Revista LOJAS Papelaria - Edição 283

GIRO 42 ABRIL/MAIO 2019 - LOJAS PAPELARIA I Varejo de SP cai 4,4% em março e cresce 1,1% no trimestre, revela Balanço de Vendas ACSP O movimento de vendas do varejo paulistano caiu em média 4,4% em março sobre o mesmo mês do ano passado, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Tanto o sistema a prazo (-5,8%) quanto à vista (-2,9%) declinaram. De acordo com o economista da entidade, Marcel Solimeo, dois efeitos-calendários contribuíram para o resultado negativo: o dia útil a menos em março de 2019 e a data móvel do Carnaval (que em 2018 caiu em fevereiro e, neste ano, em março). “O Carnaval é uma data comercial fraca para o varejo como um todo”. Já no período acumulado de janeiro a março de 2019 as vendas cresceram em média 1,1% (na comparação anual). “O dado trimestral elimina o efeito- -calendário do Carnaval e outras sazonalidades. A média de 1,1% ficou abaixo das expectativas”, diz Solimeo. Ele enfatiza que o ritmo de recuperação da economia está bem lento neste início de ano em função do recuo na confiança do consumidor, do lento crescimento da massa salarial e do enfra- quecimento da indústria ― que abalam a geração de emprego. “Isso em São Paulo, onde tivemos inclusive fechamento de indústria automotiva, que é um ramo muito forte no estado e que vem perdendo força”. Solimeo frisa que “isso só será revertido com aprovação das reformas ― em especial a da Previdência ―, para que o Banco Central possa baixar mais os juros e flexibilizar a política monetária”. Mensal Em comparação com fevereiro, as vendas subiram em média 7,4% em março, bem abaixo do padrão sazonal, que varia entre 10% e 15% nessa época do ano. O sistema à vista caiu 1,2%; já as vendas a prazo saltaram 15,9% puxadas pela base fraca de fevereiro: o consumidor aproveitou para comprar itens de maior valor parcelados na Black Friday no final de 2018 e nas liquidações de janeiro de 2019, derrubando as vendas a crédito em fevereiro. O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP com base em amostra da Boa Vista SCPC. LG firma parceria social com ONG Habitat Brasil Marca sul coreana revitaliza Centro de Criança e Adolescente na comunidade do Heliópolis, SP A LG Eletronics do Brasil firmou parceria com a ONG Habitat para a Humanidade Brasil para revitalizar um Centro da Criança e do Adolescente (CCA) na comu- nidade do Heliópolis em São Paulo. O projeto que também conta com a ajuda de voluntários corporati- vos da LG em uma brigada voluntária construtiva foi firmado na sede da LG em São Paulo em agosto de 2018, e foi inaugurado no dia 05 de abril. A parceria consiste na revitalização de espaços do CCA como renovação do edifício, pintura, conserto de portas, além de melhorias nas áreas de lazer. A parceria entre a LG e a ONG Habitat Brasil contempla ainda a criação de uma sala de estudos e doações da LG para este espaço e a área da cozinha. O Centro da Criança e do Adoles- cente (CCA) atende diariamente cerca de 180 alunos de 6 a 14 anos. “Estamos muito felizes em poder firmar esse pro- jeto com a Habitat Brasil e gerar melhorias para dezenas de crianças e adolescentes da comunida- de”, pontua Barbara Toscano, head de Marketing da LG Eletronics do Brasil. O diretor executivo da Habitat para Humanidade Brasil complementa que com o “apoio da LG, a ONG vai promover um es- paço melhor e mais digno para que as crianças da comunidade possam aprender e se desenvolver.”

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