Revista LOJAS Papelaria - Edição 293

LOJAS PAPELARIA 17 INSTRUMENTOS DE ESCRITA Com a chegada da Staedtler - fabricante alemã de materiais de escrita, pintura e desenho - no Brasil, em julho de 2019, a marca concretizou sua expansão para a América Latina e construiu, junto com o mercado, suas estratégias para crescer no país. O objetivo central desde então, é colorir o futuro da marca, oferecendo aos clientes e consumidores uma ótima experiência com a marca e seus produtos. Após se instalarem em solo brasileiro, a multinacional vinha executando o plano e se estabele- cendo ao longo dos meses, no que diz respeito ao aumento do mix de produtos, distribuição e posicionamento no PDV. Em um momento tão significativo quanto o de estabelecer uma operação no Brasil, também teve de se adaptar com os impactos trazidos pela pandemia do Covid-19. Com mais de 30 representantes de vendas atuando em todo o país e metas realistas para 2020, a companhia já está com o novo plano traçado. “Estamos muito atentos ao movimento do mer- cado neste ano, marcado pela pandemia. Tivemos que remanejar algumas perdas, como even- tos importantes do segmento de papelaria  e nossa convenção de vendas, mas atuamos rápido com novas atividades junto aos nossos consumidores, clientes e equipe, atentos também ao nosso inventário, nacionalizamos uma importante importação para garantir abastecimento aos nossos clientes, incluindo mix de produtos e lançamentos’, conta Alexandre Facci, diretor de operação da Staedtler do Brasil. Juliana Rett, gerente de marketing da multinacional, reforça o quão importante foi adaptar, re- forçar e traçar novos caminhos em um momento de fragilidade global. “No Brasil, o esforço foi manter o time de colaboradores e representantes engajados, através de atividades semanais com a equipe de gestão”, explica a executiva que promoveu treinamentos remotos para os vários níveis de equipe. Além dos grupos citados acima, os clientes e os consumidores finais foram igualmente assis- tidos. “Buscamos entregar conteúdos relevantes aos clientes e incentivá-los no uso de ferra- mentas digitais, pois muitos ainda não tinham uma relação digital estabelecida com o consumi- dor. Já para o público final, aparecemos de forma mais ativa nas mídias sociais, com conteúdo criativo de qualidade, além de atividades que podem ser facilmente reproduzidas em casa, no formato DIY”, completa Rett. A Staedtler do Brasil não mediu esforços, em um movimento de apoio junto do mercado. “Estamos em constante contato com nossos clientes, representantes e parceiros na preparação e expectativa de um retorno sustentável para todos”, reforça Facci. O apoio da empresa com atividades aos pais e às crianças em quarentena, ultrapassa o on- -line e chega também às famílias sem acesso e recursos. Seguindo as diretrizes de fundação, a multinacional está realizando doações para a comunidade local, em apoio ao Fundo de So- lidariedade de Barueri, com a entrega de material de colorir às famílias com crianças e à Casa de Apoio à Criança que perderam o vínculo familiar. “Fica evidente o quanto a quarentena pode trazer ansiedade para as famílias e principalmente para as crianças. Por saber que muitas de- las não tem acesso a atividades on-line, buscamos o Fundo de Solidariedade da região para Staedtler Brasil traça novas estratégias para atravessar o momento de pandemia Com base sólida e o desafio de estabelecer a maior operação da companhia na América Latina, a Staedtler do Brasil conta como adaptou e desenhou novas estratégias diante do novo cenário Alexandre Facci, diretor de operação da Staedtler do Brasil alcançar e ajudar as crianças de nossa comunidade”, conta Rett. A multinacional confirma que mesmo após a pan- demia, as estratégias da marca continuarão guiadas pelo mote global “Solte sua Criatividade”, nos vários níveis de comunicação da marca. Histórico Fundada em 1835 por Johann Sebastian Staedtler, a Staedtler é uma das mais antigas empresas industriais da Alemanha e está entre os principais fabricantes e fornecedores mundiais de produtos de escrita, colora- ção, desenho e criatividade. Como marca é reconhe- cida mundialmente e possui uma alta cota de expor- tação, a Staedtler possui 3.000 funcionários em todo o mundo, sendo que mais de 1.200 deles estão na Alemanha. A companhia de longa data atribui grande importância às origens de seus produtos Made in Ger- many e fabrica quase dois terços dos seus artigos em seu país de origem. Isso torna a Staedtler a maior fa- bricante de lápis de madeira, marcadores universais, borrachas, minas de lapiseiras e argila de modelagem industrial na Europa.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=