Revista LOJAS Papelaria - Edição 300

34 LOJAS PAPELARIA Mercado de crédito reduz o custo financeiro para as PMEs FINANÇAS O tempo prolongado que existe entre a venda de um produto e o recebimento de seu valor pode levar pequenas e médias empresas à falência. Atenta  a essa realidade de mercado, a Monkey Exchange, maior marketplace de recebíveis da América Latina, criou uma solução que aproxima grandes empresas, fornecedores e instituições financeiras em uma só rede. Fundada em 2016 pelos empreendedores Gus- tavo Muller, Bruno Oliveira e Felipe Adorno, a startup democratiza o acesso ao crédito para as PMEs com taxas mais acessíveis do que as co- bradas no mercado. A fintech melhora o relacio- namento entre os fornecedores, seus clientes e as instituições financeiras, criando um ambiente propício para o crescimento, com uma série de vantagens para todos.  “Nossa solução conecta os melhores comprado- res (bancos) aos melhores vendedores (empre- Fintech aproxima grandes empresas, fornecedores e instituições financeiras em uma só rede sas) e recebíveis (fornecedores). De forma rápi- da, simples e segura, garantimos o acesso aos custos de financiamento mais competitivos do mercado e atuamos com controle de processo, leilão reverso com vantagens, white label funcio- nal e supply chain finance (cadeia de suprimen- tos financeira)”, explica Gustavo Muller, CEO da empresa. Segundo o empreendedor, por meio da plata- forma, a antecipação de recebíveis acontece de forma 100% digital e os cliente tem total contro- le e pode escolher quais recebíveis eles querem antecipar. “Temos um sistema inteligente e atu- amos com 22 bancos e instituições financeiras. Os fornecedores das empresas que são conec- tadas à Monkey, recebem à vista a prestação que iriam receber a prazo e a  taxa cobrada é 30% menor do que um empréstimo convencio- nal”, ressalta Gustavo. Expansão e crescimento do negócio Desde sua fundação, a Monkey já transacionou cerca de  R$ 5,7 bilhões e espera fechar o ano de 2020 com volume entre R$ 8 e R$ 10 bilhões. “A busca por nosso produto cresce a cada dia. Esse aumento se deve alta procura do lado dos fornecedores e uma melhor compreensão dos clientes ao entender os benefícios de ter plata- forma multi-bancos, principalmente em momen- tos de pandemia, onde os produtos e soluções tradicionais não conseguem atender a necessi- dades desses mercado”, explica o CEO. Com cerca de 60 clientes, incluindo grandes empresas como Gerdau, Usiminas, Fiat Chrysler e M. Dias Branco, a Monkey Exchange triplicou a equipe e espera crescer ainda mais, principal- mente após sua expansão para a América Lati- na, programada para o início de 2021.  Monkey Exchange Maior marketplace de recebíveis da América Latina, a Monkey Exchange foi criada em 2016 por Gustavo Muller (CEO), Bruno Oliveira (COO) e Felipe Adorno (CTO). Tem como investidores a Wayra, hub de inovação aberta do grupo Telefó- nica/Vivo e anjos. A startup atua com controle de processo, leilão reverso com vantagens, whi- te label funcional e supply chain finance e tem como clientes mais de 55 grandes empresas, incluindo Fiat Chrysler, Gerdau, Saint-Gobain, GRSA e Usiminas. Para saber mais, acesse: ht- tps://www.monkey.exchange/

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=