Revista LOJAS Papelaria - Edição 299

LOJAS PAPELARIA 23 As listas de materiais escolares para 2021 pre- vêem menos materiais de educação artística, devido ao impedimento das aulas presenciais. No entanto, uma maior atividade das crianças e adolescentes em opções de trabalhos e en- tretenimento caseiros vem suprindo o consumo desses materiais. “No ano passado, no auge da pandemia, no- tamos um aumento da procura por itens como massa de modelar, já indicando que, mesmo sem as aulas presenciais, a busca por entrete- nimento e atividades caseiras, que despertam a criatividade, imaginação e desenvolvem as crianças ia ser um comportamento dos pais. Acreditamos que esse comportamento inicia- do, vai se manter ao longo desse ano. Mesmo com a lista escolar reduzida neste sentido, eles serão ferramentas importantes para garantir o desenvolvimento dos pequenos, em casa ou na escola”, avalia a coordenadora de marketing da leonora, Ariéli Adolpho Silva. Juliana Rett, marketing manager da Staedtler Brasil, relata que, durante a quarentena, crian- ças e adolescentes tiveram de se adaptar à nova forma de estudo, realizando todas as atividades dentro de casa. “Esse costume ficou enraizado no cotidiano, então, ainda que as aulas voltem, essas ações de entretenimento caseiro continu- arão sendo desempenhadas, e agora, de uma forma mais leve.” Desde o início da pandemia, com os pais traba- lhando em sistema de home office, o fechamen- to das escolas e a realização das aulas on-line, Douglas Takahashi, gerente de novos negócios da Tilibra, percebeu um aumento na demanda de produtos voltados a atividades artísticas, principalmente por conta da necessidade em ocupar os horários das crianças e adolescentes, em trazer mais atividades e entretenimento para o dia a dia daqueles que tinham a escola como um suporte ao longo do dia. “Acreditamos que, neste ano, com o retorno das aulas presenciais, de certa forma, ainda incerto, a tendência é que os itens de educação artística, como tintas, fitas decorativas, colas glitter e canetas especiais, como o nosso modelo Brush Artline, dentre uma infinidade de produtos, ainda sejam requisitados pelas famílias como forma de amenizar as con- sequências negativas do isolamento social.” Já Flavia Giordano, head de marketing da Faber- -Castell, observa que, produtos para desenhar, escrever e colorir devem se destacar na deman- da. “Isso porque são capazes de atender não apenas às atividades escolares, mas também as atividades criativas nas horas livres das crian- ças e adolescentes. Para os adultos, a deman- da será de itens para compor seu home office como canetas e marcadores.” Lazer, pintura e artes para alunos e pais A Tilibra, já há algumas temporadas, tem lançado opções de cadernos de atividade e folhas para colorir. E, com as famílias em casa e as crianças buscando novas e diver- tidas opções de entretenimento e educação, ampliou o seu portfólio para essas duas ca- tegorias de produtos. Na marca Académie, as famílias encontram uma linha completa para Aprender, Brincar e Colorir, com opções de Caderno de Alfabetização (alfa- betização, letra de forma e letra cursiva), Cader- no de Matemática (matemática, adição, tabua- da, divisão e subtração), Caderno de Desenho, Caderno de Atividades Contornar, Caderno de Inglês, Caderno Formas Geométricas, além das Maletas Folhas para Colorir. Ainda na categoria de Maletas Folhas para Co- lorir, diversos são os modelos em marcas tra- dicionais infantis, como: Avengers, Blink, Baby Alive, Aloha, Luccas Neto, Hello!, Raptor, Jolie, Princesas, Spider-Man, Minnie, Mickey e Trolls, além das novidades em marcas 44 Gatos, Gato Galáctico, Maria Clara e JP e Power Players”. Além desses produtos, em parceria com a em- presa Bololofos - um atelie criativo que usa os desenhos das crianças como materia-prima -, a Tilibra promoveu no início da pandemia, várias atividades de DIY (“faça você mesmo”) para entreter as crianças. O conteúdo “Em Casa Com Tilibra” pode ser acessado nos per- fis oficiais da Tilibra no Instagram, Facebook e no blog da Tilibra. “A iniciativa estimula a criatividade e imaginação do público infantil, com oficinas que ensinam a produzir instrumentos musicais, máquina fotográfica e até mesmo criaturas fofas e in- críveis. As produções são feitas a partir de materiais de papelaria, utilizando itens como papelão, lápis, tinta plástica, cola e barban- te”, descreve Takahashi. A Staedtler apareceu de forma mais ativa nas mídias sociais, com conteúdo criativo de qua- lidade, além de atividades que podem ser facil- mente reproduzidas em casa, no formato DIY. Todas elas podem ser encontradas no site da Staedtler. A Leonora desenvolveu uma campanha espe- cífica sobre ajudar a desenvolver a imaginação das crianças, mesmo durante o período sem atividades escolares. No nosso blog e nas redes sociais trouxemos artigos e diversas opções de atividades simples que despertam a curiosidade da criança, que podem ser acessados links: ht- tps://leonora.com.br/motivos-para-estimular-a- -imaginacao-na-infancia/ e https://leonora.com. br/5-atividades-para-estimular-a-criatividade/”, revela Ariéli. Para o início de 2021, a Faber-Castell desenvol- veu um roteiro de atividades virtuais gratuitas e divertidas para entreter as crianças que estão em casa por conta das férias escolares. O obje- tivo, segundo Flávia, é incentivar o pensamento criativo em crianças, jovens e adultos, além de auxiliar as escolas, segundo Flávia. A Oficina de Férias Faber-Castell foi ministrada no canal do YouTube da marca, entre os dias 11 e 29 de janeiro. Ao todo, foram 15 lives de até 45 minutos, que aconteceram de segunda à sexta- -feira. Para as atividades, conduzidas por um instrutor da Faber-Castell, as crianças puderam utilizar materiais que já têm em casa, como lá- pis de cor, cola, tesoura, papel e outros itens de papelaria, para realizar atividades que misturam aventura, curiosidade e muita mão na massa. Artesanato A Faber-Castell também tem se notado um aumento na procura de itens que fazem parte do segmento de artesanato. “O consumidor está mais seletivo e tem considerado como uma opção mais econômica produzir itens pró- prios para presentear amigos e familiares. Tam- bém, nesse ano ainda mais do que antes, o arte- sanato tem sido fortemente considerado como uma fonte de renda”, afirma Flávia.  A Faber-Castell trabalha fortemente o conceito de atividades mão na massa e tem como pro- pósito estimular a criatividade das pessoas, que retoma o valor da escrita no papel da importân- cia de desenhar e pintar em todos os períodos da vida. «Uma forma do consumidor expressar suas ideias e deixar sua marca registrada, re- forçando o posicionamento da empresa como a companhia para toda a vida do consumidor”, reforça Flávia.  Juliana, da Staedtler, analisa que a procura por

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