Revista LOJAS Papelaria - Edição 289

ARTIGO 6 DEZEMBRO 2019 - LOJAS PAPELARIA MONITORES I Preparando-se com eficiência para a volta às aulas Matheus Gabassi, palestrante e fundador da ZNK Marketing. Autor no Blog da Papelaria, o blog oficial da Brasil Escolar. A única coisa que a maioria das crianças anseia pelo novo ano escolar são todos os itens legais que poderão obter para a sua mochila ficar completa! Sabemos que o movimento Volta às Aulas pode proporcionar sorrisos para elas e, com certeza, para os lojistas também. Mas no que cabe aos lojistas, é preciso preparar-se para tirar o melhor proveito possível da maior entre as sazonalidades do mercado papeleiro. Ano após ano é sempre a mesma história, porém com alguns adicionais. São tantos produtos fantásticos disponíveis, de canetas a pastas. Cadernos e agendas cada vez mais bonitos e itens essenciais, como réguas e borrachas. Temos ainda jogos de lápis de cores, canetinhas, tintas e outros itens super coloridos. Enfim, as crianças de hoje em dia são literalmente mima- das pela escolha, por isso aproveite. Esta diversidade é boa, mas pode representar um desafio para os pais com uma gama tão ampla de opções. Por isso, identifique os produtos que realmente precisam estar nas suas prateleiras e, enquanto isso, leia algumas de nossas principais dicas para vendas de artigos de papelaria escolar. Se você deseja aumentar as vendas na Volta às Aulas, abaixo estão algumas ideias que você não precisa esperar um dia sequer para começar a implementar. O que seus clientes querem? Parece uma pergunta um pouco óbvia, mas muitas das vezes é nela que está a resposta para os seus dilemas quanto ao rumo da sua loja. Os artigos de papelaria que você resolver colocar à mostra nas suas prateleiras precisam ser objetos de desejo para os seus clientes, portanto, faz sentido obter o que eles realmente gostam. Desperte o interesse das crianças e faça com que elas se envolvam no processo de tomada de decisão. Todo mundo sabe que, quando os pais vão acompanhados dos filhos para reali- zarem compras escolares, o gasto tende a ser maior. Resumindo, pergunte-se: - O que os pais querem? - O que as crianças querem? - O que os adolescentes que entram e saem sem comprar nada da sua loja querem e não estão encontrando? - E o que aqueles jovens de boné, bermudas e roupas largas estão procurando? Pense nisso, pois qualquer negócio se baseia em solucionar um problema ou atender a ne- cessidade de alguém. Atualização urgente Os produtos eletrônicos e de informática estão disponíveis? Sim, eles continuaram a apare- cer nas listas de materiais escolares e estas necessidades estão aumentando, chegando a milhares de reais em alguns casos, pois algumas escolas exigem itens como unidades USB, Chromebooks, fones de ouvido, entre outros periféricos e acessórios. A verdade nua e crua é que sua loja precisa acompanhar esta revolução tecnológica e a cada dia se especializar mais em informática, eletrônicos e entretenimento digital. Coloque alguns adereços eletrônicos à venda na Volta às Aulas de 2020. Faça o teste e des- cubra o quanto impacta no seu faturamento e margem de lucro. Cuidado com a variedade Nem sempre variedade é sinônimo de venda. Algumas pessoas são naturalmente indecisas. Nem todo mundo tem facilidade na hora de escolher entre um item ou outro. Existem casos de pessoas que realmente se estressam com o dilema e a dúvida entre produtos. Para este tipo de consumidor, prateleiras com uma enorme quantidade de opções é si- nônimo de desconforto! Sabendo disso, você precisa ter ciência de que uma quantidade exagerada de alternativas pode deixar o clien- te confuso. Ou seja, ele pode desistir da compra por isso. Este argumento apenas reforça a importância estratégica de ter um mix de produtos inteligente e segmentado para perfis diferentes de compradores. Os parâmetros básicos são: renda, estilo e gênero. Para compor este mix de marcas e produtos ideais em sua loja, você pode buscar ajuda de colegas de profissão e de associações de papelarias, como a Brasil Escolar por exemplo, que é a pioneira no segmento, conta com o conhecimento compartilhado e a experiência de mais de 60 lojas, sendo a maior rede de papelarias e afins asso- ciados do país. Com ela, o lojista tem acesso privilegiado aos maiores fornecedores do mercado e a excelentes ne- gociações para compras completas e unificadas em um ambiente cooperativo. Crie uma seção especial de Volta às Aulas Faça um corredor especial de Volta às Aulas em sua loja para facilitar a localização do que os compradores mais procuram. Coloque todos os itens, promoções e ofertas relacionadas em um único local, para que seja mais con- veniente para os clientes localizarem o que precisam. Conveniência A conveniência é um dos principais fatores de atração que toda loja de varejo precisa ter. Tenha a mentalidade

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