Revista LOJAS Papelaria - Edição 282

“As indústrias estão cada vez mais presentes no varejo e tendem a expan- dir por meio do franchising. As marcas que atuam pelo modelo tendem a crescer”, disse Lyanna Bittencourt, sócia-diretora da Bittencourt. “O e-commerce deve crescer, chegando a 80 e 85% do faturamento, ta- manha a sua importância”, disse Caio. A alimentação deverá ser o negócio chefe do online. As Vendas Diretas também receberão a influência do digital. “Novas cate- gorias deverão entrar neste negócio, mas a área de beleza deverá continuar predominando”, disse Janice Mendes, diretora da GS&Malls. “Cerca de 80% dos novos shoppings centers deverão ser de uso misto, com hotéis, escritórios, etc. A área de Alimentação deverá crescer também, em uma tendência que já pode ser notada hoje”, disse Luiz Alberto Mari- nho, sócio-diretor da GS&Malls. Marcos trouxe algumas projeções para o varejo até 2025. O se- tor deve crescer internacionalmente, devido ao acirramento da concorrência interna. A informalidade deve diminuir e o digital deve crescer, chegando a 8 ou 9%, se mantendo ainda baixo em relação ao resto do mundo, mas acima dos atuais 3,5%. Além dis- so, os fornecedores com canais exclusivos para o varejo devem crescer e as lojas nascidas digitais devem implantar plataformas omnichannel. Nos próximos seis anos, os pagamentos digitais devem crescer ainda mais, as realidades aumentada e virtual devem ajudar o e-commerce a recuperar a rentabilidade. As marcas próprias continuarão a trajetória de crescimento. Empresas internacionais também aumentarão suas parti- cipações no mercado brasileiro e a quantidade de empresas de capital aberto deve crescer. Aqui estão algumas previsões: • Aumento da presença do varejo brasileiro no mercado internacional • Redução significativa da informalidade • Consolidação do digital • Incremento do número de fornecedores com canais exclusivos para o varejo • Aumento de marcas nascidas digitais que se tornam Omni • Importante crescimento do número de marcas próprias • VR Commerce / Reconhecimento facial com presença marcante no varejo • Significativa participação do Mobile Payment em todos os segmentos • Maior participação de grupos internacionais no varejo brasileiro • Aumento do número de empresas com capital aberto • Expansão da participação de grupos financeiros no varejo

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=