Revista LOJAS Papelaria - Edição 291

22 LOJAS PAPELARIA MARÇO 2020 QUADROS Com planos de aumentar a sua participação de mercado, que já é bem significativa, a Stalo vem realizando investimentos em sua estrutura inter- na e processos que devem elevar em até 30% sua capacidade produtiva. Dessa forma, para os primeiros meses do ano as medidas já vêm sur- tindo um bom efeito, permitindo um crescimen- to bem elevado em comparação com o mesmo período de 2019. “Fizemos um grande investimento na parte lo- gística interna. O transporte dos produtos se- miacabados de um setor para outro, que hoje depende de empilhadeira, vai ser todo auto- matizado e realizado através de esteira, o que extingue a movimentação de empilhadeiras dentro da empresa. Com isso, segundo nossos estudos, teremos um ganho entre 15% e 30% de produtividade”, informa Carlos Eduardo Man- frinato, CEO da empresa. Outro grande investimento está sendo feito na linha de laminação. Hoje, as colagens são feitas por meio de pistolas, manualmente, e agora a linha será toda automática. Dentro do segmento de laminação, que é fórmica, hoje, a capacidade é de 40 quadros por hora e, com o investimento, passará para 250 quadros por hora, com me- tade dos colaboradores que atuam nessa linha, conforme Manfrinato. A meta de crescimento para este ano, de acordo com o CEO, é ousada: 28%. “Também porque fizemos a opção de sair dos grandes magazi- nes e precisamos repor isso. E os meses de ja- neiro e fevereiro já foram surpreendentes, pois estamos acima de 100% em relação a 2019. Acredito que muito disso se deve à máquina do governo, que está investindo nas escolas e isso está movimentando mais o mercado. Neste ano, nós também fomos homologados pela FDE do Estado de São Paulo e nacional. Dessa forma, estamos atendendo todas as escolas estaduais e municipais com produtos específicos.” Ações de divulgação Neste ano, a Stalo vai lançar uma campanha com displays. “Estamos lançando três tipos Metas arrojadas de crescimento Com vários investimentos e novos focos de atuação, Stalo projeta crescimento de 28% para 2020 Eduardo Manfrinato, CEO da Stalo de display. Fizemos uma pequena amostra dos nossos produtos em uma loja aqui em Bauru, expondo-os de uma forma que o cliente consiga entendê-los melhor e comprá-los. Colocamos também juntos os acessórios. Isso permitiu um aumento de 40% nas vendas dos nossos pro- dutos, devido à exposição. Assim, o nosso pes- soal de design desenvolveu uma linha de expo- sitores. Vamos montar uma campanha, onde o cliente compra uma quantidade de quadros e vai ganhar um display pequeno, médio ou grande (até 2 metros), conforme essa quantidade adqui- rida. Estamos também fazendo campanhas pela internet pelas redes sociais”, revela Manfrinato. Certificação A Stalo é a única fabricante de quadros no Brasil que tem certificação ISO 9000, de acordo com o CEO. “Temos todo um rastreamento de produ- to, tipo de matéria-prima utilizada, tipo de tinta que foi utilizada na pintura, fazemos testes de apagabilidade em todos os lotes, testes estes desenvolvidos por nós, juntamente com uma universidade aqui de Bauru. Fazemos os testes com os acessórios, tudo isso para garantir o nosso produto.” A empresa trabalha com uma rede de 80 repre- sentantes comerciais e 45 escritórios, atenden- do todo o território nacional, além de exporta- ções para Paraguai, Uruguai e Bolívia. “Estamos abrindo um escritório em Portugal e vamos fazer a expansão para o mercado europeu agora no segundo semestre”, adianta Manfrinato. Participação Nesse segmento, não existe um estudo que aponte todas as empresas do mercado. É difí- cil mensurar, conforme o CEO, porque existem muitos fabricantes locais. “Uma lousa, um pró- prio marceneiro consegue fazer, mas fazemos estudos com os nossos maiores concorrentes e, segundo esses estudos, estamos com entre 40% e 50% do mercado nacional, à parte dos fabricantes regionais. O mercado é muito gran- de e muitas empresas que têm um múltiplo por- tfólio, também fabricam lousas, mas como pro- duto secundário.” A Stalo tem 29 anos e está na segunda geração administrativa, tendo como principais produtos as lousas, com capacidade produtiva de 85 mil lousas/mês. Havia uma linha de móveis peque- na, cujos clientes eram grandes magazines, como leroy Merlin, C&C, que foi descontinuada e, assim, passaram a focar nas lousas, atenden- do tanto o mercado de papelarias (distribuido- res), como corporativo, e também as escolas diretamente. Os segmentos estão divididos em distribuição (60%) e escolas 40% (este último em forte ascenção). Fábrica A Stalo foi inaugurada em 91, quando o pai de manfrinato, à época, comprou uma fábrica de suporte de papel e acabou construindo a uni- dade atual, com o início de fabricação de lousas de alumínio. “Hoje, estamos com 10 mil m2 de área construída. Temos 95 funcionários, produ- zindo todos os tipos de lousa (quadro branco ultravioleta, fórmica, porcelana). Temos lousas com 30 anos de garantia. Os produtos de alto valor agregado são aqueles que vão para as es- colas, são vendas mais técnicas. Temos produ- tos complementares, como quadros, flip chart, quadro móvel, além da linha de acessórios, que inclui marcador de quadro branco, apagadores, entre outros. Estamos em vias de fazer uma par- ceria com uma grande empresa aqui no Brasil também, cujos produtos devem estar chegando ao mercado no segundo semestre. Nós produ- zimos as lousas e distribuímos os acessórios.”

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