Revista LOJAS Papelaria - Edição 280

LOJAS PAPELARIA - DEZEMBRO 2018 43 dados mais completos, como no caso de bancos digitais e produtos financeiros -, softwares de verificação de identidade têm sido cada vez mais requisi- tados. De olho neste mercado, a Stone Age (www.stoneage.com.br ), especialista em soluções de Big Data, transformou em um produto de tecnologia a identificação digital. O Stone Age Autenticação Digital é uma solução de verificação de identidade que permite às empresas que precisam confirmar dados e verificar documentos de clientes a fazer todo este processo de forma automatizada e online. Além de otimizar o processo de cadastramento, a ferramenta amplia a segurança em relação às informações fornecidas, pois consegue validá-las em diversas fontes, reduzindo a taxa de fraude. Por ser um produto escalável, tem custo acessível e pode ser totalmente integrado aos sistemas dos clientes. Com o software, assim que o usuário finaliza seu processo de cadastramento, a empresa responsável recebe a sua localização por meio do número de IP e diversas outras informações do dispositivo utilizado no cadastro. Em seguida, é enviada uma confirmação para o celular do usuário, que deve concluir seu cadastro mandando uma selfie e uma foto de seu documento oficial. Com esses dados em mãos, é possível realizar o reconhecimento facial utilizando as fotos enviadas e uma série de cruzamentos de dados para a autenticação. “Nossa tecnologia consegue verificar um documento de identidade, por exemplo, em poucos segundos, checando ainda outros dados, como endereço, CPF e número de telefone, entre outros. Por isso, tem aplicação em diversos setores, como varejo, finanças, telecomunicações e quaisquer mercados que estejam implementando processos de autenticação digital. Atrelado às nossas soluções antifraude, o Stone Age Autenticação Digital identifica potenciais riscos e gera alertas quando necessário”, explica Fernando Guimarães, sócio-diretor da Stone Age. Novo serviço de proteção ao crédito foca na redução da inadimplência A Gestora de Inteligência de Crédito (GIC), empresa gestora de bases de dados anuncia o lançamento do controlCred, um serviço de proteção ao crédito com foco em prevenção da inadimplência e recuperação de dívidas não pagas. A operação do serviço teve início na segunda quinzena de novembro. Mês após mês, os índices de inadimplência no país atingem novos recordes, o que deve se manter em novembro e dezembro, devido às festas de fim de ano. A última edição da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) constatou que, em outubro, o percentual de famílias com dívidas ou contas foi de 23,5%. Quanto ao endividamento, o estudo aponta que a proporção das famílias com dívidas se manteve estável em 60,7% no mês de outubro. Mês após mês, os índices de inadimplência no país atingem novos recordes, o que deve se manter no final do ano, devido às festas de fim de ano. Com foco na redução do risco de inadimplência e com uma proposta de estimular o consumidor a adquirir melhores hábitos financeiros, a Gestora de Inteli- gência de Crédito, empresa gestora de bases de dados criada pelos cinco maiores bancos do país, anuncia o lançamento do controlCred, um serviço de proteção ao crédito que informa consumidores e empresas sobre suas pendências financeiras e fornece informações para a quitação das mesmas. A PEIC apurou ainda que o percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto, perma- neceriam inadimplentes também ficou estável em 9,9% em outubro, mas apresentou queda em relação aos 10,1% de outubro de 2017. De acordo com um levantamento contratado pela empresa junto à GS&MD Gouvêa de Souza, já ter tido algum tipo de débito e ter tido contato com um birô de crédito é comum entre os mais velhos (87% da população acima de 25 anos) e mais frequente na classe C (66% dos entrevistados). O mesmo levantamento constatou que, embora 59% da população estejam negativadas ou já tenham estado alguma vez na vida, 91% desses consumidores não querem estar com o nome sujo e estão abertos a negociar suas dívidas, independentemente do birô de crédito que execute a cobrança. O controlCred utilizará principalmente os meios digitais - e-mails e SMS - para enviar os comunicados de pendências, seguindo uma preferência dos consumidores por esses métodos de abordagem também detectada na pesquisa realizada pela GS&MD. Como inovação adicional, as comunicações apresentarão códigos únicos que poderão ser validados de maneira segura no portal controlCred .com.br , que exibirá os detalhes da pendência e infor- mará o passo a passo para o consumidor entrar em contato com a instituição financeira indicada para regularizar sua situação. Além disso, será possível a validação da identificação do consumidor contatado, de modo a evitar o recebimento indevido de comunicados.

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