Revista LOJAS Papelaria - Edição 290

8 JAN/FEV 2020 - LOJAS PAPELARIA CARTUCHOS E TANQUES DE TINTA ORIGINAIS Melhor performance Empresas procuram conscientizar das vantagens dos produtos originais para os equipamentos, além do melhor custo-benefício O mercado de consumíveis conta com uma sazonalidade à parte das demais categorias de produtos. Este é um mercado mais constante e que varia de acordo com a necessidade de reposição do consumidor, ao invés de datas comemorativas, como Black Friday, entre outras. Para 2020, a perspectiva da Epson em garrafas de tintas é de con- tinuar crescendo de forma robusta, alinhado com o crescimento da base instalada de suas impressoras EcoTank, proporcionando cada vez mais conveniência e principalmente qualidade, observa Gui- lherme Pinheiro, gerente de produtos e consumíveis da Epson. “Em cartuchos, o parque instalado de impressoras que formamos du- rante os últimos anos mantém este mercado também com bastante relevância.” Sabrina Lacerda, gerente de produtos de suprimento da HP no Brasil, também vê perspectiva de crescimento do mercado de im- pressão em 2020,  e a HP está focada em ampliar a presença nos pontos de venda e, também, oferecer facilidades como entrega em domicílio e retirada de cartuchos usados para reciclagem. “Existem muitos desafios para educar o consumidor sobre a importância e os benefícios do uso de cartuchos e tanques originais. A HP tem trabalhado fortemente em campanhas informativas, bem como em oferecer ao consumidor mais facilidade e economia na compra de produtos originais.” O cartucho original sempre vai ser a melhor opção quando o cliente busca qualidade de impressão superior e quer manter o equipamen- to nas melhores condições possíveis de uso, defende Leonardo Mar- ques, especialista de produtos da OKI Data Brasil. “Com o dólar em um patamar mais alto, o cartucho não-original perde ainda mais a atratividade. Com isso, a expectativa para 2020 é que o mercado de suprimentos originais seja mais estimulado do que em outros anos.” Tecnologia x preços A tendência natural de todos os equipamentos de informática é a adequação dos preços definida pelo próprio mercado, entende Mar- ques. “A inclusão de novos recursos traz facilidade ao dia a dia do usuário. Temos, no Brasil, pelo menos 10 fabricantes de impressoras laser, disputando um mercado de aproximadamente 530 mil unida- des/ano, segundo o IDC. Em um mercado extremamente competiti- vo como este, a renovação do parque de impressão não acontece na

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=