Revista LOJAS Papelaria - Edição 284

LOJAS PAPELARIA - JUNHO 2019 11 existe um novo potencial de público e um alto interesse por planners. “Logo lançamos duas opções no estilo caderno espiral permanente (calendário 2020 a 2023), tamanho A5 e ótimo para carregar na bolsa. E fugindo um pouco da função “agenda”, outra novidade é o Calendário Planner 2020, ideal para organizar as tarefas e atividades diárias de todos os meses, sem esquecer de nenhum compromisso. Você escolhe: na mesa ou na parede. A opção de pendurar é boa para não perder de vista o planejamento.” Diferente de outras categorias, o lançamento de agendas acontece sempre antes do período de lançamento da Coleção Volta às Aulas, que aconte- ce em agosto na Feira Escolar, lembra Claudineia, complementando que a maioria é de cunho executivo e permite comercializar o ano todo. “A Coleção 2020 traz estampas modernas e cheias de personalidade, atraindo também o público jovem e atendendo a demanda da Volta às Au- las. O impacto por aqui tem sido positivo e, por conta disso, aumentamos as opções: acrescentamos duas estampas na coleção feminina e mais duas na coleção masculina”, informa Claudineia. Tendências de consumo Omercado de agendas é amplo e permite ofertar extensa variedade de produ- tos, atendendo aos públicos infantil, jovem e adulto, conforme Sonia Hayashi, supervisora de produtos da Tilibra. “A cada troca de coleção, nossas equipes de marketing e vendas estão sempre atentas às tendências de consumo. Além dos materiais e estampas da moda, desenvolvemos linhas que podem ser coordenadas com mochilas, cadernos e diversos outros itens.” Sonia explica que as agendas são mais utilizadas por consumidores que procuram um espaço maior para anotações ou agendamentos por horário. Já os planners são mais compactos, indicados para quem deseja ter uma visão mais objetiva do dia a dia. “Os planners ajudam no planejamento e organização semanal, mensal e anual. Diferentemente de uma agenda, o produto possui duas ou mais visões, além de espaços para anotações de toda a semana, garantindo organização e praticidade.” A supervisora de produtos da tilibra destaca os lançamentos de planners das marcas Shine, Happy e Cambridge. A primeira apresenta produtos con- feccionados em material especial brilhante, com design moderno e frases inspiradoras. Outra novidade é a linha Happy, desenvolvida com material plástico texturizado, combinando a delicadeza dos tons pastel com frases que inspiram leveza e bons sentimentos para o dia a dia. A marca Cambrid- ge também traz novos produtos desenvolvidos com material especial e hot stamping prata e rosé. “A Tilibra sempre busca oferecer uma variedade de produtos para conse- guir atender às diferentes necessidades dos consumidores. Sabemos que em períodos de turbulência econômica, o poder de compra das famílias diminui e se torna comum a preferência por produtos com preços mais competitivos, que são o caso das nossas marcas próprias. Porém, quando uma marca licenciada é sucesso em todas as categorias em que atua, o consumidor escolhe economizar em outros itens escolares para não deixar de comprar o que deseja. Por isso, temos opções para todos os perfis. Temos também um processo criterioso de escolha de novas marcas para que possamos trazer o que há de melhor e mais novo aos nossos clien- tes. E, para que isso ocorra, há estudos e muito trabalho da equipe, que está constantemente monitorando as novidades e tendências do mercado”, completa Sonia. Mudança de comportamento Para Ricardo Baena, gerente comercial nacional da Foroni, antes de falar sobre o mercado de agendas, é preciso lembrar da forte mudança de com- portamento dos consumidores brasileiros nos últimos anos. “Com a crise econômica instalada e o poder de compra reduzido, a exigência por produ- tos com o custo-benefício vantajoso ficou ainda mais presente, tendo como consequência um consumidor ainda mais crítico para produtos ‘perecíveis’ ou com valor acima do que ele percebe ser justo. Um ponto adicional a esta questão econômica de curto prazo é o comportamento dos consumidores digitais que com o forte crescimento do uso dos smartfones, passou a ver a agenda não de forma única, mas sim complementar e convergente com a digital, conceito de caderno de notas do seu dia a dia, praticamente um organizador.” Entendendo estas mudanças comportamentais, afirma Baena, a Foroni moldou a oferta, de modo que resultasse em uma venda por impulso, como uma lista de presentes de final de ano e, para os estudantes da linha escolar e jovem, com produtos com preços mais intermediários, migrando uma boa parte para produtos não licenciados. “Além disso, a forte mudança ficou para os consumidores da linha escolar jovem e de escritório, só que, agora, na busca de produtos com mais ofertas moldadas a um formato de planner, resultando como benefício aos consumidores uma melhor adaptação ao seu hábito de se organizar atual, além de ser bom também para o pape- leiro, por ser na grande maioria, produtos permanentes que não perdem a validade com a virada do ano, reduzindo eventuais perdas por vencimento de prazo.” Nos últimos anos, os planners vem ganhando grande destaque junto ao pú- blico e, por esta razão, para a coleção 2020, a Foroni aumentou considera- velmente, em relação à coleção de 2019, a oferta de opções destes artigos, buscando atender a todos os consumidores de diferentes faixas etárias e estilos, diversificando bastante os formatos, estampas e tamanhos. “Nas agendas, seguimos a todo vapor com as ofertas das nossas conheci- das marcas próprias, Judy, Amigas para Sempre, APS Teen, Back to Black, Pop Collections, Fruit Lovers, Versatile, entre tantas outras. Na nova coleção introduziremos novas marcas próprias como Tropical Fevers, Mermaid, Shi- ne, Blush, Unicórnio, Pink Power, Yet, entre outras. Já nas linhas licenciadas, teremos novidades com Authentic Games, Lol Surprise, Doorables, além de tradicionais como Ferrari, Emoji, Minions, Marie, Moranguinho, Barbie, Car- ros, Batman, Patrulha Canina e outras de grande destaque”, adianta Baena. O uso de novos materiais tecnológicos e a aplicação de acabamentos di- versos como, verniz, glitter, adesivos, miolos com variações de cores para cada mês garante diferenciais importantes, destaca o gerente. “Tudo isto somado, agrega valor às agendas e atrai um público cada vez mais exigen- te, sem deixar de lado o custo-benefício. Todas as agendas Foroni são pro- duzidas com papel que tem certificação FSC (Forest Stewardship Council).” Produto atrativo A nova coleção de agendas Jandaia está associada a grandes franquias, nas quais a empresa está acreditando e apostando para a nova temporada. “Fazemos uma entrega de produtos bastante atrativos, compostos por um conjunto de capas com leiautes superdivertidos, capas com processos e recursos que estão alinhados às tendências de consumo mundiais e, ainda, com um interior recheado de conteúdo, interações, onde nossos consu-

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