Revista LOJAS Papelaria - Edição 298

34 LOJAS PAPELARIA GIRO Pesquisa BIC descobre que 97% dos pais e mães passam quase 2 horas por dia apoiando a vida escolar dos filhos durante a pandemia Para entreter as crianças, levantamento também mostra que algumas práticas aumentaram: 57% dos entrevistados investiram em atividades de desenhar, colorir e pintar A BIC traz os resultados da recente pesquisa ‘A vida escolar na pandemia’, realizada com o intuito de entender como as famílias estão se adaptando às aulas durante a pandemia. O levantamento conclui que a vida escolar dos filhos na pandemia está exigindo muito dos pais e mães, que entraram em campo para apoiá-los no aprendizado. Isso ocorre em 97% dos casos, abrangendo todas as classes sociais e regiões do país, tanto para crianças em escolas privadas quanto públicas. São, em média, quase 2 horas por dia apoiando a vida escolar de seus filhos, assistindo aulas e ajudando nas lições de casa e trabalhos. Desafios da nova rotina escolar para pais e filhos Apesar da maioria dos pais e mães se autoanalisar positivamente como “professores”, 81% dizem ter dificuldade em pelo menos uma matéria, sen- do matemática a maior vilã, citada por 47% dos responsáveis. Já para as crianças, o principal desafio durante as aulas online é a dificuldade de con- centração, citada em 1º lugar por 26% dos entrevistados, seguida da falta de contato pessoal com professores (19%) e colegas (14%). A pesquisa também traz dados que mostram que os responsáveis gosta- riam de receber mais apoio da escola durante esse momento, em dinâmicas para ajudar na aprendizagem (87%), dicas de atividades complementares para as crianças realizarem em casa (81%), assistência pedagógica que au- xiliem os filhos nas aulas online (81%), apoio psicológico para os pequenos (79%) e apoio tecnológico (73%). Apesar de todas as dificuldades, apenas 24% dos pais e mães avaliam que o desempenho dos filhos piorou. A maior parte acha que está igual (50%) e 27% acreditam que melhorou. Essa percepção é a mesma em todas as classes sociais e regiões, sendo em escola pública ou privada. A pandemia também não parece ter piorado a relação dos responsáveis com a escola. Bem poucos (16%) se mostraram insatisfeitos e há mais pais e mães que avaliam que o relacionamento melhorou e que a comunicação com os pro- fessores aumentou. A decisão de voltar às aulas presenciais também foi colocada na balança. Cerca de 67% dos entrevistados se sentem inseguros em relação a deixar os filhos retornarem às escolas sem uma vacina, enquanto 21% se sentem seguros. No entanto, 25% pretendem deixá-los voltar às aulas mesmo sem a vacina. Isso acontece, não necessariamente porque estejam se sentindo confiantes, mas porque veem que as crianças estão sentindo muita falta da convivência com os colegas e professores, além de sentirem que há perdas acadêmicas. Reaproveitamento e aumento dos gastos médios com materiais es- colares Em tempos de bolso curto, o contexto atual impulsionou o reaproveitamen- to: 71% dos responsáveis entrevistados dizem que buscaram reutilizar o que já tinham em casa, já que 67% afirmam que gastaram mais, princi- palmente por conta de materiais e serviços eletrônicos, como acessórios para suporte (65%), melhoria no pacote de internet (58%) e aquisição de computador, celular ou tablet (49%). A pandemia exigiu investimentos não só em segurança, mas também para as aulas virtuais. Cerca de 45% dos pais e mães gastaram mais este ano com material escolar, seja na volta às aulas e/ou depois do início da pandemia, com uma média de gasto de R$ 352,00. Enquanto isso, 23% dos entrevistados afir- mam ter investido menos, com uma média de economia de R$ 208,00. Vida doméstica e as atividades mais realizadas pelas crianças Para entreter os pequenos, 82% dos pais e mães deixaram que as telas fossem mais usadas. Mas não só: 58% investiram em atividades criativas, 57% no desenhar, 57% em colorir e pintar, 42% em ler livros e, por fim, 34% em brincar em ambientes abertos. O tempo também foi preenchido com atividades extracurriculares, de acordo com 83% dos entrevistados. Não é só a vida escolar que está sendo desafiadora para as famílias. A vida doméstica também. Além dos responsáveis participarem muito mais da vida dos filhos durante a pandemia, tentando mantê-los longe das telas e com a vida o mais “normal” possível, eles ainda têm que equilibrar sua vida profissional. Entre os entrevistados, 56% acham que o mais difícil é equi- librar a própria vida, enquanto 44% acreditam que é cuidar das crianças. “Este estudo nos dá uma melhor compreensão da evolução das necessi- dades das famílias, que são um subconjunto importante de nossos consu- midores. Estamos muito satisfeitos em saber que, apesar do aumento do tempo de tela, as crianças estão se expressando criativamente por meio de atividades off-line, como caligrafia, pintura e desenho ”, disse Chester Twigg, diretor Comercial da BIC. A plataforma digital ‘O Poder das Cores’, disponível em www.biccolorir. com.br , lançada em janeiro deste ano, é uma iniciativa que fornece essas atividades, auxiliando pais e mães a levarem diversão para dentro de casa, fortalecendo o vínculo entre pais e filhos, ajudando as famílias a brinca- rem juntas, além de estimular o desenvolvimento cognitivo, promovendo o aprendizado lúdico. “Na BIC, temos orgulho de fornecer às famílias e crian- ças as ferramentas essenciais de que precisam para aprender, trabalhar e se expressar, e esperamos poder ajudar a despertar alegria e imaginação durante esses tempos difíceis”, destaca Twigg. Sobre a pesquisa O estudo quantitativo foi realizado pela Quantas Pesquisas e Estudos de Mercado. Foram entrevistados 604 pais ou mães de crianças de 6 a 12 anos, que estudam em escola pública ou privada, das classes ABC, com acesso regular à internet, em todo Brasil. As entrevistas foram realizadas de forma online, entre os dias 23 a 26 de outubro.

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