Revista LOJAS Papelaria - Edição 297

Novo consumidor aprova novas práticas on-line mas mantêm-se fiel as lojas físicas O novo consumidor, principalmente este novo perfil (durante a pandemia) apresenta nível de exigência elevado e total adaptação ao digital, visto que possui fácil acesso à informação. Toda esta informação faz com que ele ne- cessite se sentir envolvido com o produto ou serviço antes de consumi-lo, afinal os valores da marca precisam estar alinhados com os seus. Segundo o estudo High Tech Retail segunda edição, do Grupo Croma, mes- mo declarando que pretende migrar boa parte das suas compras para o canal on-line, o shopper ainda vai se manter fiel à loja física em determi- nadas categorias. Isso porque, em alguns segmentos, a experiência com o produto ainda será fundamental para uma boa compra. A tendência é que a oferta de produtos seja unificada entre os canais e que o sistema de entrega consiga atender a agilidade e a praticidade das demandas tanto de quem compra on-line quanto de quem compra na loja, mas prefere receber em casa, segundo o estudo. Pesquisa digital é realidade para 73% dos shoppers e esse número tende a aumentar pós pandemia As compras on-line ganham incremento principalmente nas categorias nas quais já se tem ideia do funcionamento do produto, como itens de lazer (67%), eletrônicos (63%), informática (62%), celular (61%), eletrodomésti- cos (53%) e livros (53%). Estas categorias proporcionam produtos simila- res, oferecidos em várias lojas, que podem ser detalhadamente compara- dos com facilidade no mundo virtual, aponta o estudo. Os aplicativos de compra pelo celular vão evoluir e oferecer cada vez mais opções de intera- ção e entregas. Hoje eles já permitem a compra do que se quer e onde se quer, com entregas onde o consumidor estiver. Assim, os ambientes físicos deverão se adaptar a esse tipo de tecnologia para atender demandas de compra, mesmo que o cliente não tenha entrado na loja física. “Segundo o estudo, a tendência é aumentar cada vez mais a pesqui- sa e a compra on-line. Hoje a pesquisa on-line de produtos já é uma realidade para 73% dos shoppers e nos próximos 3 anos esse número tende a aumentar para 77%. Já a compra on-line faz parte do hábito de 43% dos shoppers e em 3 anos deverá chegar a 58%. Porém, ainda há quem vai preferir pesquisar e comprar na loja física (11%) e quem vai pesquisar on-line, mas comprar em loja física (31%)”, declara Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=