Revista LOJAS Papelaria - Edição 279

EDITORIAL Rua José Tobias dos Santos, 37-A 05121-050, São Paulo, SP, Brasil. Tel (5511) 3837-7979 agneloeditora@agneloeditora.com.br LOJAS Papelaria, Informática, Brinquedos & Cia. é uma publicação mensal de AGNELO EDITORA. Dirigida a proprietários, diretores, gerentes e compradores de lojas, atacadistas e varejistas de materiais escolares,de escritórios, de informática e brinquedos. Circulação nacional. Revista LOJAS AnoXXVI,N.º279-Novembro2018 www.lojaspapelaria.com.br Twitter - @revistalojas Diretor Presidente Agnelo de Barros Neto agnelo@agneloeditora.com.br Diretora Financeira Samantha Barros samantha@agneloeditora.com.br Editor Chefe Marcos Mila (MTb 26.418) marcos@agneloeditora.com.br Jornalistas Lucélia Monfardini (MTb 35.140) lucelia@agneloeditora.com.br Talita Molinero (MTb 74.307) talitamolinero@agneloeditora.com.br Edição de arte e Diagramação Geraldo de Oliveira geraldo@agneloeditora.com.br Editor de Fotografia Yuri Zoubaref fotografia@agneloeditora.com.br Publicidade Lício Silva Santos Junior licio@agneloeditora.com.br CTP e Impressão Gráfica Grass Depto Assinaturas/Distribuição Fernando Clarindo assinaturas@agneloeditora.com.br O fim do ano se aproxima e os índices mostram alguma reação do mercado. Nesse sentido, a Mastercard divulgou o SpendingPulse, que in- dica que as vendas no varejo tiveram mais um mês de desempenho moderado. O volume de vendas totais do mês cresceu 1,1%, ante outu- bro de 2017. A média dos últimos três meses teve uma peque- na desaceleração (no terceiro trimestre cresceu 1,1%), mas permanece positiva, totalizando 0,9% de crescimento. Até outubro, o volume total de vendas do varejo em 2018 cresce 1,7% ante 2017. O Dia das Crianças auxiliou significativamente o crescimento das vendas de outubro. “Notamos que durante a semana que antecedeu a data comemorativa, as vendas no comércio tiveram uma expansão de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado, o que impactou positivamente os resultados do mês”, afirma César Fukushima, economista-chefe da Mastercard Advisors no Brasil. A perspectiva per- manece de crescimento modesto para os próximos meses. Quatro setores tiveram crescimento acima do indicador de vendas totais: móveis e eletrodomésticos, artigos farmacêuticos e artigos de uso pessoal e doméstico. Os setores de combustíveis, vestuários e supermercado apre- sentaram performance abaixo da média. Na comparação ano a ano, as vendas do e-commerce registraram au- mento de 9% em outubro, uma desaceleração quando comparado aos resultados dos últimos meses deste ano. Os setores de eletrônicos, artigos farmacêuticos e móveis tiveram desempenho superior à média, enquanto os setores de vestuário e hobby & livraria ficaram abaixo do crescimento do canal. O volume total de vendas em 2018 no e-commerce indica 19,4% de crescimento no comparativo com 2017. De acordo com o relatório, as regiões Nordeste (1,9%) e Centro Oeste (1,2%) tiveram desempenho acima da média, enquanto Norte (0,0%), Sudeste (-0,5%) e Sul (-0,1%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Lançado no Brasil no começo de 2013 pela Mastercard Advisors, o rela- tório tem por base as atividades de vendas na rede de pagamentos Mas- tercard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque. Os relatórios SpendingPulse, bem como as previsões de tendências de gastos, não refletem ou se rela- cionam com o desempenho operacional e financeiro da Mastercard. A Mastercard Advisors, divisão da MastercardWorldwide utiliza análi- ses avançadas e a expertise na área de pagamentos para traduzir os da- dos em comportamento de mercado e serviços personalizados. A empresa soma mais de 80 bilhões de transações processadas anualmente em 210 países em todo o mundo. Boa leitura! Marcos Mila LOJAS PAPELARIA - NOVEMBRO 2018 3 Desempenho moderado no varejo

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=