Revista LOJAS Papelaria - Edição 287

CADERNOS LOJAS PAPELARIA - OUTUBRO 2019 39 com gramaturas diferenciadas), os Planners de mesa (versão 4 estampas 4 cores, versão econô- mica) e os Cadernetas de anotação pocket (com cantos arredondados, fechamento em elástico, fitilho marcador de página com pingente). A equipe de marketing enfatiza que priorizar a qualidade dos produtos sempre é importante e ouvir o que o consumidor deseja e entregar o produto como esperado é, sem dúvida, a melhor estratégia. Diferentes estilos As principais tendências para 2020, de acordo com Andresa Souza, supervisora de marketing da Foroni, são estilo minimalista, estampas e ícones que acompanham a moda, com texturas, materiais diferenciados, brilho, metalizado e co- res pastel. “Envolto a esses principais pontos, temos que analisar mais profundamente e divi- dir em categorias que acabam se transforman- do nos nossos produtos para diferentes tribos e gostos. Um grande exemplo de sucesso é a nossa nova linha Blush, que surgiu da tendên- cia de pinturas aquareladas, cores pastéis e um estilo mais clássico. Quando vamos para um produto mais minimalista ainda, lançamos este ano a linha Shine, que tem como foco o material diferenciado metalizado para a capa . Saindo dessa tendência mais minimalista e indo para um estilo mais pop com muita infor- mação de moda,  lançamos a linha Retro Pop, com o retorno aos anos 80/90 com cores mais análogas e com pets em destaque. Acredita- mos também que, daqui pra frente, produtos serão desenvolvidos mais pelo estilo do que fo- cados para as faixas etárias, e essa é a grande tendência para 2020.”  Para a Foroni, explica Andresa, a inovação é um ponto de destaque e foco, que imprime essas novas tecnologias nos produtos, tan- to em materiais, processos produtivos e novos formatos, pensando sempre fora da sua zona de conforto. “Nossos planners Shine com for- mato diferenciado, páginas internas com cura- doria de informação e especialmente diagra- mados, mais as capas metalizadas, são nosso grande exemplo de sucesso.”  Para a supervisora de marketing, o diferencial da Foroni está no quesito desenvolvimento de cria- ção e produto. “Nossa linha “Amigas para Sem- pre” é o exemplo de uma estratégia bem ela- borada e bem executada. Produtos muito bem pensados, desenvolvidos com muito carinho e dedicação, pensando diretamente no con- sumidor que queremos atingir e nos conectar. Podemos dizer até que essa conexão é bem pessoal, conversamos com consumidores, ou- vimos suas tendências e suas necessidades. E tem que ficar bonito!”  Integração Após anos trabalhando no mercado de cader- nos, a jandaia viu que, cada vez mais, os con- sumidores buscam produtos que se conectam emocionalmente com eles, através do estilo e marca, mas que estejam dentro do preço que Carbrink

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