Revista LOJAS Papelaria - Edição 302

10 LOJAS PAPELARIA CANETAS BRUSH Alta demanda provoca aumento de portfólio Produtos ajudam na prática de atividades em casa, relacionadas à criatividade, como desenhar, escrever e colorir, além da criação de lettering, bullet journal e planners As canetas Brush tem conquistado os amantes da escri- ta no mercado brasileiro. São usadas em diversas artes, principalmente no lettring que chegou para ficar e já é tendên- cia. Esse nicho tem crescido exponencialmente estando pre- sente em diversas papelarias. A arte de desenhar letras virou febre em todo o mundo, já que possibilita unir as emoções e significados das palavras com uma estética diferenciada, observa Larissa Polesello, especialista de marketing da Tris/Summit. “Esse comportamento acelerou bas- tante a disseminação das canetas Brush. Recentemente, lança- mos a linha TRIS Vibes com opções de caneta Brush em paletas de cores exclusivas”, informa. Flavia Giordano, head de marketing da Faber-Castell, analisa que as canetas Brush são uma forte tendência no mercado e atendem adolescentes e adultos apaixonados por itens de papelaria. “As canetas são objetos essenciais na produção de lettering, bullet journal e planners, além de ótimas aliadas no momento de estudo e trabalho. Acreditamos que o mercado possua um grande espa- ço para expansão dessa linha, seja em cores, formatos e design.” As brush pens para lettering ou outras aplicações artísticas têm também alta relevância no portfólio da Staedtler no Brasil, pois fica evidente a tendência social que busca equilíbrio entre ana- lógico e digital e que, dessa forma, se volta um pouco mais para as raízes criativas e manualidades, explica Juliana Rett, marketing manager. Nesse sentido, a crescente da categoria acompanha essa tendência e ganha representatividade dentro do mix da em- presa, que tem o compromisso de oferecer a melhor experiência de produto para o consumidor final. “Mesmo com pouquíssimo tempo de distribuição no país, já temos histórico que mostra a aceitação e alta procura por nossa linha hobby arte. Em 2020, as importações dessa linha tiveram de ser acrescidas por conta da alta aderência e demanda. As tendências para esse produto ficam em torno das cores e facilidade de uso. Tons metálicos, pastel e paletas específicas como tons de cinza, sépia etc.” Douglas Takahashi, gerente de novos negócios da Tilibra, afirma que as canetas brush chegaram ao portfólio de escrita da Tilibra em 2018, na linha Artline. Desde então, a linha foi ampliada em opções de cores, de forma a atender a demanda crescente de consumi- dores por este tipo de caneta. “Sua ponta em poliéster, que permite linhas largas e finas, agrada a um amplo público que busca por canetas que trazem uma escrita mais suave e fácil. Outra característica significativa presente na linha Brush EPF-F Artline Tilibra é a grande variedade em cores. São 17 tons, variando das tradicionais cores preta, azul, ver- melha e verde ao salmão, flúor amarela, flúor rosa, vermelhaescura e verde-escura, sendo as cinco últimas lançamentos da temporada 2020.” Já o gerente comercial da América Latina da Newpen, Thiago Bayszar, ressalta que as canetas Brush existiam há tempos no mercado brasileiro, sempre importadas, com preços altos. “A Newpen foi a primeira empresa a lançar no mercado brasileiro e com produção nacional esse tipo de caneta. Temos muita procura neste item, atrelado a ‘febre’ nacional na pratica do lettering. Criaram-se diversos influenciadores digitais contra procrastinação no estudo, studygram’s, entre outros, os mesmos decoram seus cadernos utilizando as canetas Brush. Atualmente, existem diversas empresas que trouxeram esses produtos importados, banalizando os preços, mesmo assim, por sermos fabricantes, conseguimos nos destacar pela alta qualidade de nosso produto e por garantimos a tonalidade de cor em qualquer modelo de caneta, algo indispensá- vel para os artistas que utilizam este material. Além disso, investimos em pontas com tecnologia japonesa e de alta durabilidade. Analisando a curva do produto, que atin- giu seu ápice no final de 2019, hoje estamos estabilizados neste segmento, continua- mos investindo fortemente trazendo novidades e diversidade no mercado de Brush.” Alta demanda Em 2020, mesmo sendo um no ano de crise, a categoria de canetas brush teve um crescimento considerável, na contramão das canetinhas regulares. “Percebemos um aumento na demanda por materiais que ajudem a prática de atividades em casa relacionadas à criatividade, como desenhar, escrever e colorir, além da criação de

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=