Revista LOJAS Papelaria - Edição 299

LOJAS PAPELARIA 19 M0ito Sabrina afirma que existe uma ideia equivocada de que as impressoras com suprimentos via tanque de tinta são as melhores opções para quem utiliza impressão colorida, o que não é verdade. “A escolha de impressora deve ser avaliada de acordo com a necessidade de impressão de cada usuário. A HP tem opções para cada uma delas, com impressoras tanque de tinta, cartucho e a nova categoria lançada pela empresa no ano passado, a tan- que de toner, com a chegada da HP Neverstop. Ela tem a mesma qualidade das impressoras de toner tradicionais, porém sua recarga é feita por meio de um cilindro, semelhante a uma seringa, que armazena o toner no interior da impressora, de maneira simples e rápida, com custos menores do que os toners tradicionais. E a recarga de cada 2.500 páginas custa R$ 59,90 ou menos, pois temos também o kit de recarga duplo, que carrega 5.000 pá- ginas por apenas R$ 109,90. Além de todas as aplicações de uma impres- sora e multifuncional, o maior diferencial da HP Neverstop fica por conta do custo baixíssimo de impressão por página (cerca de R$ 0,024 por página).” Logística reversa A logística reversa é uma preocupação constante em todos os segmentos de mercado, principalmente em informática. A HP, por exemplo, tem um dos programas mais consistentes do mundo em coleta e reciclagem de cartuchos, o pioneiro HP Planet Partners, que existe desde 1992, e dispo- nibiliza a todos os clientes formas fáceis e gratuitas de reciclar produtos HP. O programa está presente em mais de 76 países e territórios em todo o mundo por meio de uma rede global de fornecedores. No Brasil, o pro- grama está disponível desde 2008 e tem cobertura nacional para a coleta e reciclagem de todo o portfólio de produtos (equipamentos, suprimentos de impressão, baterias e acessórios). O consumidor opta por descartar seus produtos em um dos 400 pontos de coleta espalhados pelo Brasil (para su- primentos de impressão) ou solicitando gratuitamente pelo site hp.com.br/ reciclar. “Ao chegar no nosso Centro de Inovação e Reciclagem (localizado em Sorocaba - São Paulo), os produtos são desmontados, os materiais separados e os materiais são reinseridos na própria cadeia produtiva da HP (pelo menos 95% é recuperado e reintroduzido, e  até 5% é enviado para cogeração de energia e nada é enviado a aterros sanitários), sendo o plásti- co, por exemplo, reintroduzido como matéria-prima na fabricação de novas peças e partes de impressoras HP, contribuindo com as metas de economia circular que estabelecemos em nível local e global”, esclarece Sabrina. E completa: “A HP é, hoje, líder em impressão no mercado brasileiro, e tem um portfólio completo para atender às necessidades dos clientes, sejam pessoas físicas ou empresas, com impressoras domésticas, corporativas, grandes formatos ou 3D.” A Epson também possui um programa de coleta no qual aceita o recebi- mento de todos os suprimentos para a destinação adequada (para saber mais, basta acessar o Epson .com.br/coleta) .  “Por meio de nossas assis- tências técnicas e distribuidores recolhemos os equipamentos que ficaram obsoletos ou que foram danificados, para que sejam reciclados. Os pro- gramas reciclagem da empresa, em 2019, contribuíram com o reaprovei- tamento de 60 toneladas (60.152,50 kg) de equipamentos e 25 toneladas (24.755,50 kg) de suprimentos esgotados.”  Gabriel Roz, gerente de Produto da Epson, lembra que é sempre importante ressaltar que qualquer equipamento é desenvolvido junto ao seu suprimen- to. “A Epson garante a qualidade apenas dos produtos fabricados por ela mesma. Prezamos muito pela qualidade não apenas da sua tecnologia, mas também do serviço pós-venda que prestamos e, ao usar uma tinta que não seja original, o consumidor, além de poder danificar a impressora e impac- tar a performance do equipamento, ele perde a garantia que a empresa ofe- rece. É por isso desencorajamos qualquer prática que possa vir apresentar um risco ou prejuízo para nossos consumidores.” Tendências Como mostraram as pesquisas, observa Roz, os modelos mais vendidos no mercado são os de tanque de tinta, porque proporcionam melhor custo x benefício e geram mais economia a longo prazo, devido ao alto rendimen- to e baixo custo de impressão. “Qualidade de impressão e custo/benefí- cio são as principais características da linha de impressoras Epson Eco- tank. Para uso residencial, é indicada a multifuncional EcoTank L3150, que imprime até 7.500 páginas coloridas ou 4.500 páginas em preto; ou a EcoTank M2120, que foi desenvolvida para home office e escritórios que imprimem alto volume de documentos em preto e visam reduzir custos sem comprometer a produtividade, com o custo médio de impressão de R$0,01.” A maior tendência para o mercado de impressão, segundo o gerente de pro- duto da Epson, são os equipamentos mais sustentáveis e de melhor custo/ benefício para o consumidor. Ele argumenta que, por isso, as impressoras tanque de tinta da Epson são as mais vendidas no mercado.  “A linha Eco- tank desenvolvida pela marca, combina maior rendimento e economia quan- do comparada às impressoras de cartuchos. Além disso as tintas Epson possuem entre 50% e 65% da sua composição sendo à base de água e não têm solventes em sua composição, o que torna o descarte das garrafas menos poluente do que os cartuchos.» Por sua, vez, a HP investe em pesquisa e desenvolvimento para oferecer aos consumidores produtos com a melhor qualidade pelo melhor custo/ benefício, de acordo com Sabrina. Além disso, parcerias estratégicas com distribuidores e varejistas fazem com que os produtos possam chegar ao consumidor mais facilmente e pelo menor preço. “Os suprimentos originais HP garantem um funcionamento otimizado com as impressoras, e maior confiabilidade, evitando que o cliente danifique sua impressora e tenha gas- tos adicionais.” O desenvolvimento de novas tintas e cartuchos de impressão originais da HP envolve vários estágios de design e teste, conforme Sabrina. “Muitos protótipos podem ser criados e testados antes que um novo design seja lançado, ajudando a garantir a mais alta qualidade possível. Cada com- ponente de um cartucho de tinta original da HP é cuidadosamente sele- cionado e testado por cientistas da HP, que estão sempre em busca de tecnologias avançadas com menor custo. As cabeças de impressão são projetadas para ejetar a quantidade perfeita de tinta na hora e no lugar cer- tos. Isso resulta em uma impressão mais econômica, com menos desper- dício. Assim, a HP é capaz de oferecer produtos de alta performance com preços competitivos.”

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