Revista LOJAS Papelaria - Edição 286

44 LOJAS PAPELARIA Mais de 5000 empresas caem na malha fina da Receita Federal Novos procedimentos de fiscalização levam empresas à malha fina pessoa jurídica e multas aplicadas pela Receita Federal somam mais de R$ 1 bilhão O Projeto Malha Fiscal da Pessoa Jurídica da Receita Federal está a todo vapor. Há alguns anos as obrigações fiscais passaram a ser exigidas em formato digital, quando a emissão de notas fiscais e escrituração contábil das operações de empresas brasileiras passaram a ser entregues rotineiramente à Receita Federal, o que permitiu desde então, que os mecanismos de fiscalização e o cruzamento de informações eletrônicas colaborassem muito para o sucesso em operações de fiscalização e otimização no recolhimento de tributos. Em operações realizadas entre março e abril deste ano, 5.241 empresas foram autuadas. E as irregularidades tributárias identificadas geraram uma arreca- dação total de R$ 1.002.536.449,16. Fábio Ferraz, sócio da Mamere & Ferraz Advogados, que é o primeiro escritório de advocacia especializado no setor supermercadista, destaca dois pontos: “o primeiro é o fato de a operação, apesar de ter ocorrido neste ano de 2019, referir-se a irregularidades apuradas no exercício de 2014 tanto no Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) quanto na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)”, bem como, alerta que “tais operações devem se tornar rotineiras e empresas com eventuais inconsistências, passíveis de cair na malha fina devem realizar procedimentos de verificação e prevenção como forma de evitar surpresas desagradáveis”. O Fisco já anunciou que em junho iniciou as ações referentes 2015 e o envio de cartas para mais de 14 mil empresas, que somam recolhimentos de aproxi- madamente R$ 1,5 bilhão desta vez, bem como, devem em um futuro próximo, estender a fiscalização para tributos como PIS/Cofins. Sendo assim, como sugeriu Fábio Ferraz, as empresas devem buscar a regularização e possíveis correções, evitando futuras autuações. Para isso, é impor- tante contar com a ajuda de profissionais especializados. Lexmark nomeia novo Presidente e CEO A Lexmark anunciou que o seu conselho de diretores selecionou por unanimidade Allen Waugerman como presidente e CEO da companhia Waugerman (foto) ingressou na Lexmark em 1991, ano em que a empresa foi criada, e atuou em várias funções de liderança, incluindo a liderança da empresa em uma base interina durante a busca do CEO. Desde 2016, Waugerman atua como vice-presidente sênior e diretor de tecnologia da Lexmark. A escolha por Waugerman foi feita após uma extensa pesquisa em que numerosos candidatos altamente qualificados foram considerados. Ele sucede Rich Geruson, que deixou a empresa em novembro de 2018. “Temos o prazer de nomear Allen como presidente e CEO da Lexmark”, afirma Mickey Kantor, presidente da diretoria da Lexmark. “Ele traz forte liderança, integridade, profundo conhecimento de tecnologia e um histórico de compromisso com o sucesso da Lexmark, fazendo dele a escolha certa para liderar a empresa em direção ao crescimento global contínuo”. Waugerman é bacharel em engenharia elétrica pela Universidade de Kentucky. Ele é membro do Conselho Consultivo do Reitor da Faculdade de Engenharia da Universidade de Kentucky e faz parte do conselho do YMCA de Central Kentucky. Estou orgulhoso das conquistas recentes da Lexmark, incluindo o maior lançamento de produto em nossa história e o desenvolvimento de novas solu- ções e serviços, como ofertas baseadas em nuvem “, comenta Waugerman. “Estou ansioso para alavancar nossos pontos fortes e nossas tecnologias em direção a amplas estratégias de crescimento global que posicionarão a Lexmark para o sucesso no futuro.”

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