Revista LOJAS Papelaria - Edição 281

6 JAN/FEV 2019 - LOJAS PAPELARIA PAPO DE BALCÃO Vantagens de ter uma loja virtual em marketplaces e e-commerces com estoque e vendas integrados Se dentro de uma loja de shopping os consumidores passam os olhos rapi- damente pelas prateleiras e já identificam as peças de sua marca preferida, imagine qual é a velocidade do pensamento daqueles que decidem com- prar uma mercadoria pela internet e pesquisam no Google precisamente o nome do produto e o preço que estão dispostos a pagar. Cada vez mais conectado e confiante no e-commerce, o cliente sabe exata- mente o que quer e avalia que tempo, custo e comodidade são os critérios da equação perfeita para encher o carrinho virtual. Segundo Robinson Idalgo, fundador do Sistema Grátis, de fato, estamos diante de uma realidade em que o número de quem compra pela internet só cresce: de acordo com o relatório Webshoppers, da empresa Ebit, mais de 60 milhões de brasileiros farão compras on-line até o final de 2018. O mercado de e-commerce no País deve faturar R$ 53,5 bi neste período. O desafio é gerir um negócio nesta seara. “Isso porque do outro lado do balcão, o comerciante (que tem uma vivência semelhante dentro de uma loja física) trabalha sob o questionamento: como oferecer ao cliente exatamente o que ele quer, na hora exata, otimizando as vendas e a experiência do consumidor?”, argumenta Idalgo. “Para pequenos e médios varejistas, penso que o equilíbrio no estoque está entre um dos fatores inerentes a essa resposta. Essa nem sempre é uma tarefa fácil, mas há sistemas de gestão completos que integram e regulam as vendas com o que se tem de itens disponíveis e, ainda, criam uma vitrine de produtos integrada a marketplaces e e-commerces”, res- salta Idalgo, justificando que vale lembrar que e-commerces, por sua vez, devem estar de olho na variedade de produtos e na quantidade de itens ofertados de cada um. O cuidado é redobrado se a empresa opera com o mesmo estoque na loja física e na virtual, seja qual for o setor e o porte da companhia. Isso se resolve muito bem, conforme Idalgo, com um sistema de gerencia- mento integrado a vendas e evita uma série de problemas, como frustração do consumidor por não ter a mercadoria no exato momento da compra (o que leva à demora na entrega), publicidade negativa e despesa desneces- sária na propaganda de um produto que tem poucas unidades no estoque. “Com essa ferramenta, o dono do negócio tem em mãos o controle de entrega dos fornecedores, da demanda de vendas e opera, com tranquili- dade, seu nível de abastecimento (seja apenas em loja virtual ou de forma compartilhada, entre as vendas digitais e físicas)”, afirma Idalgo. “Só assim é viável manter a eficiência e o lucro do negócio, aliados à satisfação do cliente que está, a todo instante, a um clique da concorrência na hora de finalizar sua compra.” Robinson Idalgo, fundador do Sistema Grátis

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