Revista LOJAS Papelaria - Edição 300

MIX 40 LOJAS PAPELARIA Um tema recorrente de conversas entre pais é como definir as atividades adequadas para encorajar crianças e adolescentes a desenvolverem um pensamento criativo e, assim, capacitar adultos para serem felizes e bem- -sucedidos na vida pessoal e profissional. Para apoiar essas conversas, que ganharam ainda mais força no momento atual, a Faber-Castell lança no YouTube o SAC (Serviço de Atendimento à Criatividade) . Uma websérie com minidocumentários, na qual especialistas respondem questões reais de mães, pais e responsáveis. O SAC inclui seis episódios, nos quais, de forma leve e descontraída, es- pecialistas respondem a perguntas ligadas à criatividade de crianças e adolescentes. A cada minidocumentário é debatido um tema diferente, in- cluindo: como entender o que é a criatividade; como é possível estimular o pensamento criativo na quarentena; como o excesso de conteúdo (multi tela) impacta no desenvolvimento de habilidades criativas; como equilibrar as tarefas no dia a dia; qual o papel da escola em relação ao tema; e como a criatividade impacta no desenvolvimento emocional. Quem abre e encerra o ciclo de conversas é a psicóloga, arte educadora e arte terapeuta, Bianca Solléro. Além dela, outros cinco especialistas, tam- bém referências no assunto, conduzem as conversas: Ana Carolina Dorigon, Faber-Castell cria websérie na qual especialistas tiram dúvidas e dão dicas para estimular a criatividade de crianças e adolescentes Batizada de SAC (Serviço de Atendimento à Criatividade), a série está disponível no YouTube da marca e usa especialistas para abordar temas como atividades criativas no período de isolamento, o impacto do excesso de estímulos (multi tela) para o pensamento criativo, entre outros pedagoga e especialista em neurociência; Alessandra Mazotta, psicanalista e educadora; Patrícia Marinho, fundadora do canal Tempo Junto; e Rosa Bertholini, pedagoga, fundadora e diretora da Casa de Aprendizagens. “Criamos o SAC para ser leve, construtivo e fácil de maratonar. A iniciativa está totalmente alinhada com o propósito da marca de inspirar as pessoas a desenvolverem um pensamento criativo para transformar suas próprias vidas e o mundo. Nesse caso, falaremos diretamente com os pais em dife- rentes vertentes que envolvem tecnologia, liberdade de expressão, tarefas escolares, compartilhamento de ideias, entre outros. A ideia é que os es- pecialistas envolvam o público também com dicas e experiências reais”, afirma Flavia Giordano, head de marketing da Faber-Castell. Vale destacar que, atualmente, a Faber-Castell já oferece uma série de ati- vidades voltadas a estimular o pensamento criativo. Entre elas, a marca oferece em sua plataforma de cursos online um leque de aulas interativas. Para as crianças, alguns dos temas mais procurados são: Qualquer coisa é qualquer forma, ensina como um traço qualquer pode se tornar uma ilustra- ção incrível; Criatura vs Monstro, ensina a criar animais surreais a partir de formas geométricas; e Criatividade nas Redes Sociais, ensina a criar gifs, stories criativos, stickers e muito mais. Já para os adolescentes, o curso de Criatividade é ideal para desmistificar a complexidade dessa habilidade. Entre as temáticas abordadas estão ambientes criativos, bloqueios, explo- ração de repertório, entre outros. Tudo isso de maneira divertida, lúdica e contextualizada com práticas criativas. Além disso, a empresa oferece o Hora da Invenção, uma dinâmica de 1h30 ministrada para pequenos grupos de crianças ao vivo, que traz a experiên- cia do Espaço de Criatividade e Inovação da Faber-Castell para o ambiente virtual. Voltado a crianças de 6 a 12 anos, a atividade desenvolve habilida- des socioemocionais importantes para o século 21 como a criatividade, pensamento crítico e comunicação. Outra iniciativa importante é o Programa de Aprendizagem Criativa presente nas escolas. Com ele a sala de aula se transforma em micromundos de aprendizagem, onde os alunos podem explorar a criatividade e expressar

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=