Revista LOJAS Papelaria - Edição 295

10 LOJAS PAPELARIA TENDÊNCIAS Fortemente afetados pelo avanço da pande- mia da Covid-19, os empreendedores tiveram que repensar seus modelos de negócios para conseguirem se manter no mercado. Passados mais de cinco meses do início da crise, pesqui- sa qualitativa realizada pelo Sebrae com  micro- empreendedores individuais, micro e pequenas empresas, de 18 estados brasileiros, identificou mudanças e tendências que vieram para ficar no mundo dos pequenos negócios. O levantamen- to revela que a mudança de postura e consumo dos clientes refletirão diretamente nas transfor- mações dos negócios. Além de mais exigentes e mais conscientes, os consumidores também estão cada vez mais explorando as compras e o relacionamento online.  As informações decorrem da 1ª e 2ª etapas da Pesquisa Qualitativa “Pequenos Negócios e o Enfrentamento da Crise do Coronavírus”, realizadas entre abril e junho deste ano, com empresários de 11 segmentos, sendo a maior parte microempresas (54%), principalmente nos ramos de varejo, alimentação, moda, beleza e turismo.   Com a crise provocada pelo coronavírus, cliente está mais seletivo e explora mais os recursos online De acordo com o levantamento, dentre as mu- danças definitivas destaca-se a maior digitaliza- ção dos negócios. No entanto, em segmentos como a moda, por exemplo, a transformação caracteriza-se por um modelo híbrido, com fortalecimento de experiências presenciais e o intenso uso de canais online em vendas e re- lacionamento com o mercado.No segmento da alimentação os donos de pequenos negócios destacaram que os clientes vão continuar mais atentos às medidas de higienização e qualidade dos produtos. Para isso, serão necessárias mu- danças com uso ou novos usos dos estabeleci- mentos para reconquistar o cliente e transmitir segurança. Já no ramo do turismo, a tendência é de roteiros regionais e locais, com predomi- nância de ações ao ar livre e grupos em número reduzido.   No Rio de Janeiro, a empresa de turismo Sou + Carioca, já se planeja para voltar a funcionar a partir dos últimos meses do ano. De acordo CONFIRA OUTROS DADOS DA PESQUISA QUALITATIVA - O relacionamento com o cliente deve ser feito com segurança e de forma ágil. Eles estarão mais exigentes e, por isso, serão atraídos por uma oferta cada vez mais personalizada.   - O uso das redes sociais para vendas e divulgação deve continuar em alta. Para isso, os serviços de delivery ganham mais atenção com a qualificação dos entregadores.   - Na gestão, os negócios atuarão de forma mais sustentável, com produções enxutas, com foco na produtividade, evitando o desperdício.   - Em relação aos funcionários, as equipes ficarão mais reduzidas e multitarefas. A saúde dos co- laboradores receberá atenção e o trabalho remoto, quando possível, será uma realidade também para os pequenos negócios.   - A ampliação de parcerias com mais fornecedores também será uma mudança definitiva para os negócios. com uma das sócias, Gabriela Palma, a equipe de colaboradores tem se reunido virtualmente para discutir como será a retomada. Ela avalia que as reuniões de forma remota deram bons resultados e devem continuar ocorrendo mesmo depois da pandemia. Além disso, a empresária destaca que iniciativas que surgiram nesse perí- odoserão adotadas, agregando novos serviços.  É o caso dos passeios virtuais, que se tornaram uma experiência de sucesso no Facebook. O “QuarenTour Colaborativo” é aberto para quem quiser participar e tem levado milhares de pes- soas a conhecer virtualmente a história de luga- res do país, principalmente do estado do Rio de Janeiro. Desde abril, já foram realizados cinco encontros virtuais, onde uma guia de turismo vi- sita os pontoscom uso de ferramentas do Goo- gle, que permitem visualizar exatamente como é o lugar, as ruas, o interior de construções. Durante o passeio, as pessoas são convidadas a colaborar com valores entre R$ 10 e 20 para ajudar nos custos da empresa, que não está fun- cionando normalmente por causa da pandemia.  “A ideia surgiu como uma forma de manter o re- lacionamento com nosso cliente e de nos man- ter no mercado. A participação tem sido boa e as pessoas têm contribuído”, contou. A empresa também tem realizado lives com a participação de especialistas de diversas áreas e lançou um e-book com sugestões de 50 lugares diferentes para conhecer no Rio de Janeiro com vendas disponíveis por meio de plataforma online. “Es- tamos preparados para retornar com tranquili- dade, assim que possível. Sabemos que o tu- rismo local tem boas expectativas na retomada e como já trabalhamos com isso há cinco anos, temos tudo pronto para atender nosso principal cliente, que é o morador carioca”, destacou. Pesquisa revela tendências para os pequenos negócios a partir da pandemia

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