Revista LOJAS Papelaria - Edição 279

LOJAS PAPELARIA - NOVEMBRO 2018 5 MONITORES CONJUNTURA Mercado de impressoras registra alta de 18% no primeiro semestre de 2018, segundo estudo da IDC Brasil Crescimento é impulsionado pela venda de equipamentos tanque de tinta e pelo segmento corporativo, que busca rentabilidade e inovação em produtos Rodrigo Okayama Pereira, analista de mercado da IDC Brasil O mercado de impressoras continua com o bom desempenho de 2017 e acima das expectativas projetadas para 2018 pela IDC Brasil, líder em inte- ligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indús- trias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Segundo o estudo IDC Quarterly Hardcopy Peripherals Tracker, no primeiro semestre de 2018 foram vendidos 1,3 milhão de equipamentos no Brasil, o que representa um crescimento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado e 1,3% a mais do que a IDC Brasil esperava para um período marcado por incertezas políticas e variação cambial. Do total de equipamentos vendidos, a maior parte foi de modelos tanque de tinta, que registrou crescimento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado, com mais de meio milhão de unidades. As impressoras com cartucho de tinta tiveram aumento de 12%, com vendas de mais de 470 mil unidades, e as máquinas a laser cresceram 20%, com 266 mil. Houve alta também em receita. Foram US$ 356 milhões - 15% a mais do que no primeiro semestre de 2017 -, sendo US$ 204 milhões gerados pelas vendas de equipamentos a laser e US$ 152 milhões em modelos jato de tinta. O segmento corporativo, que representa a maior fatia de venda dos modelos a laser, ficou responsável por 70% da receita total do mercado e por 42% das unidades vendidas, crescendo 22% em relação à quantidade de vendas no primeiro semestre de 2017. “No início de 2018, quando o mercado já demonstrava sinais de recuperação, a confiança dos empre- sários aumentou, abrindo espaço para novos investimentos”, diz Rodrigo Okayama Pereira, analista de mercado da IDC Brasil. Segundo ele, os equi- pamentos de impressão também estão no ritmo da transformação digital e cada vez mais são vistos como serviço e não apenas como produto. “As empresas estão preocupadas com segurança, produtividade e conectivida- de, e impressoras e multifuncionais capazes de se conectar com a nuvem e com outros dispositivos, como tablets e celulares passam a ser procuradas. Além de executarem com eficácia e agilidade mais de uma tarefa simulta- neamente, elas oferecem soluções para proteção de dados, aumentando a produtividade e a segurança nas empresas”, avalia Pereira. O analista da IDC Brasil atribui o crescimento do mercado no primeiro se- mestre de 2018 também aos esforços e criatividade dos fabricantes que, para impulsionar os resultados, estão investindo em nichos específicos, como governo, varejo, saúde (healthcare) e educação, com estratégias únicas para cada um. “Os fabricantes aproveitaram o bom momento para expandir a linha de impressoras e multifuncionais tanque de tinta e cartucho de tinta também no varejo, atendendo diferentes perfis de consumidores, desde usuários domésticos até micro empresários e pequenas empresas. E mesmo com a alta do dólar, a boa média de preço do último trimestre de 2017 foi mantida nos primeiros meses de 2018”, completa Pereira. Expectativas A IDC Brasil espera que o mercado de impressoras feche o ano de 2018 com um crescimento entre 9,5% a 12%. “Apesar de ser menor do que o ano passado, que cresceu 21%, seguirá registrando alta. O que deve con- tinuar impulsionando as vendas são as trocas dos parques no setor corpo- rativo e o fato de pequenos empresários e o consumidor final fazerem um upgrade de modelos adquiridos anteriormente. Além disso, novos consumi- dores devem contribuir para esse aumento”, finaliza o analista.

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