Revista LOJAS Papelaria - Edição 292

LOJAS PAPELARIA 29 e o bem estar da equipe de trabalho, incluindo home office para a equipe administrativa, intensificação de limpeza de pontos comuns, distribuição de máscaras, cancelamento de todos os eventos internos e externos etc.” Na ACP, a compra de alguns insumos mais específicos não tem sido fá- cil, de acordo com Zaw. “Com a quarentena, muitas empresas fecharam as portas ou diminuiram seu quadro de funcionários. O abastecimen- to do mercado caiu muito, pois com as papelarias fechadas, o que ga- nhou força são as empresas que trabalham com vendas on-line. Com o comércio fechado e restrições quanto à visitação aos clientes que ainda funcionam, e-mails marketing, redes sociais e contatos telefônicos tem sido o melhor meio de manter a imagem da marca ativa no mercado.” O gerente de marketing da ACP acredita que as vendas do setor de- vem ganhar uma nova dinâmica com os meios digitais. “Quando as coisas se normalizarem, creio que a população terá novos conceitos quanto a contato físico e aglomerações. Vendas on live devem ganhar grande importância, o comércio de rua e os distribuidores devem se preparar para a nova realidade que vamos viver no futuro. O consumi- dor deverá conseguir ter uma experiência virtual mais abrangente sobre o produto office que lhe interessa no momento da compra, com mais informações sobre o produto, talvez imagens 360 graus nos sites, en- fim, existem muitas possibilidades a serem estudadas e viabilizadas.” Com as famílias em casa, observa Takahashi da Tilibra, as vendas on- -line têm aumentado em todos os segmentos e as empresas têm buscado soluções para atender a alta demanda. ”A Tilibra, com toda a sua linha de materiais escolares e acessórios para escri- tório também têm se adequado, trabalhando junto a clientes e distribuidores de maneira a atender essa procura. Os produtos para orga- nização ganharam destaque no atual cenário, mas os itens de papelaria também aparecem com força na medida em que as crianças estão tendo aulas on-line e necessitam de materiais, com os pais sendo seus principais educado- res. Estaremos preparados para esse retorno, com planos e operação em sintonia com as necessidades de nossos clientes. As vendas serão consequência de um trabalho sério de toda a equipe Tilibra em parceria conjunta com nossos clientes.” Para Zanette, da Frama, sem dúvida, a forma como as pessoas adquirem seus produtos está passando por uma acelerada transformação. “O processo de compras on-line estava em ama- durecimento, com alguma resistência por parte relevante da população, mas a necessidade de as pessoas ficarem em casa, fez com que este processo fosse acelerado. As pessoas estão percebendo que podem adquirir seus produtos sem sair de casa, ainda mais quando se trata de marca conhecida ou de produto que não exija uma avaliação no local. Produtos mais básicos de papelaria se enquadram perfeitamente nes- tas condições, de modo que, certamente, terão as vendas on-line aumentadas mesmo após o retorno à normalidade. Acreditamos que há uma demanda reprimida que será rapidamente absorvida por parte dos consumidores. O mais importante neste momento é acreditarmos no nosso país e, fundamentalmente, na capaci- dade que temos de superar crises. Precisamos nos manter otimistas e convictos, que depois de um período tão difícil, algo muito bom está reservado a todos aqueles que se mantiverem ativos e acreditando.”

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