Revista LOJAS Papelaria - Edição 302

GIRO 42 LOJAS PAPELARIA I Suzano investe em cuidados com a saúde e o bem- estar de colaboradores e seus familiares durante a pandemia Companhia já identifica um crescimento de 30% de participação nas iniciativas de seu programa de qualidade de vida Desde o começo da pandemia, a Suzano tem ado- tado uma série de medidas preventivas buscando a segurança e a saúde dos(as) colaboradores(as) e familiares no período de isolamento social. Por meio da área de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida, a companhia desenvolve estratégias como a criação de conteúdos on-line de incen- tivo a práticas de atividades física e de relaxamento, visando promover o bem-estar e melhorar o desempenho físico e emocional dos profissionais.  “A preocupação com a qualidade de vida dos nossos colaboradores é constante na Suzano e não seria diferente em um momento tão delicado como agora. Percebemos que devido à pandemia, a ansiedade, o estres- se, o medo e a insegurança foram os sentimentos que impactaram boa parte das pessoas no mundo. Por isso, rapidamente, o time de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida adaptou diversos programas que antes eram realizados presencialmente para o contexto virtual com videoaulas e li- ves”, afirma Marcelo de Mello Martins, gerente executivo de Segurança e Saúde Ocupacional da Suzano.  Como resultado dessas ações, a Suzano registrou um aumento de 30% na adesão de colaboradores e familiares nas iniciativas de seu programa de qualidade de vida, conhecido como Faz Bem.  Uma das principais iniciativas da companhia é o Disque Faz Bem. Divi- dido em três pilares de saúde (a mental, a física e a financeira), a ação conta com diversos profissionais como psicólogos, nutricionistas, per- sonal trainers, advogados, entre outros, que estão disponíveis para atendimento virtual de colaboradores e seus familiares 24 horas por dia. Desde o início da pandemia, o programa já recebeu 5.200 ligações e atendeu 1.200 pessoas por webinar, com a Auster - empresa parceira do programa.  A Suzano oferece ainda uma série de webinars para a troca de informa- ções, boas práticas e orientações para auxiliar os(as) colaboradores(as) no enfrentamento do cenário atual de forma positiva. A companhia tam- bém disponibiliza aulas sobre mindfulness (técnica que ajuda a focar no momento presente, sem deixar o passado e o futuro afetarem a análise, tornando a mente mais saudável), que chega a ter em média 180 parti- cipantes por aula.  Cuidados no lar Com o home office e os fechamentos temporários das academias, par- ques e áreas de lazer por medida de segurança, diversas pessoas aban- donaram a prática da atividade física e, consequentemente, todos os be- nefícios que ela proporciona.   Para incentivar a prática de exercícios em casa, a Suzano, em parceria com a Ação Corporate, desenvolveu um cronograma de lives com dicas de exer- cícios físicos, orientação de ergonomia, saúde e trabalho remoto, além da aula de ginástica laboral, que reúne a média de 80 participantes a cada ação.  Outra iniciativa da empresa é a parceria com o Gympass. Por meio dela, os colaboradores possuem descontos especiais em diversas academias pelo Brasil e em soluções de bem-estar, como treinos on-line, aulas de meditação e muito mais.  Jornada da felicidade Em abril, a Suzano realizou a iniciativa “Jornada da Felicidade:  forta- lecendo os cuidados com a saúde mental”, com o objetivo de debater assuntos como a espiritualidade e a felicidade dentro e fora do ambiente corporativo. O evento contou com diversas lives e a participação especial do escritor, psiquiatra e professor Augusto Jorge Cury.   “A Suzano busca continuamente oferecer suporte e alternativas que con- tribuam com o equilíbrio emocional das pessoas neste momento desafia- dor. O nosso intuito é mostrar que os colaboradores não estão sozinhos e que podem contar com nosso apoio”, completa o gerente.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=