Revista LOJAS Papelaria - Edição 298

LOJAS PAPELARIA 11 A opção pela lapiseira, muitas das vezes, é feita pelo conforto na escrita, mas também não podemos esquecer da qualidade e pratici- dade que ela oferece, com sua diversidade de opções de escrita, da mais fina a mais grossa. A gerente de vendas da pentel, Carla Garcia, avalia que o mercado bra- sileiro, hoje, reconhece e deseja aslLapiseiras,pois ela é uma tendência pela facilidade, pela beleza, pelo luxo e pela inovação. “Os consumido- res estão se mostrando mais atentos ao posicionamento de mercado, ou seja, mais criteriosos por inovação. No futuro, as marcas precisam estar conectadas com a realidade, exercitando a empatia, compreen- dendo as necessidades, desejos e desafios das pessoas, principalmen- te nos tempos difíceis como temos passados. Estar sempre buscando inovação, analisando a tendência de mercado é muito importante. Este ano de 2020 está sendo diferente e cada empresa teve que se reiventar e entender as necessidades dos clientes. O consumidor busca Marca, qualidade e novidade. Ele preza muito pelo novo e por tradição.” Carla enfatiza ainda que a tendência sempre será inovação. “O consumi- dor está cada dia mais exigente e, por esse motivo, as empresas precisam entender as necessi- dades, transformando em tecno- logia e produtos novos. Mercado em expansão Flavia Giordano, head de ma- rketing da Faber-Castell, ob- serva que este é um mercado em expansão, já que o produto atende aos desejos dos mais diferentes consumidores, des- de o teen até o público adulto.” É uma categoria de produtos onde o design é relevante e está diretamente associado aos dife- rentes momentos da vida dos consumidores. A Faber-Castell investe em modelos de lapiseiras atraentes e funcionais, com um mix variado que agrega tendências de cores, formatos diferenciados e atributos de qualidade, além de design ergonômico que oferece mais conforto ao escrever.” Giordano entende a lapiseira como a ferramenta ideal para quem prefere uma escrita mais fina e mais precisa, e como praticidade por normalmen- te trazer uma borracha e dispensar o uso de apontador. Além de atender aos desejos dos mais diferentes consumidores, desde o teen até o públi- co adulto. É uma categoria onde o design é relevante e está diretamente associado aos diferentes momentos da vida dos consumidores. “Na categoria de lapiseiras, o design é extremamente relevante e está diretamente associado aos diferentes momentos da vida dos consu- midores. Temos uma variedade de opções em termos de diâmetro de mina 0.5, 0.7, 0.9 e 2.0mm e maneiras de acionar o grafite por click lateral, superior e por agito, como por exemplo a lapiseira Super Pencil 0.5 ou 0.7mm contempla todos acionamentos. Porém, os modelos 0.5 e 0.7 foram o foco de lançamento dessa temporada, modelos com cores mais doces em tons pastel e grip emborrachado antiderrapante que não escorrega ao escrever e borracha no topo facilitando o uso. E também tons mais sóbrios para um público jovem adulto que opta sempre por design office”, esclarece Giordano. Diferenciação Na opinião de Douglas Takahashi, gerente de novos negócios Tilibra, o mercado de escrita, em geral, vem crescendo a cada ano, principalmen- te com o destaque das técnicas de desenho, pintura a lápis e lettering. “O público das lapiseiras também tem buscado itens cada vez mais inovadores em todos os seus aspectos: grafite, formato do produto, er- gonomia e design.” Takahashi explica que a Tilibra procura oferecer variedade em produ- tos, sempre buscando a diferen- ciação em materiais, formatos e cores. “Design, conforto e quali- dade são características que fa- zem a diferença no momento da busca do consumidor. Há uma tendência em diversificação de formatos e alinhamento a outros produtos da empresa, coorde- nando coleções.” Perspectivas Com o mercado acenando para uma retomada, o segmento de lapiseiras deve melhorar, con- forme Karina Marchini, gerente de marketing da Tilibra. “As mu- danças impostas pela pandemia atingiram empresas de diferentes segmentos e tamanhos, forçando-as a repensar estratégias, reformular seus mercados, enfim, trouxe novas perspectivas permeadas por um sentimento de insegurança. No entanto, temos boas expectativas, pois apostamos em uma coleção completa, sempre com foco no lançamento de produtos e marcas que encantam nosso público”. Carla, da Pentel, também acredita que, com a retomada, o crescimen- to será melhor para 2021. “Com a Pandemia todos precisaram inovar e, principalmente, quem estava em home office, buscou alternativas e muitos se encontraram nos desenhos o lado artístico aflorou e gostaram de desenvolver esse lado. Acredito em um crescimento, sim, para 2021. Sabemos que esse ano foi atípico para todos, não haverá um grande crescimento como era esperado, o importante será atender a todos os lojistas e apostando em uma retomada para o ano 2021.”

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