Revista LOJAS Papelaria - Edição 301

16 LOJAS PAPELARIA IMPRESSORAS E MULTIFUNCIONAIS Ano passado começou bem para o mercado de impressão, com vendas de 659.468 equipamen- tos nos três primeiros meses. Mas, como tantas indústrias no Brasil e no mundo, essa também foi impactada pela pandemia de covid-19 e já no 2º trimestre de 2020 as vendas baixaram para 386.194 máquinas. A recuperação começou no 3º trimestre, com um salto para 562.943, e foi ainda melhor nos últimos três meses, com ven- Mercado de impressoras fecha 2020 com 2,2 milhões de equipamentos vendidos Volume é 6,8% menor do que em 2019, devido principalmente à crise gerada pelo coronavírus na saúde, na economia e no fluxo de caixa; Já para 2021, estimativa da IDC é de crescimento de 10,7% das de 659.052, número bem parecido ao expe- rimentado no começo do ano. Com essa reação, 2020 fechou com 2,2 milhões de impressoras vendidas, volume que não evitou uma queda de 6,8% em relação a 2019, mas mostrou o fôlego do setor. Os dados são da IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. “A crise afetou diretamente a dinâmica do mer- cado de impressão, por um lado trazendo im- pactos severos nas vendas de impressoras a laser voltadas ao público corporativo, e, por outro, oferecendo algumas oportunidades para impressoras à tinta e laser para o consumidor final em busca um equipamento de apoio para o home office e para as aulas remotas”, explica Rodrigo Okayama Pereira, analista de mercado da IDC Brasil . Os números embasam essa aná- lise: dos 2,2 milhões de equipamentos vendidos em 2020, exatamente a metade (1,1 milhão) foi de modelos com tanque de tinta, 743 mil com cartucho, 376 mil a laser e 4,5 mil matriciais. Os percentuais de vendas realizadas para o mercado corporativo em 2020 são outros indi- cadores da mudança na dinâmica do setor. En- quanto no 1º trimestre do ano o setor respondeu por 23,3% das vendas, no 2º esse índice caiu le- vemente para 23%, no 3º trimestre mostrou uma pequena reação para 25% e no 4º trimestre foi responsável por 34,9% das vendas. Movimento contrário a IDC Brasil observou no varejo, que começou o ano com 76,7%, saltou para 77% entre abril e junho, no terceiro trimestre chegou a responder por 74,9% e fechou o ano com 65,1% de todas as vendas de impressoras. “No caso do mercado corporativo, os dados do 3º trimestre de 2020 refletem a queda de de- manda das empresas brasileiras, congelamento de investimentos públicos e privados e a lenta recuperação da economia e da confiança do empresário. Mas, no 4º trimestre, quando com- parado ao mesmo período de 2019, observa-se um crescimento de 45,2%, com destaque para o mercado de pequenas e médias empresas que, somadas representaram quase 69% do mercado corporativo”, analisa Rodrigo. Já no caso do varejo, segundo o analista da IDC, as impressoras a laser de entrada e as tanque de tinta mantiveram a tendência já esperada de ganhar espaço não apenas nas residências dos consumidores, mas também nos pequenos es- critórios e junto aos pequenos empreendedores que, em muitos casos, compram seus equipa- mentos diretamente do varejo. Em 2020, a receita do mercado de impressão foi de US$ 560.2 milhões, 16,6% menor do que em 2019, queda puxada basicamente pelo dólar alto e instável e os impactos diretos e indiretos da crise do coronavirus no país. Mercado de impressão no terceiro trimestre de 2020 De julho a setembro de 2020, foram vendidas 562.943 impressoras no Brasil, uma queda de 4,7% em relação ao mesmo período de 2019. Desse total, 300.841 unidades foram de mo- delos tanque de tinta, 172.106 com cartucho, 88.335 a laser e 1.661 matricial. A receita foi de US$ 140,9 milhões, 14% a menos do que no 3º trimestre de 2019. Segundo a IDC Brasil, neste trimestre o mercado de impressoras, sobretu- do a categoria de impressoras laser, continuou sentindo os impactos diretos e indiretos da crise do coronavírus. “Falta de produto, dólar alto, es- critórios ainda fechados ou parcialmente utiliza- dos, home office. Todos esses fatores refletiram negativamente, especialmente para o mercado laser, mas, por outro lado, abriram algumas oportunidades para impressoras à tinta, espe- cialmente para a tecnologia tanque de tinta”.

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