Revista LOJAS Papelaria - Edição 300

20 LOJAS PAPELARIA TECNOLOGIA De acordo com pesquisa divulgada pela Associa- ção Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com o Compre&Confie, o faturamento do comércio eletrônico brasileiro alcançou a mar- ca de R$ 41,92 bilhões, em 2020. Já a 42ª edição do Webshoppers, realizado pela Ebit|Nielsen em agosto de 2020, o e-commerce brasileiro registrou a maior alta dos últimos 20 anos.  Segundo a consultoria PwC, as vendas no e-com- merce global atingirão ﹩4.9 trilhões em 2021, cer- ca de 265% de crescimento. Já outro levantamen- to, que reforça o futuro do e-commerce, realizado pela Social Miner, durante a pandemia, cerca de 73% dos consumidores descobriram que comprar online pode ser muito mais prático. “Não há dúvidas que o isolamento social foi o grande impulsionador para o processo de transformação do varejo digital. Avaliando es- tudos e, principalmente, a performance do meu negócio, ambos números expressam mais uma vez que o futuro do e-commerce é estável, sem indícios de queda”, menciona o sócio da Dassi Boutique, Danilo Costa. Com toda essa mudança de cenário, principal- mente para o lojista físico, o movimento seguin- te, claro, foi a dos comerciantes que estão à margem do comércio eletrônico começarem a se mexer em direção da digitalização. “O crescimento expressivo do e-commerce levanta pontos como a falta de informações e formação técnica dos novos lojistas no mercado digital. Construir um e-commerce não significa apenas colocar um site no ar e aguardar que o consumidor venha comprar.”, destaca a CEO da marca, Sirlene Costa.  Abaixo separamos cinco pontos que são consi- derados fundamentais para os varejistas inician- tes no e-commerce: 1 - Velocidade Criar uma loja virtual é fácil e barato, mas enga- na-se quem pensa que é apenas isso, colocar um site no ar e esperar acontecer. Pelo contrá- rio, colocar no ar uma loja virtual funcional, atra- E-commerce deslancha: veja dicas de como engajar o público e impulsionar seu negócio O e-commerce brasileiro bate a marca de R$ 41,92 bilhões ente e capaz de engajar um volume significativo de pessoas exige trabalho e investimento. Um carregamento rápido e uma versão para mobile são os primeiros passos para não per- der potenciais clientes logo de cara. A loja deve ter fotos de qualidade e fiéis aos produtos, de modo que o consumidor não se sinta enganado ao receber a compra. Faça boas fotos e, principalmente, detalhe o produto que está vendendo. 2- Bastidores O bastidor do seu negócio representa tudo o que o cliente não vê, como, por exemplo, ge- renciamento de pedidos e de estoque, relatórios financeiros, logística: certifique-se de que tudo esteja funcionando adequadamente. Se o seu e-commerce acaba de nascer, opte por planilhas de excel, caderninhos e blocos de notas, mas, caso já tenha retorno financeiro, busque profissionalizar sua operação, principal- mente se você quer escalar seu negócio. 3 - Segurança é fundamental Segundo estimativas da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), uma em cada 45 tentativas de compra nas lojas virtuais é ilegítima. Para se preservar, recomenda-se o investimento em certificados como o SSL (o ca- deado verde) e programas antifraude. Tenha selos de segurança em sua página para que o consumidor fique mais à vontade e sinta- -se mais seguro em escolher seu e-commerce. Vale ressaltar também que é importante manter e preservar uma relação saudável entre comér- cio e meio de pagamento, veja a possibilidade de ter um gerente de conta, pois caso perceba alguma tentativa de fraude ou golpe, você pode- rá acioná-lo para auxiliar nas tomadas de deci- sões, como cancelamento da compra, apuração de endereços, CPFs e afins. 4 - Marketing O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas na atualidade para ampliar as vendas. Compartilhe textos, posts e vídeos que respondam às dúvidas do público da loja, das mais gerais às mais específicas. O Marketing de Conteúdo agrega valor ao negó- cio, estreita o relacionamento com o público e auxilia a empresa a se tornar reconhecida como uma autoridade na sua área de atuação. Faça conteúdos com dicas, exemplos, promo- ções, alertas, entre outros temas. 5 - Atendimento Oferecer um atendimento de qualidade não é uma opção, é uma obrigação. A loja virtual pre- cisa estar preparada para atender às demandas dos clientes preferencialmente em tempo real, ou corre o risco de perder vendas. Uma boa opção é contar com um chatbot para resolver as questões mais frequentes, tomando o cuidado de repassar o atendimento para um funcionário caso seja necessário. Finalmente, é necessário que o cliente tenha segurança e a garantia de um acompanhamen- to após finalizar a compra. Alguns dias após a venda, entre em contato e pergunte se está tudo bem, se tem alguma dúvida ou se o cliente está gostando do produto. Inegavelmente, manter esse relacionamento de confiança com o cliente permite que você seja a primeira opção na hora de fazer uma nova compra.

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