Revista LOJAS Papelaria - Edição 294

LOJAS PAPELARIA 45 GIRO I Canon doa câmeras e impressoras para hospitais que combatem o coronavírus Iniciativa visa apoiar movimento que começou nos EUA onde profissionais da saúde imprimiram fotos de seus rostos e colaram nos equipamentos de proteção individual, humanizando o atendimento e proporcionando mais conforto aos pacientes Quando um paciente é diagnosticado com Covid-19 e chega ao hospital, ele não pode mais receber visitas nem ter contato com outras pessoas. Até médicos, enfermeiros e toda a equipe de saúde devem manter distância, interagindo apenas através de camadas de proteção, os equipamentos de proteção individual com máscaras, óculos, luvas, toucas e diversos proto- colos de segurança. A única coisa que o paciente consegue ver, em alguns casos, são os olhos do profissional. Logo, não é possível mostrar nenhuma expressão, sorriso ou sentimento durante o atendimento. A situação é desafiadora tanto para o paciente quanto para o profissional de saúde que muitas vezes se sente impotente. “Os pacientes não têm direito a ver nenhum familiar, veem toda a equipe com a mesma roupa, com a máscara, com tudo coberto, ou seja, sem acesso ao rosto. E agora, por meio do projeto, eles têm”, conta a enfermeira do hospital de campanha do Anhembi, Caroline dos Santos.   Pensando justamente em humanizar o atendimento e contribuir para a me- lhora mais rápida dos pacientes, um médico dos EUA teve a ideia de impri- mir a foto de seu rosto sorrindo e colá-la em seu uniforme. A ideia viralizou e outros profissionais de saúde aderiram à ação. A Canon do Brasil acredita no poder da imagem e como ela pode ser im- portante no auxílio ao tratamento contra o novo coronavírus. Por isso, a multinacional japonesa abraçou essa ideia para que ela também ganhasse corpo no Brasil. Foi então criado o projeto “#CompartilheUmSorriso”, que consiste na doação pela Canon do Brasil de impressoras, câmeras e blocos de papel fotográfico para fazer a iniciativa acontecer também no Brasil. “Quando ouvimos sobre o projeto, imediatamente aderimos à ideia de tra- zer mais sorrisos neste período estressante na luta contra este vírus”, conta o Simone Dantas responsável pela comunicação do hospital. Ela afirmou que irá levar a ideia para dois outros hospitais de São Paulo. “O foco principal deste projeto é a humanização no atendimento. A Ca- non, como uma marca que vive a imagem intensamente, acredita no poder transformador que uma fotografia pode ter. É uma gota de esperança para os pacientes já que, ao serem diagnosticados com a doença e entrarem no hospital, eles perdem o contato com o exterior. Uma foto faz toda a diferen- ça. Agradecemos os profissionais de saúde que são verdadeiros heróis na linha de frente em vários hospitais espalhados pelo país”, afirma Manuela Nobre, gerente de marketing da Canon do Brasil e idealizadora do projeto. De fato, o sorriso está presente em diversos tratamentos por ter um poder enorme sobre o corpo e a mente. Vários projetos internacionais que traba- lham em hospitais usam o humor e o sorriso para ajudar no tratamento de crianças e adultos. “Neste momento é ainda mais importante já que os pa- cientes vivem sob a incerteza do futuro. Além disto, a internação hospitalar no caso do Covid-19 é assustadora, pois o paciente chega em um ambiente desconhecido, lutando contra um vírus que ainda deixa muitas dúvidas, sem amigos ou familiares para confortá-lo. Deixar o tratamento o mais hu- manizado possível, mesmo que um detalhe como uma foto impressa em um uniforme, traz paz ao paciente e pode contribuir sim na luta dele contra a doença”, afirma a psicóloga Rosângela Casseano. “Com essa foto o paciente sabe com quem está falando, então isso traz uma aproximação, uma humanização pro atendimento e tudo isso é muito importante no tratamento de uma doença onde você precisa tocar pouco, que você tem pouco contato e aproximação. Então é um projeto muito gran- dioso que humanizou mais nosso hospital”, conta a Dra. Tassiana Sacchi. “A gente também usa máscara o tempo todo, né. Isso é ruim, não poder ver os médicos, mas agora sim. Ela é linda (fazendo referência à enfermei- ra). Estava escondendo essa beleza toda”, diz sorrindo a paciente que luta contra o Covid-19, Isa de Faria Bitencourt. Para Tonm de Andrade Santos a iniciativa é muito boa para todos os pa- cientes. “Estamos aqui em tratamento e não conseguimos ver quem nos atende. Agora, com a foto colada no uniforme, sabemos exatamente como é a pessoa, é muito legal”, conta. “Esperamos que o projeto inspire outros profissionais da saúde em outros hospitais. É a mensagem de como um simples gesto pode fazer uma dife- rença enorme”, finaliza Manuela Nobre.

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