Revista LOJAS Papelaria - Edição 289

ARTIGO LOJAS PAPELARIA - DEZEMBRO 2019 7 de sempre facilitar a vida de seus clientes e eles, consequentemente, serão mais fiéis ao seu estabelecimento. Respire palavras como: facilidade, prati- cidade, simplicidade, agilidade, velocidade, prestatividade e solidariedade. Atendimento detalhado Seja muito detalhista e atencioso no atendimento e nas descrições dos seus produtos. Adicione medidas, material, opções de cores e outras infor- mações relevantes. Isso permite que os compradores decidam se o produto é adequado para eles. Alinhe as expectativas sobre as mercadorias e seja transparente ao máximo. Talvez se pergunte: - Mas se eu for tão transparente assim, os clientes não irão comprar nada. A resposta neste caso é: pare de vender produto ruim na sua loja! A maior malandragem da vida é ser honesto. Te desafio a fazer o teste e ver se o Bem Maior não irá conspirar ao seu favor. Prateleira vendedora Organize sua loja. Uma loja organizada vende mais. Identifique claramente as categorias das prateleiras. Ao lado das etiquetas de preço, coloque in- formações únicas e relevantes que ninguém costuma colocar, por exemplo: “cola madeira” ou “não cola madeira”, “marcador permanente”, “fácil de limpar”, “produto não tóxico”, “para crianças de x a x anos” etc. Informações detalhadas de produtos fazem de você mais confiável e o di- ferenciará dos comerciantes com atendimento vago de meias palavras. O atendimento lhe ajuda a não ficar brigando apenas por preço! Aumente seus esforços nas redes sociais Não se esqueça do marketing de mídia social. Afinal, ainda é verão e as férias vão começar. Portanto, é provável que os alunos que não precisam se preocupar com a lição de casa ou com a escola estejam verificando suas redes sociais com mais frequência. Atenção vs Relevância Atenção é tudo, porém entregue relevância! Mantenha o seu feed e stories sempre vivos com cores e imagens que inspiram o desejo de compra nas crianças e no público em geral. Cores É cientificamente comprovado que as cores impactam nas vendas, na atenção e na percepção das coisas. Por isso, invista em um design atrativo, mostre os seus itens mais interessantes como objetos de desejo e não apenas ofertas de varejo. Fontes Cuidado com fontes genéricas, ou seja, a grafia das letras também comu- nica. Estar presente em uma rede não significa que você está comunicando de forma eficaz. A cor, a fonte, as palavras, tudo compõe uma mensagem que precisa ser clara e interessante. Frequência Certifique-se de transmitir atualizações da sua empresa regularmente. Nem sempre tem que ser sobre suas últimas promoções de Volta às Aulas! Seja relevante o ano inteiro e inspire o desejo de ser seguido.  Você também pode compartilhar conteúdo educacional gratuito através das redes sociais, como os artigos do blogdapapelaria.com.br por exem- plo! (risos) Desta forma, sua página não fica marcada como se fosse aquele “vendedor chato” que não dá espaço para o cliente respirar. No Instagram você pode clicar no botão de direct, logo abaixo de uma publicação que julgar concomitante e adicioná-la ao seu story. Já no Face- book é só clicar em compartilhar quando ver alguma publicação que faça sentido para sua marca. Ao praticar isto, além de compartilhar um conteúdo relevante para as pes- soas, você irá criar relacionamento com outras páginas que também tem um público semelhante ao seu e gerar o sentimento de reciprocidade do outro lado. Insight Final - Planejamento Eficaz Por fim, recomendo que haja sempre um planejamento e não deixe para pen- sar no que você pode fazer de diferente na próxima Volta às Aulas às véspe- ras da virada de cada ano. Empresas de sucesso estão sempre executando um plano e escrevendo outro simultaneamente. A inovação é constante. Um plano eficaz é aquele onde identificamos o que tem que ser feito, sa- bemos fazer o que tem que ser feito e por final, fazemos o que tem que ser feito! Tudo o que é deixado para última hora tem menor chance de dar certo. A única certeza da vida é a mudança e mudar sempre será neces- sário para quem deseja se manter vivo e crescendo no mercado. Por isso, planeje e acostume-se com as mudanças. Não seja refém de circunstâncias tecnológicas, instabilidades mercadológicas ou questões políticas. O dinheiro não para de se movimentar, às vezes, você só está focando no sentido errado, para algum lugar ele está fluindo. Siga o rastro dele, mude a rota, adapte-se e continue ca- minhando na direção do progresso. Mas não ame o dinheiro, ame as pessoas. O amor ao dinheiro produz um tipo de relacionamento doentio que corrói a alma. Acima de tudo, mantenha a ética e a honestidade, não se corrompa e valorize parcerias. Ganhar sozinho não tem graça. É mais gostoso quando nós ganhamos! A vida não foi feita para viver no singular. Consciência limpa não tem preço.

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