Revista LOJAS Papelaria - Edição 300

18 LOJAS PAPELARIA DISTRIBUIDOR ATACADISTA O mês de janeiro apontou crescimento de +1,81% do setor atacadista e distribuidor na comparação com janeiro de 2020. A primeira medição men- sal do ano, segundo o Banco de Dados ABAD/FIA, também apontou, como já era esperado, uma significativa queda (-8,57%) em relação a dezembro. A elevada base de comparação, devida ao consumo impulsionado pelas festas de fim de ano, tradicionalmente contribui para que janeiro apresente retração. Os dados deflacionados indicam redução de -2,59% sobre janeiro do ano passado e -9,79% frente ao mês de dezembro. Segundo o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, os números, que em boa parte refletem a sazonalidade, não chegam a ser preocupantes. “O mês de janeiro é tradicionalmente fraco em todo o comércio, e historica- mente há uma recuperação do crescimento ao longo dos meses seguintes”, diz ele. “Assim, esse índice, que reflete um cenário que já está no passado, não nos preocupa. O que de fato deve ocupar nossa atenção é o rumo a ser tomado pela economia daqui para frente”, afirma. De acordo com o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) do país caiu 4,1% em 2020, totalizando R$ 7,4 trilhões. Essa é a maior queda anual da série inicia- da em 1996 e interrompeu o crescimento de três anos seguidos, de 2017 a 2019, quando o PIB acumulou alta de 4,6%. O PIB per capita alcançou R$ 35.172 no ano passado, recuo recorde de 4,8%. No quarto trimestre, que fechou o resultado de 2020, o PIB cresceu 3,2%. Rumo da economia deve definir futuro No entanto, o setor distribuidor atacadista de papelaria está otimista e prevê um ano de crescimento Reformas A grande esperança, não só para o setor mas para a economia como um todo, é que o Congresso agilize as reformas que estão em debate, em es- pecial a tributária. Outra pauta capaz de promover um ajuste nas contas públicas, como a reforma administrativa, também será muito bem-vinda para aumentar a confiança dos setores produtivos, reduzir a dívida pública e promover o crescimento dos postos de trabalho. No entanto, o setor distribuidor atacadista de papelaria está otimista e prevê um ano de crescimento. Para Hoslei Pimenta, diretor comercial da Kalunga, por exemplo, as expectativas para este ano são de recuperação e retorno aos níveis de vendas do ano de 2019 e até leve crescimento, tendo como base 2019.    A kalunga também não tem poupado investimentos para atingis seus objeti- vos. “Temos focado na ampliação do mix de produtos, em marcas próprias e em mais importação de produtos de alto giro. Para o setor de papelaria, temos disponíveis muitos produtos com excelentes oportunidade de mar- gens satisfatória, marcas exclusivas nossas com grandes volumes para atender revendas”, revela Pimenta. O diretor da Kalunga também enaltece medidas ligadas ao mundo digital, integração da internet com lojas físicas. “O cliente compra no site e retira em uma loja de sua preferência ou conveniência, ship from store com maior aderência a cada dia. Halim Nagem, presidente do Grupo Nagem, observa que a empresa está sempre fazendo uma revisão no seu mix de produtos e ampliando o número de fabricantes. “Ofertamos oportunidades na área de tecnologia e telefonia, por exemplo. Entendemos que com um mix de produtos mais amplo, me- lhoram as possibilidades de negócios para as papelarias. Estamos também

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