Revista LOJAS Papelaria - Edição 293

28 LOJAS PAPELARIA GESTÃO Em questão de semanas, as pessoas simples- mente desapareceram das ruas. Diante dos de- cretos de fechamento de negócios não essen- ciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No en- tanto, especialistas de vários setores são unâ- nimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernado como um urso por dois ou três meses e depois vai rea- brir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de reinventar a sua empresa. E quanto antes, melhor! Por isso, listei aqui cinco passos fundamentais para você começar a planejar a retomada imediatamente. 1 - Entenda seu novo cliente Passar várias semanas consecutivas em isola- mento social muda os hábitos e comportamen- tos de qualquer pessoa. A convivência intensa com a família, a distância dos amigos e a que- bra na rotina abre espaço para muitas reflexões. Estamos passando por uma espécie de terapia intensiva em que a vida mostra toda a sua fragi- lidade e nos faz repensar. Então, se você quiser reconquistar seus antigos clientes, coloque-se no lugar deles. Como eles eram antes da pan- demia? Como eles são agora? Como eles serão depois? Não limite-se apenas a imaginar. Ligue para eles. Converse. Tente descobrir quais são as suas novas necessidades, desejos, angus- tias e expectativas. Livre-se de julgamentos. Exerça a empatia de forma profunda a fim de colher informações preciosas para reinventar o seu negócio. 2 - Acelere a inovação Muita gente ainda acha que inovação é tecno- logia. O fato de atender o cliente por WhatsApp ou começar a entregar por plataformas de deli- very não quer dizer que você está inovando. O O cliente sumiu? Cinco passos para reinventar sua empresa Por Marília Cardoso* conceito de inovação vai muito além. Se olhar- mos a própria palavra inovação perceberemos o prefixo “in”, que significa interno, de dentro; a palavra “nova”, uma novidade, algo diferente; e “ação”, uma atitude. Resumindo, inovar é de- senvolver uma “nova ação de dentro para fora”. Aproveite tudo o que você aprendeu sobre o seu “novo cliente” e crie novas formas de atendê-lo. E saia do previsível. Não é porque todo mun- do está fazendo delivery que você também tem que fazer. O que é bom para o seu concorrente pode não ser bom para você. Descubra o que faz sentido para o seu cliente. Como ele quer ser atendido? 3 - Experimente novos modelos de negócios Um dos maiores erros dos empreendedores é se apaixonarem por seus produtos e serviços. Entendo que a gente se apega mesmo às nos- sas “crias”, que sentimos orgulho daquilo que oferecemos. Mas, não existe maneira mais rá- pida de acabar com uma empresa do que essa. Isso porque o seu cliente muda o tempo todo - a pandemia só acelerou isso. As necessidades e expectativas dele são alteradas o tempo todo por diversos motivos, sejam eles sociais, econô- micos ou mesmo tecnológicos. Um empreende- dor de sucesso não se apaixona pelas suas so- luções, mas sim pelas dores do seu cliente. Ele entende que é o cliente - e não o produto/ servi- ço - a razão de ser de uma empresa. Então, se o cliente muda o tempo todo, a empresa também precisa mudar. A mudança é a nova constante. Os ciclos estão cada vez mais curtos. Quem não se adaptar às transformações, vai ficar para trás. 4 - Aposte em novos perfis de clientes Quando a sua empresa entende que é preciso mudar o tempo todo, entende também que ela não existe para agradar apenas determinada categoria de cliente. Ela ganha agilidade para testar novos produtos e serviços que podem atender necessidades de outros perfis de clien- tes. Isso não quer dizer criar soluções massi- ficadas, que servem para todo mundo. Aliás, com o consumidor cada vez mais exigente, bem informado e empoderado, esse é o caminho mais curto para o fracasso. Todo mundo quer se sentir único, exclusivo, diferenciado. Então, fique atento às oportunidades. Use e abuse da experimentação. Ninguém tem certeza de nada até que alguém vá lá e faça. Então, apenas co- mece e descubra o que for preciso no caminho - em ação e não em imaginação. 5 - Invista em marketing Por fim, uma das maiores bobagens que vejo no mercado: ao menor sinal de queda, corte o marketing. Quem toma esse tipo de atitude é porque simplesmente não tem a menor noção do que é um marketing bem feito. Óbvio que talvez esse não seja o melhor momento para in- vestir em patrocínios com baixo retorno sobre o investimento ou mesmo em ações de reforço de marca no longo prazo. Mas, se você quer e pre- cisa vender mais, só há um caminho: invista em marketing! Procure entender como o seu cliente chega até você. Só quando você entende exa- tamente a jornada do seu consumidor é capaz de separar o que funciona do que não funciona. Aposte alto na captação de clientes. Se você não jogar iscas, jamais será capaz de pescar. Aí, quando acordar da hibernação, será um urso magro e faminto. Pode ser que não haja mais peixes para você... * Marília Cardoso é sócia-fundadora da PALAS, consultoria de inovação e gestão pioneira na ISO 56002, de gestão da inovação. A empresa acaba de lançar o programa Reinventa, uma consultoria online focada em ajudar pequenas e médias em- presas a voltarem a faturar diante da pandemia no novo coronavírus. Mais informações em  https:// gestaopalas.com.br/blog/reinventa/

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