Revista LOJAS Papelaria - Edição 298

LOJAS PAPELARIA 25 No decorrer dos anos, observamos que os carimbos evoluíram, tor- naram-se modernos e com melhor usabilidade, muitos deles ganha- ram maior evidência e obtiveram melhorias no design, na ergonomia e foram eliminadas ações e peças desnecessárias. As cores básicas e as formas retas ainda predominam, porém os modelos mais colori- dos vêm ganhando espaço. Esta antiga forma de impressão tem comprovado a sua capacidade de transformação ao longo dos séculos e, apesar das novas tecno- logias, o carimbo é um item essencial e sempre terá sua presença no mercado. Aline Lopes, analista de marketing da Carbrink, avalia que os carim- bos são itens comuns no dia a dia de qualquer organização, seja em escritórios, escolas ou empresas em geral. “A demanda constante mostra uma excelente oportunidade de negócios, fazendo com que empreendedores de todo o Brasil apostem na produção.” Atualmente, informa a analista, a Carbrink conta com tecnologia de ponta, procurando sempre investir em novas tendências. “Um gran- de avanço nesse setor são as máquinas a laser, possibilitando a con- fecção de carimbos em poucos segundos com riqueza em detalhes. Hoje, a Carbrink atua com a distribuição das borrachas para esse processo, com grandes perspectivas para aderir o equipamento no próximo ano.” No cenário atual do Brasil, o carimbo ainda é considerado um item básico nas organizações, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, ele é usado para comprovar pagamentos, autenticar um documento oficial, entre outros usos. “Além dessa aplicação que os carimbos oferecem, eles também podem ser uma ótima estratégia de marketing, fazendo a diferença em seu negócio, personalizando a identidade visual de sua empresa, e nesse momento que estamos passando, com grande competiti- vidade e entrada de novos empreendedores, a personalização nas embalagens é a bola da vez, pois ajuda a propagar a empresa e sua marca, favorecendo a memorização do seu logotipo ou nome”, afirma Aline. Douglas Takahashi, gerente de novos negócios da Tilibra, acredita que o carimbo é um produto que precisa acompanhar as tendências. “As nossas opções, por exemplo, foram desenvolvidas com cores, expressões e ícones modernos, baseados nos desejos dos consu- midores.” O gerente da Tilibra afirma que este é um segmento que tem seu espaço bem definido, tanto em itens personalizados para escritório, como também pelo público infantil. “O segmento office ainda conso- me bem esses produtos, mas também observamos um movimento no universo escolar, por isso apostamos no lançamento dos carim- bos Fun Tilibra. O produto é desenvolvido para crianças e adoles- centes que adoram decorar agendas, planners e cadernos.” Para Takahashi, o carimbo sempre teve espaço no mercado, prin- cipalmente no universo corporativo, no qual é uma ferramenta in- dispensável para certificar e identificar documentos. “O item tam- bém atrai os olhares das crianças, mas pelo modo da ludicidade. O produto é uma alternativa para brincadeiras e uma forma de pais e professores incentivarem os estudos.” Produto básico Aline, da Carbrink, relata que o carimbo é considerado um produto básico para escritório e tudo que está relacionado a este tema vende bem: tinta para carimbo, almofadas e suprimentos, entre outros, são itens que possuem uma boa saída de mercado, porque são ampla- mente usados. “É comum, também, que papelarias invistam na pro- dução de carimbos, visto que este ramo de empreendimento é bem lucrativo e os clientes são do mesmo segmento compradores de material para escritório. A cada dia que passa, os trabalhos manuais e artesanais, como os carimbos, estão ganhando mais espaço. Esse mercado movimenta R$ 50 bilhões por ano e emprega, em média, 10 milhões de pessoas. Esse sucesso se deve à necessidade de perso- nalização, além disso, eles também podem ser uma ótima estratégia de marketing, personalizando a identidade visual de sua empresa.” Alta lucratividade A analista de marketing da Carbrink defende que os carimbos são produtos com grande lucratividade para quem os fabrica e para muitos profissionais, pois o seu uso é imprescindível. “O mercado conta com uma concorrência acirrada, porém há espaço para todos, principalmente se o empreendedor oferece produtos com custo be- nefício.” Mesmo frente as incertezas do mercado com a pandemia do Co- vid-19, prevê Aline, as expectativas para 2021 são as melhores. “Va- mos fazer nossa parte vencendo um dia após o outro e esperando por um ano melhor. Para que isso aconteça, a Carbrink conta com uma equipe unida e empenhada, investindo sempre em novos mix de produtos, tecnologias e diferenciais. Isso faz com que nos man- tenhamos líderes no mercado, ganhando 12 vezes consecutivas o Prêmio Melhores Marcas, na categoria de Carimbos. São 44 anos de tradição, produzindo carimbos com qualidade e tecnologia, além de contar com a fabricação própria a linha Marck Printer. Fechamos 2020 com números positivos diante da situação do mercado, e para 2021 a perspectiva é que seja ainda melhor. Nosso segmento tem uma grande vantagem no mercado, pois não sofremos com a sazo- nalidade, a venda de carimbos é constante o ano todo, favorecendo em um ponto de equilíbrio”, completa.

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