Revista LOJAS Papelaria - Edição 287

LÁPIS PRETO LOJAS PAPELARIA - OUTUBRO 2019 45 Qualidade e desempenho Além dos modelos individuais, opções em blister, acompanhadas por borracha e apontador nas mes- mas cores, têm sido uma aposta da Faber-Castell para a volta às aulas. Em relação à tendência de cores, esclarece Marcelo Vecchi, gerente de comu- nicação externa, tons pastel continuam liderando a lista dos preferidos do público joveme apaixonados por itens de papelaria. Vecchi ressalta o quesito qualidade para esse pro- duto. “A mina grafite precisa ser resistente e ma- cia para garantir uma escrita forte ao consumidor. Os EcoLápis Faber-Castell têm alta qualidade e alto desempenho para escrever, apagar e apontar. Fabricados com madeira de reflorestamento, deslizam sobre o papel sem cansar a mão e são totalmente sustentáveis, já que sua produção e decomposição não poluem o ambiente. Além disso, ao realizar o plantio das árvores, a Faber- -Castell retém uma grande quantidade de CO2, contribuindo para a qualidade do ar.” Em 2015, um estudo científico da Associação de Inspeção Técnica alemã TÜV Rheinland, confirmou que as florestas da Faber-Castell no Brasil absor- vem mais de 900 mil toneladas de carbono. “Isso significa que elas retêm consideravelmente mais CO2 do que a empresa emite em todo o mundo, garantindo à marca o certificado de empresa verda- deiramente carbono neutra”, reforça Vecchi. A Faber-Castell faz pesquisas para conhecer o consumidor, seus desejos e necessidades para atendê-lo sempre da melhor forma, lembra o ge- rente, ressaltando que, além disso, a empresa está constantemente investindo em seus processos tec- nológicos. O aprimoramento das linhas de produ- ção, a qualificação dos recursos humanos, além do desenvolvimento de matérias-primas de qualidade são prioridades para a empresa. “Vale dizer que a companhia tem todo o cuidado na produção de seus EcoLápis. As três fábricas no Brasil (São Carlos-SP/, Prata-MG e Manaus) e 9.500 hectares de floresta cultivada são respon- sáveis pela produção de 1,9 bilhão de EcoLápis por ano. O projeto de plantio e os EcoLápis são certificados pelo FSC - Forest Stewardship Council - que é uma organização independente, não gover- namental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo. Em 2004, o processo produtivo da Faber-Castell também recebeu o certificado ISO 14001, conquis- tando a recertificação em 2010”, informa Vecchi. Em diversas pesquisas com os consumidores reali- zadas pela empresa, conta o gerente, notou-se que a qualidade é um dos principais atributos ligados à marca. “A tradição e o poder de inovação da com- panhia também foram fortemente reconhecidos como influenciadores diretos na decisão de com- pra e percepção de valor dos públicos de interesse. Sem dúvidas, os investimentos feitos pela compa- nhia em novas tecnologias e matérias-primas de qualidade são essenciais para seu sucesso perante os consumidores, cada vez mais exigentes e inte- ressados em novidades.” Vecchi mantém o otimismo para esse segundo se- mestre. “O período de volta às aulas é um grande momento para a empresa e sabemos que isso está diretamente ligado ao uso mais comum dos produ- tos da marca, o escolar. Porém, outros fatores com- portamentais, como a retomada de atividades feitas à mão, além do aumento da busca por itens cada vez mais sustentáveis, também contribuem dire- tamente para a movimentação do segmento. Por isso, a marca está sempre preocupada em trazer novidades e produtos que atendam às necessida- des conectadas à atualidade.” Escrita confortável A Tilibra oferece opções de lápis de personagens, coloridos, em tons pastel e neutros, com design arredondado, sextavado e triangular. O formato re- dondo desliza mais facilmente na mão, de acordo com Douglas Takahashi, supervisor de novos negócios (departamento de Marketing), permitindo uma escrita leve e confor- tável. “O sextavado, também conhecido como he- xagonal, garante a estabilidade do produto sobre a mesa, diminuindo o risco de queda. Já o tipo triangular é indicado para uso na fase pré-escolar por garantir mais firmeza às mãos. A Tilibra traz produtos cada vez mais macios para proporcionar excelente desempenho e escrita confortável. Além da qualidade, também nos preocupamos em ofe- recer um produto bonito, baseado nas principais tendências do mercado, com cores e estampas modernas que agradem todos os tipos de consu- midores.” Takahashi destaca a qualidade como um item es- sencial. “Todas as nossas linhas são produzidas com materiais para oferecer excelente desempe- nho, alta resistência e um traço macio, com ótimo custo/benefício. Os produtos precisam também seguir as atuais tendências de consumo. Além do ótimo desempenho, também devem ter o design como principal atributo. Na Tilibra, qualidade e o visual tem a mesma importância durante o proces- so de desenvolvimento.” Tecnologia A BIC tem um diverso portfólio de lápis grafite, que atende às diversas necessidades para cada perfil de consumidor. Entre os principais destaques, es- tão o BIC Evolution Pijamas, o EvolutionColors e o Evolution Neon que, além de contarem com grafites resistentes, foram desenvolvidos com design dife- renciado e divertido, conta Daniel Bellon, gerente de papelaria da BIC. “Os consumidores buscam por produtos que ofereçam qualidade e bom custo be- nefício, motivos pelos quais a BIC se destaca com a tecnologia BIC Evolution, presente nas linhas de lápis grafite. Vale mencionar que os lápis são fabricados a partir de resina sintética, mais fácil de apontar, seguro e que não lasca quando quebrado. Uma importante tendência é trazer diversão para o momento de es- crever, aí se destacam os lápis grafite Pijamas, Neon e Colors, com corpos coloridos e divertidos.” Nos itens desse segmento, Bellon destaca ainda os benefícios de apontar mais fácil, resistência a quedas, além de apagar mais suavemente. “A BIC procura desenvolver produtos com qualidade e du- rabilidade para atender aos mais diversos perfis de consumidores.” O gerente observa que a BIC tem como um de seus pilares oferecer para todos, a qualquer hora e em qualquer lugar, soluções de qualidade e com um excelente custo-benefício. “Dessa maneira, entende- mos que existe, sim, uma percepção dos consumi- dores em relação ao valor agregado ao lápis grafite, principalmente no quesito design na diferenciação do corpo. A BIC tem se destacado, sobretudo pelas linhas BIC Evolution Pijama, que tem o corpo listrado em seis cores diferentes com combinações diver- tidas e ponta colorida. Além disso, o BIC Evolution Neon, também se diferencia por seu corpo hexago- nal com cores neon, que se destacam no meio do estojo, no escuro e na sala de aula.” Bellon entende que o lápis grafite é um produto de extrema versatilidade. “É possível utilizá-lo na es- cola, ambiente de trabalho e até mesmo em casa. O design diferenciado do corpo dos lápis também é um fator de destaque, pois traz mais facilidade e conforto ao escrever ou desenhar. Além disso, a utilização dos lápis por ilustradores e praticantes de lettering pode ser um fator que irá ajudar omercado a ser impulsionado, pois esses profissionais têm cada vez mais destaque e, com isso, o interesse por lápis grafite pode crescer.”

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