço final ao consumidor, ai acabamos reduzindo nossas projeções de vendas nessas categorias de alto valor agregado”, lamenta. Angi lembra que houve três grandes ondas re- centes no mercado: a onda PC gamer, com mouses, teclados, headsets e gabinetes volta- dos para o público gamer; a onda dos smartpho- nes, onde explodiu a venda de cabos, carrega- dores, powerbanks; e a onda do áudio mobile, pegando gancho no hábito de ouvir músicas pelos aplicativos, que gerou um alto consumo de caixas de som e fones de ouvido Bluetooth. “Para cada uma dessas ondas criamos uma li- nha exclusiva: Warrior (para gamers), Smartogo (para smartphones) e Pulse (para áudio mobile).” Lançamentos A Maxprint é outra empresa que está acredi- tando muito no crescimento deste mercado, e que o setor tende a continuar crescendo neste segundo semestre. “O melhor de tudo é que o crescimento deste setor está alicerçado em ta- xas crescentes, e acompanhando a alta do setor nós estaremos introduzindo no mercado nacio- nal mais de 50 lançamentos em acessórios de informática, oferecendo uma solução comple- ta aos nossos revendedores”, informa Antônio Nascimento, gerente de produtos.  Para Nascimento, apesar do bom momento, os impostos ainda continuam sendo os maiores en- traves, o sistema tributário nacional é altamente taxativo e isso faz com que as empresas não possam oferecer produtos com melhores pre- ços, onde o mercado cinza tira proveito e conti- nua crescendo.  “Neste mercado, a grande maioria dos produ- tos é importada e, mesmo os fabricantes com incentivo fiscal, não conseguem oferecer seus produtos pelo mesmo nível de preços de antes do aumento, e, se o dólar se consolidar num pa- tamar mais alto, em R$ 3,80 ou pior, em função do cenário externo e das incertezas políticas, e tivermos novas desvalorizações, os preços de- vem aumentar ainda mais”, prevê o gerente de produtos da Maxprint. Esse mercado ainda tem uma grande procura por produtos de tecnologia básica, avalia Nas- cimento. “Apostamos em atualizar a linha de acessórios como mouse e teclados, trazendo para o mercado versões mais robustas e funcio- nais como: teclado mecânico 601315 e Mouse sem fio com melhor desempenho 601320-8.” A Maxprint está em um estágio de expansão no canal de varejo e para garantir um bom aten- dimento, conforme Nascimento, é necessário que se tenha níveis de estoque para não gerar rupturas no ponto de venda e preços regulares, mediante as incertezas do mercado interno x externo. Antônio Nascimento, gerente de produtos da Maxprint

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