Revista LOJAS Papelaria - Edição 294

16 LOJAS PAPELARIA PESQUISA Pandemia estreita relacionamento entre pais e escolas particulares 82% dos pais aprovam ensino remoto feito durante a pandemia, aponta pesquisa O ensino remoto, feito atualmente pelas escolas particulares brasileiras é aprovado por 82,4% dos pais de alunos. Esse é um dos principais dados trazidos pelo  “Diagnóstico Nacional da Educação”  - um estudo feito com mais de 11 mil famílias e 4 mil professores de cerca de 300 escolas particulares brasileiras, pelo Escolas Exponenciais - líder em pesquisa e apoio estratégico para instituições de ensino. O intuito da pesquisa foi fazer um “Raio X” do relacionamento entre pais e instituições de ensino durante a pandemia. Quando perguntados sobre a qualidade das aulas online, a nota média dada pelos pais é 8 e, para a qua- lidade da comunicação entre escolas e pais, 8,6. As ações tomadas pelas escolas particulares durante a pandemia também estreitaram a relação com as famílias. 42,4%dos pais disseram que seu relaciona- mento com a gestão da escola saiu fortalecido e 48,5% relataram que a proximidade permanece a mes- ma. Apenas 9,1% dos pesquisados responderam que o laço com a escola se enfraqueceu no período. Para Vahid Sherafat, CEO do Escolas Exponenciais, os números mostram que, apesar de todas as instituições de ensino terem sido afetadas pela pandemia, por enquanto, a maioria delas têm sido bem sucedida nas estratégias que colocaram em prática neste momento de crise. “No meio do caos por conta da pandemia que acometeu todos os segmentos da economia mun- dial, não há fórmulas mágicas para se sair totalmente ileso. De alguma forma, o ensino acaba im- pactado. Observamos que as escolas que se deram bem em reverter este impacto foram as que se mostraram flexíveis para abraçar o mundo digital com maior natividade e rapidez”, comenta. Contudo, prossegue Sherafat, houve casos de escolas que precisaram se adaptar às pressas ao novo cenário. “Nossa análise é que, ao mesmo tempo em que este foi um momento extremamente desa- fiador para todas as escolas do Brasil, já que ninguém fazia ideia do período pelo qual pre- cisaríamos atravessar, ele trouxe um estímulo extra para a inovação e para a transformação digital das escolas de uma forma mais proati- va”, acrescenta. Se por um lado os laços entre escolas e pais ficaram fortalecidos, a pesquisa mostra uma queda na renda das famílias, o que pode tra- zer um impacto para o ensino privado: 71% dos respondentes tiveram redução salarial durante a pandemia. Isso reflete também no crescimento do número de pais que preten- dem trocar os filhos de escola. Se antes do início da quarentena esta era a intenção de 8,4% dos pais, atualmente 19,7% pensam em mudar seus filhos de escola - sendo que 52,2% o fariam por motivos financeiros. Trabalho aumentou para 86% dos professores O estudo também investigou como a pande- mia foi percebida pelos professores da rede privada de ensino. Segundo 86% dos res- pondentes, o volume de trabalho aumentou. Para 11% permaneceu o mesmo e, para 3%, diminuiu. Um fator capaz de explicar esta porcentagem expressiva no número de professores que sentiu aumento de carga horária foi a parcela que relatou possuir pouco ou nenhum conhe- cimento das ferramentas necessárias para as aulas online (70,3% e 9,2%, respectivamen- te), contra 20,5% que disseram ter muito co- nhecimento. No entanto, os números mostram também que uma quantidade considerável já se pre- parava para tempos mais atribulados: 38,2% se disseram confortáveis com este aumento na carga de trabalho; 34,5% expressaram es- tarem neutros e, 27,3%, desconfortáveis. Novamente, em contrapartida, outro ponto negativo é que 26% deles relataram ter so- frido redução salarial e 44% disseram temer acabar perdendo o emprego por conta da cri- se, alcançando o maior nível (56%) entre os profissionais da educação infantil.

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