Revista LOJAS Papelaria - Edição 295

29 LOJAS PAPELARIA /PenteldoBrasil pentel_brasil Conheça toda nossa linha de escrita e arte no site: www.pentel.com.br Disponível nos calibres: 0.3/0.5/0.7 e 0.9mm Para os melhores projetos! ARTIGO O futuro do varejo passa a ser digital Por Elizeu Barroso Alves, coordenador dos cursos de Gestão Comercial e Varejo Digital do Centro Universitário Internacional Uninter. O varejo já estava em plena transição para o mundo digital e com a Covid-19 essa passagem foi antecipada a uma velocidade nunca antes vista. Com o fechamento do comércio em diver- sas cidades, o varejo digital tem se tornado uma nova forma de empreender, e veio para ficar. Segundo a pesquisa realizada pela ACI Worldwi- de, houve no mês de junho, um aumento contí- nuo (117%) nas vendas de artigos para uso ao ar livre, calçados e artigos esportivos. Isso tudo para ficarmos em casa, fazer nossas atividades em casa. Nosso lar passa a ser o principal espa- ço de lazer, entretenimento, trabalho, etc. Porém, empreender no mundo digital não é ape- nas ter ‘uma loja online’, ou pior, transpor todos os conceitos do físico para o mundo digital de forma ipsis litteris. Com certeza uma estratégia assim está fadada ao insucesso. A chave é en- tender que cada celular é um ponto de venda, cada usuário um cliente em potencial, assim, as empresas que não nasceram digitais e precisam fazer essa transição devem traçar novas estra- tégias, com olho nesse novo consumidor. Por exemplo, precisamos entender o comporta- mento do consumidor na Era Digital, e o quanto ele anseia pelos mais diversos produtos que podem ser ofertados por meio de estratégias Omni, com a facilidade de adquirir o produto em um local e o retirar em outro. Para isso, é necessário o uso de estratégias de Marketing Digital, por meio de ferramentas que possam criar sites de alta performance. O relacionamento digital possibilita conhecer mais de perto o cliente, por meio de suas inte- rações com a empresa e em suas redes sociais, assim, é possível customizar ofertas aos clien- tes, e encantá-los! É necessário criar a experi- ência digital. Conceitos como Internet das Coisas - IOT, BI - Business Inteligence, Big Data, E-Business e E-Commerce e Processos de Design Thinking devem estar na ponta da língua dos empreen- dedores, e não só isso, tecnologias como as de Inteligência Artificial - IA vão a cada dia mudar a cara dos negócios. Assim, no mundo digital, o varejo torna-se um lugar de destaque. Aos empreendedores di- gitais deve-se desenvolver a capacidade de alinhar a gestão comercial de forma estratégi- ca em consonância com o comportamento do consumidor e as dinâmicas de relacionamento e comunicação.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=