Revista LOJAS Papelaria - Edição 300

LOJAS PAPELARIA 7 O ticket médio representa a média de gastos de seus clientes em determinado período de tempo . Para calculá-lo, basta dividir o faturamento pelo número de clientes da loja. Conhecer e monito- rar essa métrica é fundamental para adotar me- didas assertivas e aumentar suas vendas. A fórmula para o cálculo pode parecer simples, porém, é importante seguir alguns critérios. É preciso determinar um período de tempo para obter os dados para o cálculo. Para o dia a dia da operação, costuma-se considerar um intervalo de 30 dias. Já para o planejamento estratégico é interessante observar um período maior .   Períodos especiais, como datas comemorativas, também devem ter o desempenho avaliado a fim de realizar um esforço de marketing para alavancar as suas vendas, como uma campanha com cupons de descontos . Nesse caso, o ticket médio é calculado durante o período de vigência da promoção. Como o Ticket Médio pode melhorar o lucro do seu e-commerce? Considerado uma das métricas mais relevantes para qualquer negócio, o Ticket Médio pode auxiliar a saúde financeira da sua loja e aumentar as vendas Estratégias para melhorar o ticket médio Diversas estratégias podem ser utilizadas para que o ticket médio aumente de forma signifi- cativa, sobretudo nas suas vendas em marke- tplaces. Up selling, cross celling, atendimento e segmentação são alguns dos exemplos de maior eficiência. O up selling consiste em oferecer ao consumi- dor um produto melhor e mais caro na hora da compra. Por isso, é importante estar em uma plataforma de e-commerce que facilite esse tipo de configuração e permita organizar seu catálo- go de vendas indicando as ações a serem feitas para cada perfil de compra. Já o cross selling implica em fornecer indica- ções de produtos que possam complementar a sua compra, seduzindo o cliente com a oferta e aproveitando a compra por impulso. Para isso a descrição do produto deve ser feita de forma bem atrativa. Oferecer um bom atendimento também é uma estratégia indispensável. Como o custo do frete ainda é responsável por elevar a taxa de carri- nhos abandonados, comunicar de forma clara e objetiva as informações relacionadas ao prazo e ao custo da entrega costuma dar bons resulta- dos. Soluções automatizadas, chats e chatbots ajudam bastante nessa hora. Outra ação que pode ajudar muito na conversão de vendas e, consequentemente, o ticket médio do comércio, é o monitoramento cuidadoso de tudo o que acontece na jornada de compra do seu cliente. Assim você pode ampliar a segmen- tação, e criar ofertas cada vez mais atrativas para seus nichos-alvo . Ticket médio nos marketplaces Vender nos marketplaces oferece uma série de vantagens ao lojista que podem contribuir direta ou indiretamente para o aumento do ticket médio. A concorrência entre lojistas tende a ser menor nos marketplaces em comparação com canais como sites de classificados ou e-commerces inde- pendentes. Conforme a categoria de produtos selecionada, você pode ser até mesmo um for- necedor exclusivo. Isso evita a guerra de preços, preservando as margens de lucro. A credibilidade das grandes redes varejistas deixa muitos consumidores confortáveis para adquirir itens de maior valor agregado. Fatores como a se- gurança dos dados pessoais, um serviço de SAC bem estruturado e avaliações feitas por outros clientes também atraem esse público, que acaba aceitando pagar mais por esses benefícios. Mais opções de pagamentos É importante oferecer a opção de parcelamento e o acesso a múltiplos meios de pagamento. O comerciante conta com essas opções nos ma- rketplaces de forma muito mais simplificada. Monitore constantemente a saúde financeira do seu negócio Vender em marketplaces requer a análise mi- nuciosa das regras de cada canal, avaliando as melhores taxas, descontos de frete entre outros aspectos que podem impactar fortemente o seu ticket médio. Automatize a conciliação de pagamentos dos ma- rketplaces Entre as diversas opções existentes, a do Koncili, o primeiro software de conciliação de pagamento dos marketplaces do mercado, criado e desenvol- vido pelo Grupo DB1, permite controlar os recebí- veis de maneira mais automatizada, ágil e prática.

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