Revista LOJAS Papelaria - Edição 280

28 DEZEMBRO 2018 - LOJAS PAPELARIA FERRAMENTAS DE GESTÃO A simples presença de uma marca nas redes sociais já não é mais suficiente para manter um bom relacionamento com o consumidor e con- quistar novos clientes. Muitas empresas têm buscado as mais variadas soluções para atrair público, mas acabam esquecendo de um deta- lhe que faz toda a diferença: a identidade visual. A sociedade é cercada de informação e a visual talvez seja uma das principais, pois imediata- mente à visão de símbolos e cores, a mente faz suas associações. Quando o consumidor pensa na marca Coca-Cola, por exemplo, ele a associa à fonte usada, a cor vermelha, a tipografia do “C”, e até sente vontade de beber. Isso é design, é marca, é um cliente conquistado. Uma pesquisa publicada na revista Journal of Consumer Psychology, especializada em as- pectos comportamentais do consumo, desta- cou a importância do design para a experiência de consumo. Segundo a publicação, o ser hu- mano direciona seu comportamento de acordo com estímulos cerebrais, que associam cores, formatos, texturas e matizes a sensações como prazer, alegria, excitação ou dor, medo, tristeza ou ainda relaxamento, paz e tranquilidade. O que uma marca precisa ter para conquistar um cliente? Muito além da presença das redes sociais, é preciso pensar no design da marca como um todo Os resultados da pesquisa mostram algo que não pode passar despercebido por um empreende- dor: o design gráfico é um diferencial competitivo tão poderoso que é capaz de fazer com que mar- cas desconhecidas ganhem destaque, mesmo diante de outras já estabelecidas no mercado. “O desenvolvimento da identidade visual se dá pelo estudo do público, cores e símbolos. Além de se encantar, o público precisa enten- der qual é a mensagem que sua marca quer passar. Aí, ele se fideliza, ainda que não se dê conta”, explica Gilnei Silva, designer gráfico e responsável pela agência que leva seu nome ( http://gilneisilva.com/) . Segundo ele, os se- guintes elementos têm muita importância no processo de conquista de novos clientes e re- tenção de antigos: Design O design deixa de ser visto como algo supérfluo para ocupar uma posição de destaque estraté- gico, sendo uma ferramenta perfeita para o em- preendedor destacar sua empresa dentre tantas outras que atuam no mesmo setor. Isso vai além da questão visual e gráfica. A padronização de elementos, tipografia e cores presentes em um logotipo ou em qualquer forma de divulgação do negócio, garantem o reconhe- cimento da empresa. E a maneira como esses elementos interagem nos materiais utilizados para fazer isso abrangem o conceito de identi- dade visual. A influência das cores As cores são elementos presentes na vida diaria- mente. Pesquisas indicam que cores frias, como o azul, têm efeito relaxante. Por outro lado, as cores quentes, como o vermelho, despertam. Cada cor desperta sensações diferentes no nosso corpo. Existem inúmeras marcas que po- dem ser facilmente lembradas pelas suas cores: McDonald’s e Coca-Cola são ótimos exemplos. As empresas que estão em processo de cons- trução da identidade visual precisam estar aten- tas às cores que vão usar, para que seu público seja impactado da maneira correta. Escolha do público Atrair o público certo para cada tipo de ne- gócio tem relação direta com a imagem que a marca transmite. É essa imagem que comuni- cará os objetivos, valores e a missão. Por isso, é fundamental que se conheça o público-alvo, pois é a partir dele que a identidade visual de- verá ser criada. Reunir valores emocionais e psicológicos é uma excelente maneira de influenciar o cliente a op- tar e se atrair pela marca, gerando uma identi- ficação duradoura. Além disso, a comunicação visual necessita ser expressiva para captar a atenção dos futuros consumidores. Psicologia A psicologia é parte intrínseca do design. Fo- car no subconsciente dos clientes pode fazer toda a diferença no sucesso de um projeto. É preciso surpreender, inovar, ser a diferença. É isso que uma marca precisa ter para conquis- tar o cliente. “Uma marca forte e atrativa chama a atenção do público com facilidade. Seu processo de criação é minucioso. Apenas profissionais habilitados conseguem bons resultados”, finaliza Silva.

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