Revista LOJAS Papelaria - Edição 295

LOJAS PAPELARIA 25 DISTRIBUIÇÃO Para contar a história da VPA, é preciso citar a Vila Prudente Atacadista, onde nasceu a empresa, cujas letras iniciais dão origem ao nome já consolidado no mercado, há 50 anos: VPA! Na época, Waldemar Kazandjian, descendente de armênios e presidente do grupo, já dava os primeiros passos na realiza- ção do seu sonho, que envolvia a criação de uma distribuição de artigos de papelaria para todo o País. “A VPA é a realiza- ção desse sonho e, hoje, alinhamos o seu conhecimento com qualidade, eficiência e inovação aos produtos”, afirma Flávio Kazandjian, filho de Waldemar e atual diretor da empresa. “A missão da VPA é conquistar a plena satisfação dos clien- tes, desenvolvendo e comercializando com excelência pro- dutos inovadores e competitivos no segmento de papelaria e escritório, criando vínculos fortes e duradouros com os clientes, parceiros e colabo- radores. Nossos principais valores são: excelência com simplicidade, honestidade e transparência. comprometimento e confiabilidade, inovação e melhoria contínua, e foco em resultados”, observa Flávio. De acordo com o diretor, a visão para o futuro para a empresa é ser reconhecida como uma empresa inovadora,referência em confiabilidade e eficiên- cia, oferecendo diversidade de produtos suficien- tes para contribuir e maximizar os resultados dos nossos clientes. Marca própria Atento às oportunidades de crescimento e através de sugestões de clientes, Flávio percebeu que po- deria inicialmente ter uma marca própria e, após 38 anos no mercado atacadista de papelaria, a empresa passou a comercializar produtos com sua marca própria, a Kaz, que atualmente conta com mais de 2 mil itens dedicados a suprir as mais di- versas necessidades nas linhas escolar, escritório, além de itens de papelaria. “É fundamental falar da Kazzo, que é uma linha de produtos composta por materiais escolares essenciais para a alfabeti- VPA: uma história de sucesso Empresa completa 50 anos e quer ser reconhecida como inovadora e como referência em confiabilidade e eficiência, oferecendo diversidade de produtos suficientes para contribuir e maximizar os resultados dos clientes zação e fases posteriores. A Kazzo foi criada com o intuito de diferenciar os produtos Kaz, que é a linha office. Todos os anos, a Kaz tem a preocupação de apresentar ao seu público, novidades de produtos e tendências, aprimorando o seu mix de produtos. A VPA conta com 200 colaboradores em setores estratégicos, desde o desenvolvimento de produtos com a marca própria, sendo esse o setor de impor- tação, compras para multimarcas, contando com o suporte de um centro de distribuição que tem 10.000 m² e frota própria de caminhões. “Para a comercialização de todos os produtos, contamos com 4 canais de vendas (2 lojas físicas, televendas, repre- sentantes, departamento corporativo), com a vantagem competitiva de oferecer um mix de produtos de forma inte- grada para atender o mercado, buscando sempre cumprir as metas, sob diretrizes e tendência do mercado atual. Busca- mos também valorizar o relacionamento com clientes, pra- ticando preço competitivo (boas negociações), qualidade e produtos diferenciados”, reconhece Flávio. A empresa tem como meta, também, aumentar o market share, com par- cerias de novos representantes, com projetos de fidelização aos clientes e sempre buscando e acompanhando as novas tendências de mercado. Segundo Flávio, para melhor atendimento ao setor varejista, a VPA pro- cura sempre melhorar o ambiente físico da loja, tornando a sensação de compra mais produtiva e agradável, promovendo campanhas para atender o mercado atual. “Realizamos pesquisa de mercado e damos atendimento personalizado, buscando ferramentas para entender cada mercado explo- rado, ou seja, é preciso conhecer o perfil do cliente, suas necessidades, comportamento de consumo, valores e expectativas.” Para incrementar suas ações, a empresa realiza ainda investimento em tecnologias para otimização e customização dos serviços, além de estar sempre na vanguarda com a participação de feiras do segmento, realizando convenções de vendas, além de treinamentos. Mas com toda a sua estrutura, o diretor da VPA se mostra cautelo- so para uma esperada retomada de mercado. “Vejo ainda uma si- tuação delicada. Para alcançar os números de vendas, atingido em 2019, será preciso mais respostas do enfrentamento desta pandemia. Acredito na recuperação pouco a pouco esperada com o retorno da economia. Nosso mercado tem picos de vendas elevadas em meses sazonais e conto com esta retomada no nosso mês de janeiro junto com a volta às aulas, já que se trata de produtos específicos para o consumidor. Até lá, vamos nos reinventado e buscando oportunida- des dentro da crise.”

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