Revista LOJAS Papelaria - Edição 284

EDITORIAL Rua José Tobias dos Santos, 37-A 05121-050, São Paulo, SP, Brasil. Tel (5511) 3837-7979 agneloeditora@agneloeditora.com.br LOJAS Papelaria, Informática, Brinquedos & Cia. é uma publicação mensal de AGNELO EDITORA. Dirigida a proprietários, diretores, gerentes e compradores de lojas, atacadistas e varejistas de materiais escolares,de escritórios, de informática e brinquedos. Circulação nacional. Revista LOJAS AnoXXVII-N.º284-Junho2019 www.lojaspapelaria.com.br Twitter - @revistalojas Diretor Presidente Agnelo de Barros Neto agnelo@agneloeditora.com.br Diretora Financeira Samantha Barros samantha@agneloeditora.com.br Editor Chefe Marcos Mila (MTb 26.418) marcos@agneloeditora.com.br Jornalistas Lucélia Monfardini (MTb 35.140) lucelia@agneloeditora.com.br Talita Molinero (MTb 74.307) talitamolinero@agneloeditora.com.br Edição de arte e Diagramação Geraldo de Oliveira geraldo@agneloeditora.com.br Editor de Fotografia Yuri Zoubaref fotografia@agneloeditora.com.br Publicidade Lício Silva Santos Junior licio@agneloeditora.com.br CTP e Impressão Gráfica Grass Depto Assinaturas/Distribuição Fernando Clarindo assinaturas@agneloeditora.com.br A papelaria, assim como qualquer outro negócio de varejo, deve se reinventar a todo instante, pois os novos tempos em que as coisas mudam tão ra- pidamente não permitem paradas. O setor de pa- pelarias é um mercado amplo e, para se destacar, os pequenos negócios precisam estar preparados para as novas tendências, mudança no comporta- mento do consumidor e concorrência. Para isso, é necessário fazer um bom planejamento e ampliar o mix de produtos e serviços buscando crescimen- to, seja físico ou de conhecimento do negócio. Se- gundo pesquisa desenvolvida pela Francal Feiras - Cognatis, dados apontam que o universo das pa- pelarias conta com 74.354 PDVs, sendo 52.704 no comércio principal e 21.650 no comércio secundário (empresas que declara- ram ter atividade de papelaria, além da atividade principal). Acompanhando esses novos tempos, é possível notar uma mudança, tanto no visual das lojas quanto nos tipos de serviços prestados, podendo até mesmo incorporar no seu interior um café, sala para leitura, ambientes exclusivos para crianças, espaços para cursos, entre outros. Uma boa dica para faturar bem no período de volta às aulas, segundo o Se- brae, é que o empreendedor deve se preparar para esse período com bastante antecedência, buscando identificar fornecedores, negociar preços, formas de pagamento etc., além de fortalecer parcerias com escolas, em busca de exclu- sividade nas listas de materiais. Após esse período, outros produtos de menor sazonalidade continuam sendo comercializados e, para isso, o empreendedor deve fazer um planejamento para lidar com a queda das vendas e pensar em como aproveitar as datas comerciais. As lojas podem buscar também parcerias com empresas focando vendas cor- porativas e apostar em serviços, como a criação de áreas internas voltadas para cursos de artesanato e pintura, por exemplo, para garantir o movimen- to na loja durante todo o ano. A instituição indica inda que, para que as pequenas papelarias continuem crescendo, também, é preciso diversificar o mix de produtos, procurando oferecer a seus clientes itens com maior valor agregado, especialmente no segmento de material de informática, presentes e prestação de serviços - como impressão de cartão de visitas, fotocópias, folhetos, encadernações, entre outros. Para atender nichos específicos e se diferenciar no mercado, aponta o Sebrae, estão surgindo novos modelos de negócios como as chamadas papelarias de luxo e as papelarias especializadas em materiais técnicos. Em geral, essas lojas possuem como características uma decoração bem cuidada e oferecem uma enorme variedade de produtos com design especial, além de ofertar também os artigos de uma papelaria tradicional, com visual e acabamento que os fazem ser reconhecidos como presentes bonitos e úteis. Esses negócios destinam-se a um público mais exigente e requerem um mix variado de pro- dutos compostos e técnicos, como papéis de gramaturas especiais e dimensões diferenciadas. Diversificar para sobreviver e crescer. Pense nisso! Marcos Mila LOJAS PAPELARIA - JUNHO 2019 3 Inovar para sobreviver

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=