Revista LOJAS Papelaria - Edição 301

LOJAS PAPELARIA 19 As fitas adesivas estão presentes em nosso dia a dia, principalmente no novo contexto onde o escritório, a sala de aula e as atividades domésticas passaram a ocupar o mesmo espaço. O principal ob- jetivo destes produtos é oferecer pratici- dade e facilidade na conclusão de peque- nas atividades do dia a dia, como rotular objetos, fechar pacotes, selar envelopes, envolver presentes etc. Para atender a estas necessidades, observa Caroline Aguiar Moraes, gerente de produtos da divisão de Papelaria da 3M do Brasil, o consumidor busca por produtos de confiança, que fechem os pacotes e envelopes garantindo que os produtos chegarão às mãos dos destinatários em perfeitas condições, sem ser vio- lados. “Porém, além destas atividades bási- cas, temos visto um aumento significa- tivo das atividades Faça Você Mesmo, que muitas vezes demandam fitas ade- sivas. Neste caso, além da segurança do adesivo, o acabamento do material usado, que não amarela ou que seja totalmen- te invisível, tem um papel fundamental.” Rossana Brocchi, gerente de marketing da Adere, entende que as fitas adesivas fazem parte do dia a dia das pessoas. “Elas usam em diversas tare- fas porque sabem que são versáteis, possibilitam criar materiais coloridos, personalizados, cada um do seu jeito. Para atender a este mercado, é imprescindível que os produtos tenham quali- dade em primeiro lugar. Além disso, elas devem trazer diferentes opções de cores e modelos, per- mitir corte fácil, além de promover um acabamen- to adequado e limpo nas aplicações delicadas.” Mariane Lima, do departamento de marketing da Adelbras, afirma que, justamente por te- rem tanta versatilidade de usos, os produtos da empresa têm grande demanda não só nos segmentos escolar e office, como utilidades, pequenos consertos e reparos, faça você mes- mo etc. “Entendemos que as características necessárias são versatilidade de uso, qualidade superior, excelente adesão, resistência e apli- cação em diversas superfícies. Entender quais necessidades do consumidor os produtos irão suprir e desenvolver soluções adequadas, com qualidade, boa apresentação e preços justos é fundamental.” Evolução Fitas adesivas são produtos cada vez mais segmentados e direcionados a usos específi- cos, destaca Mariane. Em consequência, é hoje possível encontrar fitas adesivas feitas com inú- meros materiais, como filme de BOPP, papel, tecido, massa de acrílico e muitos outros. “Os adesivos que aplicamos nas fitas também evo- luíram muito, acompanhando esta tendência. A Adelbras é a empresa que tem a mais completa linha de produtos no segmento de papelaria, e em constante evolução, com lançamentos fre- quentes. Nossa capacidade produtiva garante entrega linear durante o ano todo aos clientes lojistas e gera segurança e confiabilidade. So- mos também reconhecidos pelo cliente lojista como a marca líder de mercado no segmento de papelaria desde 2008 (vencemos o Prêmio Melhores Marcas na categoria Fitas Adesivas desde 2008). Além disso, possuímos Certifica- ção ISO 9001, versão 2015.” Outros pontos importantes que Mariane des- taca são as embalagens adequadas ao canal, com diferenciais como códigos de barra indivi- duais, leiaute, quantidades corretas de produto por embalagem etc; capilaridade da distribuição com presença em todos os principais atacados e distribuidores/Brasil; cobertura com representantes em todo o território na- cional e também no Mercosul; ótima relação custo-benefício; e uma visão humana no trato com fornecedores, clientes e colaboradores. Na Adere, de acordo com Rossana, o foco da área de desenvolvimento é buscar sempre soluções que atendam às demandas do mercado e que tragam os atributos de suas marcas: qualidade elevada e variedade de aplicações.  “Os produtos foram sendo aprimorados ao longo dos anos, sempre atendendo às necessidades de mercado. Hoje, a versatilidade é um atributo muito im- portante e que deve estar sempre no foco do desenvolvimento de produtos, dentro deste segmento de papelaria. Os produtos da Adere têm foco em qualida- de elevada, variedade de aplicações e garantia permanente - estes diferenciais nos colocam em evidência no mercado e os consumidores sabem disso.”  Hoje, ressalta a gerente de marketing da Adere, o consumidor precisa de produtos que sirvam à diferentes necessidades, pois não há tempo a perder. “Quando pensamos em produ- tos de papelaria e office, pensamos em entre- gar produtos que tenham qualidade superior e versatilidade, para que o consumidor tenha os resultados esperados, dentro da gama de possi- bilidades que o produto oferece.” A Adere tem uma equipe de representantes co- merciais dedicada ao segmento, de papelaria, atuando em todas as regiões do Brasil. “Atua- mos com promotores/repositores em algumas contas-chave, além de amplo sortimento de material para PDV, tudo para que o produto seja exposto da forma mais adequada. Internamen- te, temos uma equipe de atendimento também dedicada à revenda e segmentada por região geográfica”, afirma Rossana  Valor agregado O principal objetivo da 3M é agregar valor aos produtos com diferenciais que atendam as de- mandas dos consumidores e facilitem seu dia a dia, segundo Caroline. “Por exemplo, a Fita Má- gica Scotch é o produto ideal para ter em casa, porque ela tem a versatilidade de ser usada em diferentes contextos: para rotular objetos, por-

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=