Revista LOJAS Papelaria - Edição 280

34 DEZEMBRO 2018 - LOJAS PAPELARIA GESTÃO Controle e acompanhe. Faça reuniões peri- ódicas de avaliação do que está dando cer- to ou não, e de ajustes necessários. Apre- sente os resultados mensalmente. Um assunto amplo, teórico e às vezes pa- rece ser muito fácil a ponto de ser negli- genciado em muitas empresas. O Planeja- mento Estratégico é excelente, mas para isso precisa ser levado a sério, como algo que vai fazer sua empresa permanecer no mercado e crescer mês a mês, tornando-se sólida. Muitos colegas me perguntam quando é o momento ideal. Digo que deve ser realizado no mínimo uma vez no ano, geralmente iniciar em Outubro e tentar concluir até Dezembro, para que já em janeiro do pró- ximo ano as ideias e decisões tomadas já estejam sendo realizadas. Claro que não se trata de apenas um encontro, ou reunião e sim de um trabalho forte e intensivo, com várias reuniões produtivas (abaixo abordarei sobre este tipo de reunião). Importante também que seja feito um planejamento estratégico para os próximos 3 anos. Como fazer isso acontecer? As reuniões devem ser abertas a todos da empresa, ou somente ficar na diretoria? Antes de tudo, é importante que a diretoria ou os tomadores de decisão da empresa (gerentes e coordenadores) se reúnam durante o ano todo, assim estarão próximos dos problemas e soluções, mas não se engane pensando que não se deve escutar toda a sua equipe. Faça uma reunião produtiva, um bate-papo, nada formal, sobre o que eles identificam que podem me- lhorar na empresa e quais os problemas que precisam ser solucionados, podemos também abrir espaço para dar novas ideias. Procure criar um ambiente adequado a isso, para que não seja uma reunião obrigatória, e sim, algo legal e divertido de participar. É FUNDAMENTAL ESCUTAR SEUS COLABORADORES. Algumas das situações que devem ser tratadas no Planejamento: Ele deve ter um raciocínio e continuidade, deve ser claro e simples, não precisa ser muito sofisticado. 1 - Entenda todo o processo do Planejamento, início, meio e fim. 2 - Comece escutando os colaboradores, sabendo qual é a cultura da em- presa e o atual estado em que está, seus pontos fracos e fortes. Aplique também a matriz BCG e as 5 forças de Porter, diferencial competitivo e Gestor de negócios dá dicas valiosas sobre planejamento estratégico O Planejamento Estratégico é excelente, mas para isso precisa ser levado a sério, como algo que vai fazer sua empresa permanecer no mercado e crescer mês a mês, tornando-se sólida sua proposta de valor. Assim você terá uma ideia de como está o ambiente interno e o externo. 3 - Veja quais são seus parceiros, como está sua comunicação, seus clientes, e as questões como a sociedade está no mo- mento, quais as tendências? 4 - Reveja a sua missão, visão, valores, elas permanecem as mesmas, algo precisa ser trocado? Veja que tudo isso tem que ser bem simples, para que você, diretor, ou to- mador de decisão, saiba decorado. Se você não sabe, muito provavelmente seus colaboradores também não. 5 - Trace seus objetivos, e que eles sejam de acordo com a etapa 4 (Mis- são, visão e valores). As metas devem ser realistas, mas que tragam um pouco de incentivo e comprometimento de todos, nem muito fácil e nada impossível. 6 - Além de traçar o objetivo, qual será a estratégia que você e sua equipe terão? 7 - Controle e acompanhe. Faça reuniões periódicas de avaliação do que está dando certo ou não, e de ajustes necessários. Apresente os resultados mensalmente. Dicas extras: 1 - Uma coisa que funcionou em minha experiência profissional é de que as reuniões como já dito, devem ser mais leves, produtivas e com foco. Uma coisa bacana para fazer é procurar fazer reuniões/encontros em lu- gares não muito convencionais, para que a sua mente, a mente da equipe de decisores e dos colaboradores possam se refrescar um pouco, lugares como Museus, parques, algum lugar próximo à cidade e cafés, são uma excelente ideia. 2 - Procure alguma ferramenta tecnológica para te ajudar a realizar e acom- panhar o planejamento estratégico, ótimas ferramentas são o Google (Dri- ve, calendar, formulários) e Trello, por exemplo. 3 - Pratique ano a ano o planejamento, mês a mês as ações e estratégias, para que tudo isso se torne uma cultura em sua empresa e em sua vida. “É impossível haver progresso sem mudança e quem não consegue mudar a si mesmo não muda coisa alguma” - George Bernard Shaw * Gustavo Pereira é gestor de negócios da Marmo Contábil * Gustavo Pereira

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