Revista LOJAS Papelaria - Edição 292

LOJAS PAPELARIA 13 REDES SOCIAIS Na tentativa de limitar a disseminação do novo Coronavírus, governos de vários estados do Brasil têm tomado medidas para aumentar o distancia- mento social. Em tempos de quarentena, algumas soluções tecnológicas têm unido amigos e desconhecidos para minimizar o isolamento. Durante este período, a tecnologia tem sido fundamental não só para pas- sar o tempo navegando em redes sociais e em streaming (transmissão de conteúdo, como áudio ou vídeo, on-line), mas também - e principalmente - para dar continuidade as interações humanas. “Já que não podemos ter relacionamentos humanos nem ficar muito próximos, a internet cumpre esse papel, além de promover ações sociais como o compartilhamento de listas de supermercado, compra de produtores locais e outras ações. A tecnologia tem esse objetivo, ser um canal facilitador para atividades humanas”, afirma Maria Carolina Avis, professora do curso de Marketing Digital do Centro Universitário Internacional Uninter. A tecnologia aproxima as pessoas não só em tempos de crise, mas no cotidiano. A chegada dos aplicativos, das redes sociais e até mesmo dos buscadores (como o Google) mudaram o modo de vida. Maria afirma que o uso dessas soluções aumentou durante o isolamento social. “Já que não podemos ficar circulando, indo ao supermercado e nem a restaurantes, os serviços de delivery estão sendo muito utilizados. Aulas on-line, serviços de streaming (como o YouTube por exemplo) e redes sociais acumulam absurdos números de acessos todos os dias durante a crise, já que as pessoas buscam entretenimento e uma atividade que ajude em suas ta- refas”, comenta. Videoconferências Outro movimento comportamental apontado pela professora foi o aumento na utilização de ferramentas de videoconferência por pessoas que, mesmo com a distância física, querem se comunicar e manter um contato humano por precisarem ficar longe fisicamente. “Também estão sendo muito usa- das por empresas, para que seus colaboradores continuem suas ativida- des habituais e por instituições de ensino para que seus alunos continuem aprendendo”, completa. A professora ressalta que a utilização dessas soluções tecnológicas neste período de crise pode mudar o comportamento e a cultura organizacional. As equipes da Microsoft, por exemplo, registraram, desde o final de janei- ro, um aumento de 500% no uso interno das suas soluções Teams para reuniões, chamadas e conferências na China. Segundo a empresa, o uso também aumentou nos Estados Unidos. Tecnologia aproxima pessoas em período de isolamento Ferramentas de videoconferência, redes sociais, aplicativos de entrega, canais de streaming e cursos a distância estão sendo mais utilizados no período de quarentena “Muitas companhias que antes não acreditavam no trabalho em regime de teletrabalho agora se obrigam a adotar essa opção. Mais importante que as ferramentas que estamos recorrendo durante os tempos de crise é a cibercultura, que estará avançada após a pandemia. Como tudo na vida, tudo que é ruim tem uma parte boa”, afirma Maria. Educação que aproxima Com o objetivo de oferecer apoio à comunidade e garantir que as pessoas continuem com seus sonhos de graduação e profissionalização neste mo- mento de pandemia, o Centro Universitário Internacional Uninter está dan- do desconto de 40% nas mensalidades, matrícula e curso de inglês grátis. A instituição, referência em educação a distância (EAD), não parou o seu ano letivo e os alunos continuam estudando sem prejuízos e atrasos, inclu- sive nos cursos presenciais e semipresenciais. Além disso, o centro universitário disponibiliza nove cursos de extensão à distância, gratuitos. Estas aulas têm duração variada, de 10 a 90 horas, e abrangem diversas áreas: literatura infanto-juvenil, educação ambiental, técnicas para negociação, entre outras. Elas estão acessíveis para qual- quer pessoa, independentemente de estar matriculada na instituição ou não. Para realizar a inscrição e conferir mais detalhes sobre os cursos dis- poníveis, basta acessar o site www.uninter.com/extensao/gratuitos/. Quem acessar as redes sociais do Grupo Uninter ainda terá à disposição palestras, seminários, contação de histórias, dicas de exercícios físicos, entre outras atividades ao vivo, diariamente. Segundo Mario Henrique Thomé da Cruz, diretor de captação da Unin- ter, esta iniciativa foi criada priorizando a necessidade de novas atividades durante este período de estresse. “Estamos em um momento em que é preciso permanecer em casa e isso nos leva a desenvolver novos hábitos, principalmente para cuidar da nossa saúde mental. Fazer um curso em casa é uma oportunidade única para acumular aprendizado e enfrentar a ansiedade deste período de isolamento social”, explica.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=