Revista LOJAS Papelaria - Edição 288

IMPRESSORAS E MULTIFUNCIONAIS LOJAS PAPELARIA - NOVEMBRO 2019 35 promocionais, principalmente para linhas voltadas para o varejo e em ações de volta às aulas. Outros apresentaram ticket médio acima do praticado no primeiro trimestre de 2018, devido ao lançamento de produtos e pelo fato de que, no início do ano passado, o dólar estava mais estável e com cotação inferior, quando comparado ao mesmo período deste ano.  O resultado dessa combinação de preços gerou uma receita total de US$168.7 milhões, queda de 4,7% em relação aos três primeiros meses de 2018. Mercado maduro Para Marcelo Bonassi, gerente de desenvolvimento de mercado dos produtos de impressão de consumo da HP no Brasil, temos um mercado maduro que vai se acomodando às novas demandas de usabilidade do consumidor, seja ele doméstico ou pequenas e médias empresas. “Este crescimento vem sendo liderado pela HP. E com os lançamentos HP NeverStop Laser e Smart Tanks, pretendemos seguir com este crescimento. O volume de vendas de impresso- ras para o mercado corporativo cresceu 5,1% em base anual, com as peque- nas e médias empresas representando 63% dessas vendas. Com o aumento do empreendedorismo, a tendência é que esse mercado continue avançando. A HP desenvolveu a Neverstop pensando nesse consumidor e espera avançar no mercado de tecnologia Laser até 20 ppm (páginas por minuto).” A HP tem um portfólio muito extenso, com PCs, notebooks, impressoras pes- soais e corporativas. “Por intermédio de nossos parceiros oferecemos serviços específicos em computação e impressão com base na necessidade do cliente. Além dos produtos que já somos referência, temos um grande foco de investi- mento em inovação. Aproveitamos todo o potencial que a tecnologia nos pro- porciona para investir em conceitos, como por exemplo, blended reality, uma combinação do mundo físico real com o virtual. Por meio de um processo de scaneamento 3D, pegamos objetos do mundo real, manipulamos a imagem, juntamos com outras criadas virtualmente e podemos colocar isso de novo no mundo real através de uma impressora 3D”, afirma Bonassi. A HP, segundo o gerente, é o único fabricante de impressão que oferece todas as possibilidades de tecnologia, volume de impressão adequado, atributos de uso diferentes para qualquer tipo de demanda. “Hoje em dia no Brasil, metade do mercado imprime às vezes, abaixo de 100 páginas por mês. Neste seg- mento a HP tem 82% de participação, segundo a última medição do IDC no CQ2’19. Por outro lado temos a outra metade dos consumidores que necessi- tam imprimir muito. Para esta demanda, a HP se diferencia dos concorrentes com um portfólio que passa pelos tanques de tinta, produtos da família Ink Tank e Smart Tank. A HP tem também produtos mais robustos, indicados para profissionais liberais que necessitam ser conectados em rede e ter segurança. O portfólio conta também com soluções de tecnologia Laser, monocromática e colorida; e recentemente lançamos os tanques de Toner, a nova família HP NeverStop Laser, que vai revolucionar o mercado de tecnologia de impressão laser, trazendo muito mais economia com a já conhecida qualidade de impres- são Laser. Em relação às novidades e observando os Megatrends, a HP é a empresa que já está trabalhando nas demandas do futuro, seja com produtos de consumo, até a impressão 3D para manufatura”, ressalta Bonassi. Novas tecnologias Em 2011, a Epson revolucionou o mercado de impressão com o lançamento da primeira linha de impressoras com tanque de tinta do mundo: Epson EcoTank. Ao longo dos anos, conforme Esther Hamoui, gerente de produ- tos, essa tecnologia vem ganhando mercado, substituindo os cartuchos na casa dos brasileiros, gerando uma economia de tinta e também de energia. Além dos tanques de tinta, a Epson também lançou no mercado as novas tecnologias de cabeças de impressão: MicroPiezo e PrecisionCore, aumen- tando a qualidade, eficiência e produtividade na impressão. “As impressoras tanque de tinta estão ganhando o mercado. Segundo da- dos do IDC, no primeiro semestre deste ano, mais da metade do mercado de jato de tinta (cartucho + tanque) já é tanque de tinta. A tendência é uma impressão mais econômica, sustentável e com qualidade. Nesta linha, a Epson lançou 3 modelos de impressora de tanque de tinta com robustez e qualidade comparáveis às laser, onde é possível economizar até 90% quando comparadas com laser. Desde 2011, mais de 40 milhões de im- pressoras Epson EcoTank foram vendidas em todo o mundo e a Epson se tornou a marca nº1 em impressão sem cartuchos. Isso acontece porque as impressoras de tanque de tinta geram uma economia de até 90% de tinta e energia em comparação com equipamentos laser ou de cartucho. O custo de impressão de um equipamento a laser é de R$ 0,20 por página, enquan- to uma EcoTank Série M, 1 página custa apenas R$ 0,01”, garante Esther. Distribuição Todos os fabricantes, relata Halim Nagem, presidente da Nagem, ao longo dos últimos anos, buscaram fugir da concentração e da previsível queda do mercado após estabilização do segmento de tanque de tinta. “Após esse movimento, estamos vivendo uma retomada no mercado de jato, crescimento de lasers e recente inovação de vários fabricantes que par- tiram para tecnologia de impressoras com qualidade e produtividade de lasers pagando preços próximos de impressoras tanques de tinta. Esta inovação se adequará perfeitamente ao novo perfil corporativo decorrente do atual cenário macroeconômico.” O presidente da nagem observa que as impressoras jato de tinta perderam mercado para os modelos tanque ao longo dos últimos anos, porém os próximos períodos serão de crescimento do mercado de jato, devido à renovação do parque instalado, adequação do público ao modelo de har- dware correto e ajuste para preços mais compatíveis com a realidade do consumidor de jato. “A tendência, a curto prazo, é o mercado de tanque retrair um pouco até estabilizar após este ajuste.” A expectativa da IDC para este segundo trimestre é de queda de 3,9% e, para o ano todo, a projeção é de crescimento de 3,5%. “O ótimo desempenho do mercado total de impressão em 2018 acentua a queda em 2019, mas no último trimestre deve haver um impulso que elevará a média anual. Segundo economistas, as resoluções político econômicas projetadas para o final do ano devem reaquecer a economia brasileira e espera-se uma rápida resposta do mercado após isso,”, afirma o analista da IDC.  “Com a recuperação da confiança do empresário e do consumi- dor, aliado à estabilização econômica, podemos ter a volta de investimen- tos em estrutura, equipamentos e em novos colaboradores, e isso deve direcionar o mercado de volta ao prumo”, reflete. Segundo Rodrigo, o mesmo vale para o mercado de consumo, uma vez que a segurança pro- fissional e o equilíbrio da renda familiar podem impulsionar a substituição de equipamentos domésticos, investimento que vem sendo postergado por conta da insegurança e instabilidade no futuro por parte dos consu- midores.

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