Revista LOJAS Papelaria - Edição 282

LOJAS PAPELARIA - JAN/FEV 2019 5 GESTÃO Quem não é visto, não é lembrado. A frase pode até ser batida, mas ela explica perfeitamente o porquê de fazer um site. A multiplicidade de ofertas tornou o consumidor mais exigente, ele busca cada vez mais por marcas que refletem seus valores. Por isso, se uma empresa tem um produto ou serviço, as pessoas querem saber como é e quais são os detalhes e carac- terísticas deste. Como a maioria das pessoas passa cerca de 80% do tempo em frente a dispositivos móveis, é muito provável que essa pesquisa seja feita através de buscadores como o Google. Se as empresas não têm um site, como os clientes irão encontrá-las? Desde pequenas, médias e até grandes corporações começaram a se per- guntar se existiria alguma marca de sucesso que não tem um site próprio. E a análise foi que a presença digital de uma marca corresponde à sua cre- dibilidade. Por isso, o website é uma presença digital mínima de qualquer empresa. Lembre-se, uma empresa nunca tem uma segunda chance de causar uma boa impressão, e com isso, o site se tornou uma espécie de cartão de visitas online. A diferença é que esse cartão não precisa ser entregue, ele pode ser encontrado. POR QUE TER UM SITE? - A verdade é que empresas sem presença online estão perdendo espaço para a concorrência por dois motivos que não têm nada a ver com a qualidade de seus produtos ou serviços: Mais de 90% dos brasileiros pesquisam produtos e serviços na web antes de comprar. Portanto, uma presença online negativa ou inexistente apenas trabalha a favor da concorrência. 6 RAZÕES PARA TER UM SITE - Criar um site para divulgar produtos e serviços apresenta inúmeras vantagens. A seguir, alguns motivos: Alcance: Poder utilizar um site para atrair novos clientes e expandir o negó- cio, mesmo que ele seja local. Profissionalismo: Um site próprio é uma ferramenta muito mais profissional e eficiente que uma página ou perfil em redes sociais e apresenta produtos e serviços de uma empresa mais consolidados, evitando amadorismos. Credibilidade:  Um site próprio transmite mais autoridade e confiança aos clientes em potencial. Seis motivos para empresas de pequeno e médio porte investirem em websites modernos e de fácil navegação Empatia: O website também permite que a marca se relacione com os clien- tes, oferecendo-lhes uma melhor experiência de usuário, foco de todas as estratégias de marketing modernas. Personalidade:  Através de um site, é possível desenvolver uma identidade única para a marca e se destacar dentro do segmento. Competitividade: Um site próprio torna a marca mais competitiva em relação à concorrência e pode ser utilizado com inúmeras ferramentas de catação de leads, como e-mail marketing e landing pages. EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO - A concorrência online também apresenta desafios para empresas dentro de um mesmo segmento. Devido ao grande número de ofertas, o público se tornou mais exigente quanto à experiência na web, optando por aquela que lhes oferecer a navegação mais agradável. Sendo assim, apenas ter um site não é o suficiente para garantir uma boa taxa de conversão: a maneira como ele é desenvolvido e o conteúdo dele vão afetar a performance. MOBILE FIRST - Como a maior parte dos acessos é realizada por aplicativos móveis, o Mobile First, metodologia que estabelece a navegação para dis- positivos móveis como prioritária, tornou-se muito popular. “Uma experiência do usuário em um site agradável gera mais tráfego e mais conversões” afirma Marcelo Bassani, diretor geral da DellGrappo, agência de Marketing Digital especializada em sites Mobile First. Segundo Bassani, sites mais atrativos, que oferecem uma experiência de navegação intuitiva e agradável ao usuário, acabam por prender a sua aten- ção por muito mais tempo e estabelecem um relacionamento positivo entre os usuários e seus produtos e serviços. Portanto, não é apenas importante ter um site, como também desenvol- vê-lo de maneira a oferecer aos clientes a melhor experiência de nave- gação possível. A importância de empresas terem um site é cada vez mais real, segundo dados da TNS Research International, mais de 90% dos brasileiros pesquisam produtos e serviços na web antes de comprar

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