Revista LOJAS Papelaria - Edição 285

50 JULHO 2019 - LOJAS PAPELARIA GESTÃO As mudanças tecnológicas estão se propagando numa velocidade explosi- va, o que representa um desafio constante para as empresas, independente do perfil e do ramo de atividade. Para as empresas familiares, que represen- tam 90% dos empreendimentos no País e respondem por 65% do Produto Interno Bruto, esse desafio é ainda maior. De um lado, elas têm um legado a preservar e, de outro, precisam incorporar novas tecnologias - como inteli- gência artificial, internet das coisas, blockchain, biotecnologia, entre outras - e o conceito de inovação. Segundo pesquisa da KPMG, divulgada no ano passado, feita com 217 empresas familiares brasileiras, a participação nos chamados segmentos de ponta - tecnologia, software e telecomunicações - gira em torno de 1%. Com tantas mudanças disruptivas surgindo a todo instante, as empresas familiares que ainda têm uma visão tradicional de negócios precisam cons- truir uma cultura de inovação. Esse é o caminho para assegurar a longe- vidade dos negócios. O especialista em sucessão familiar e fundador do Fórum Brasileiro da Família Empresária - FBFE, Nelson Cury Filho, diz que a transformação digital e cultural no universo das empresas familiares pode ser uma ameaça, mas também uma oportunidade para uma profunda trans- formação. O desafio está em equilibrar legado e inovação, afirma o funda- Inovação contribui para longevidade de empresas familiares dor do FBFE, que promoveu em junho o Family Business Innovation 2019, evento voltado para fundadores, sucessores e single family offices. Assim, além de conseguir passar da terceira geração, as organizações fami- liares se deparam hoje também com o desafio de assimilar as transforma- ções digitais. Para isso é importante que a organização tenha um propósito claro, para guiar o processo de tomada de decisões. Os negócios familiares apresentam vantagens competitivas gerenciais, en- tre as quais agilidade e maior autonomia na tomada de decisões, pois o conselho de família costuma ser composto por um número reduzido de pessoas. Além disso, os gestores têm uma visão de longo prazo, estão preocupados em deixar um legado para as gerações futuras. E o fato de os donos estarem diretamente vinculados e comprometidos com a identidade da organização contribui para a reputação e credibilidade da empresa. Há ainda outra vantagem competitiva, que é a tradição. Cada vez mais, o mercado valoriza as empresas que se orgulham da sua origem. Para alguns especialistas, o século XXI pertence às empresas familiares. Elas se distinguem pela facilidade de se adaptar ao mercado competitivo, pois ao longo de sua história tiveram de vencer inúmeros desafios para sobreviver. O desafio está em equilibrar legado e inovação.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=