Revista LOJAS Papelaria - Edição 280

38 DEZEMBRO 2018 - LOJAS PAPELARIA TENDÊNCIAS Mulheres para transformar o varejo Numa era pautada por valores como acolhimento, proximidade, orientação às pessoas, atenção ao ambiente não seria interessante fazer crescer o papel da mulher no setor? Predizer o futuro é algo realmente desafiador. Porém, nos dias atuais, diante de um ambiente em profunda transformação, essa necessidade se torna eminente. O crescimento no uso de tecnologias para os mais variados fins, vem mo- dificando a forma com que as pessoas se relacionam, com que acessam informações sobre produtos e serviços, sobre lojas, com que compram e, vem alterando, inclusive, a forma com que as empresas realizam negócios. Tecnologias essas que estão cada dia mais presentes em todos os aspec- tos de nosso cotidiano com impactos profundos em todos os aspectos. No momento da busca por informações sobre produtos e marca, 44% pesquisam em mecanismos de busca, 34% consideram as avaliações de usuários, compradores nas páginas de Google e Facebook; 29% consideram avaliações e recomendações de amigos e 28% consultam sites como o Reclame Aqui. Do lado do mundo de negócios, novos modelos surgiram, outros foram aperfeiçoados e, alguns, deixaram de existir. No tocante ao tema varejo, por exemplo, a conectividade e o uso mais intenso de tecnologias vêm alteran- do a forma dos consumidores e shoppers irem às compras. A mescla entre o físico e virtual, reforçando o conceito de omnichannel, é uma realidade. O consumidor de hoje mais conectado, exigente, se- letivo, curioso, ávido por experiência, multimarcas e multicanais, espera acessar, comprar produtos e serviços em qualquer lugar no momento em que lhe for mais conveniente e prático. E não faz nenhuma distinção entre o mundo on e off. Pesquisa online realizada entre outubro e novembro pela Connect Shopper e Youpper, com mais de 2 mil consumidores e shoppers, apontam que no- vos atributos se tornam cruciais para o processo escolha, compra e de- cisão. Sessenta porcento dos que dizem comprar também pela internet/ apps, o fazem pela praticidade e conveniência. Na escolha de um produto, 72% levam em consideração o “cumprir aquilo que promete” e “não oferecer riscos (saúde, ambiente). Ou seja, ter um propósito claro, e consistência e coerência na execução / entrega, torna-se fator de “sobrevivência”. Responsabilidade social, ambiental e econômica são valores apontados por mais de 63% dos respondentes como atributos cruciais que impactam na sua decisão por uma marca (produto ou loja). E, nesse quesito, citam: não estar vinculado a práticas imorais e ilegais (ex: maus-tratos a animais, escravidão, trabalho infantil), tampouco, causar prejuízos ao meio ambien- te, ser sustentável, apoiar o desenvolvimento da comunidade local onde a empresa está inserida, entre outros. Questionados de forma espontânea sobre quais os atributos mais relevan- tes para uma marca se destacar e fortalecer no futuro (seja de varejo ou produto e serviço), citaram: veracidade, acolhimento e proximidade; diversi- dade; forte apelo a praticidade e conveniência; feito pra mim; simplicidade. Forte apelo a cooperação e colaboração, tecnologia como meio para otimi- zar rotinas e processos, para facilitar a jornada do shopper e melhorar sua experiência de compra. Notem que em todo estudo, atributos funcionais praticamente não foram citados. Estamos falando da nova era. A era 4.0. Uma era pautada por valores como acolhimento, proximidade, orientação às pessoas, atenção ao ambiente, forte tendência à cooperação, ações inclusivas, empatia, entre outros. Características estas, inerentes ao universo feminino. Não se trata de gê- nero, mas sim, estilo de liderança. Grupos como o Mulheres do Varejo, por exemplo, todas atuantes direta ou indiretamente no varejo, com o propósi- to de promover, construir e disseminar estratégias, ações e boas práticas que propiciem as condições necessárias para fortalecer o papel e ampliar a participação e liderança da mulher no varejo são tendências para o nosso futuro. Para se ter uma ideia, em um mês, o grupo alcançou mais de 5.800 pessoas somente no Facebook e, hoje, já tem mais de 800 inscritas. Fiquem de olho! *É sócia-fundadora da Connect Shopper, uma das idealizadoras do Mulheres do Varejo, coordenadora do Comitê de Gerenciamento por Categoria do ECR e autora dos livros “Shoppercracia” e “Meu Cliente Voltou, e Agora?” *Fátima Merlin

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