Revista LOJAS Papelaria - Edição 300

LOJAS PAPELARIA 9 O início do ano tem uma forte demanda para canetas esferográficas. No entanto, estes são produtos que têm bom comércio durante todo o ano em função, inclusive do mercado office, responsável por grande parte desse consumo. A caneta esferográfica é uma ferramenta do dia a dia de todas as pessoas. É um produto consu- mido em diversas as fases da vida. Nesse seg- mento, assim como em outros dentro da área de papelaria, o consumidor busca por produtos com design exclusivo, cores vibrantes, pontas com traços diferenciados e acima de tudo itens com qualidade e preços competitivos. Por tratar-se de um produto tradicional e que faz parte do cotidiano de diversos públicos, explica Flavia Giordano, head de marketing da Faber- -Castell, a categoria é extremamente importante para o portfólio da empresa. “Constantemente investimos em novidades e pesquisas de merca- do para entender cada vez mais a necessidade dos nossos consumidores. Sabemos que 2021 será um ano desafiador e estamos preparados para apoiar e oferecer o que há de melhor em termos de material de papelaria para despertar o potencial criativo de todas as pessoas.” Este é sempre um momento no qual existe um aumento da demanda por materiais escolares, como canetas esferográficas, observa Flávia. “Especificamente para esse mercado, uma das novidades é a linha Trilux Style Colors, em tons pastel. Com cinco opções de cores, proporcio- na uma escrita macia e colorida, sem falhas ou borrões. Outro sucesso de vendas na volta às aulas é a Caneta Ice, uma opção de esferográ- fica com ponta fina e tinta semi gel, para uma escrita suave e traço fino, perfeita para consu- midores que prezam por conforto e qualidade. A Faber-Castell possui um extenso portfólio de produtos para atender diferentes necessidades e momentos da vida do nosso consumidor.” Na opinião de Larissa Polesello, especialista de marketing da Summit, o home office trouxe para o mercado um consumidor que não só passou a procurar mais por este produto, como também quer diferenciação e produtos que te- nham a “sua cara”. “E como nossos esforços estão bastante conectados com esse tipo de consumidor, vemos aí uma ótima oportunidade para aumentar nosso share nesse segmento de caneta esferográfica. Esta é uma categoria que vende o ano inteiro e, sem dúvidas, a retomada das aulas só reforça a venda deste que é um item chave nos estojos escolares de crianças, adolescentes, universitários, professores etc. Ter um produto de qualidade, com tinta que desliza no papel e corpo confortável de segurar, são premissas básicas pra nós da TRIS e, como parte do nosso DNA de estar sempre buscan- do novidades, a cada ano pensamos em novas combinações de cores e novos acabamentos, a fim de transformar esse item mais básico num material com personalidade e, por que não, num item de desejo.” As preferidas Apesar da grande variedade de canetas dispo- níveis hoje no mercado, as esferográficas ainda tem a preferência do consumidor, comentam Bruna Oliveira e Gabriela Olivare, do departa- mento de Marketing da Imex. “O tradicional: preto/vermelho/azul faz parte da rotina de mui- ta gente e, hoje, com a diversidade de cores e espessuras de pontas, é possível atingir novos segmentos e consumidores. A competitividade dentro do mercado das canetas esferográfi- cas sempre foi grande. Nós nos diferenciamos quando apresentamos a qualidade das canetas Paper Mate, que possuem tinta InkJoy, que pro- porciona uma escrita macia, sem falhas, com secagem rápida e cores muito vibrantes, tudo isso em variedades de pontas, que vão desde 0.5mm a 1.4mm”, afirma Bruna. Já Gabriela lembra que 2020 foi um ano atípico. “Vivencia- mos muitas dificuldades por conta da pandemia e, em 2021, estamos vivenciando os reflexos do ano anterior, principalmente no setor de papela- ria, que espera ansiosamente pelo momento de volta às aulas. As canetas esferográficas fazem parte de muitas listas de materiais escolares, então acreditamos que a procura pelo produto será alta.” A volta às aulas sempre é uma oportunidade para alavancar a venda dessa categoria, revela Arieli Adolpho da silva, coordenadora de marke- ting da Leonora, justificando que, neste período, o destaque fica para as canetas que possuem atributos mais teen, com design e paleta de co- res diferenciados. “O conjunto de canetas Pastel Trend em Gel e o conjunto de canetas Neon são os queridinhos desse período nos PDVs.” Arieli conta que as canetas esferográficas, his- toricamente, tem o seu maior share no Office. “Por isso, as centralizamos até o momento den- tro do portfólio da Jocar. A maioria dos produtos tem apenas as variações de cores preta, azul e vermelha, o que também direciona a comer- cialização para esse ambiente. Porém, temos alternativas para todos os momentos. Dentro do office, uma gama infinita de pontas e formatos, e no escolar, opções de design e paletas dife- renciadas.” Arieli ressalta que, mesmo com o boom de mar- cadores fineliner, que também faz parte do por- tfólio da Jocar Office, e todas as suas opções de cores, na hora da escrita, a caneta esferográ- fica é sempre a melhor opção, na sala de aula, trabalho e, até mesmo, em provas e concursos. “Sua principal característica, que é o deslizar no papel, torna o ‘escrever’ mais confortável para longos textos.” Para Carla Garcia, gerente de vendas da pentel, o período de volta às aulas é um dos mais es- perados do ano, ondea empresa divulga os lan- çamentos, todo os produtos e suas tecnologias. “A procura pelas canetas esferográficas é fre- quente, não somente na volta ás aulas. A Pentel tem 75 anos de mercado e sempre em busca de inovação, como Canetas Esferográficas e Cane- tas Gel. Qual a diferença entre elas? A Caneta Esferográfica possui a maciez e a elegância  di- vulgando a qualidade; e as Canetas gel fluem com mais rapidez e a secagem é muita rápida.” O segmento office é um mercado que vem cres- cendo, segundo Carla, pois as empresas, atual- mente, procuram  fidelidade com qualidade, es- toque e agilidade na entrega, diz ela, prevendo que haverá um crescimento  nas corporações. “O mercado a todo instante busca por  inovação e temos que procurar entender as necessidades não esquecendo da tecnologia, que hoje em dia é muito valorizada.” A preferência por canetas esferográficas ainda é bem comum, conta Carla, masela afirma que, nos Estados Unidos as Canetas Gel cresceram além das expectativas. “Acredito que a divulga- ção e ações irão surtir o mesmos efeitos aqui no Brasil. Estamos com ótimas expectativas para 2021, principalmente para alavancar as canetas em gel,  os consumidores precisam conhecer as vantagens,principalmente os canhotos, porque a caneta em gel Pentel não borra na escrita.” Ótimo posicionamento de mercado Juliana Rett, marketing manager da Staedtler Brasil, entende que canetas esferográficas são sempre bem vistas. “Elas independem da situ-

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